TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/3/2020  •  Artigo  •  5.055 Palavras (21 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 21

FCJP – FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MARIANNE SILVA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JOÃO PINHEIRO – MG

2016

MARIANNE SILVA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido durante a disciplina de TCC II para fins avaliativos.

Orientador (a):

 

JOÃO PINHEIRO – MG

2016

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Marianne Silva[1]

RESUMO:

Palavras-Chave: Lúdico. Educação Física Infantil. Jogos. Brincadeiras.

INTRODUÇÃO

O objeto desse estudo foi à contribuição do lúdico na educação infantil nas aulas de Educação Física. A Educação Física na educação infantil está incluída na lei 9394/96, no artigo 26, 3º parágrafo que garante o ensino da educação física nas escolas e também para crianças menores de seis anos, apesar de ser um tema discutido tem a finalidade de garantir às crianças o melhor desenvolvimento possível.

Na educação infantil, é de extrema importância que a criança passe por inúmeras experiências, de forma que conheça cada vez mais um novo mundo, no qual a criança possa se relacionar socialmente e fisicamente. De acordo com o RCNEI (1998, p.19) “Os jogos, as brincadeiras, a dança e as práticas esportivas revelam, por seu lado, a cultura corporal de cada grupo social, constituindo-se em atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e significado.” E a Educação Física consegue fazer dessas experiências uma forma muito prazerosa, fazendo com que as crianças se expressem, aprendam as regras e o mais importante, tenham um grande desenvolvimento da coordenação motora, sócio afetivo e cognitivo.

A escolha do tema do trabalho de conclusão de curso surgiu devido a grande importância do lúdico nas aulas de Educação Física na Educação Infantil. De acordo com Friedmann (1996) o lúdico é a Forma de desenvolver os conhecimentos, a criatividade, através de jogos, música e dança. O intuito é ensinar, educar, interagindo e se divertindo com os outros. Hoje em dia o mundo se encontra muito difícil, pois a criminalidade cresce a cada dia, fazendo com que os pais tenham receio de deixar seus filhos na rua brincando, acabando muito presos dentro de casa. Além disso, há uma grande expansão das tecnologias, fazendo com que as crianças tenham apenas interesse em celulares, computadores, tablet’s, etc., ficando sedentárias e sem a prática de atividades físicas.

Este estudo teve uma relevância muito significativa no âmbito social, pois com ele o educador pôde compreender a importância do jogo e das brincadeiras para as crianças, pois auxilia na formação como ser humano, nos aspectos motor e cognitivo, além do mais ensina valores desde pequenos, que podem ser levados durante toda a vida. Enquanto acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física, este estudo mostrou a importância do lúdico para as aulas da Educação Infantil e mostrou caminhos para o futuro profissional que se aproxima, dando uma proposta de transformar o brincar em método pedagógico, pois cabe às escolas e aos futuros educadores recuperar a ludicidade infantil dos alunos, ajudando-os a encontrar um rumo para seus futuros.

Cada vez mais os jogos e brincadeiras que são importantes para o desenvolvimento da criança estão sumindo ou sendo deixados de lado nas escolas, até mesmo os professores não buscam o lúdico como método de ensinar em seus conteúdos. Com isso, surgiram algumas questões: Como o lúdico contribui para as aulas de Educação Física? Quais benefícios o lúdico proporciona para o desenvolvimento da criança? Como o brincar contribui para a formação da criança como cidadão? Qual o papel do professor na introdução das brincadeiras?

A partir dos problemas levantados, este estudo apresentou os seguintes objetivos: conhecer os benefícios que o lúdico proporciona para o desenvolvimento da criança; aprender sobre o papel do professor na introdução das brincadeiras; analisar como o lúdico contribui para as aulas de Educação Física e entender como o brincar influencia para a formação da personalidade da criança.

Uma das hipóteses do estudo é que são encontrados inúmeros benefícios nas atividades lúdicas para a Educação Infantil, elas auxiliam e potencializam o desenvolvimento das crianças nos aspectos sociais, psicológico, cognitivo, físico e motor. Além disso, auxiliam também na construção de conhecimentos, desenvolvendo a criatividade, imaginação, raciocínio, a espontaneidade.

O papel do professor é o principal nessa questão, ele pode inserir brincadeiras, jogos e brinquedos. Ele deve saber analisar cada situação, cada aluno, cada personalidade para aplicar o conteúdo adequado a estes. As brincadeiras fazem parte da vida da criança, do seu dia-a-dia, além de que durante o brincar ela aprende, se exercita e gasta energia, brincando apenas por prazer, para passar o tempo, e a escola é o local onde ela passa a maior parte desse tempo, por isso deve ser um local onde a criança tenha prazer de estar.

A escola é o local em que as crianças passam maior parte do dia, portanto é preciso que seja um ambiente agradável, confortante e familiar e principalmente que tenham profissionais preparados para receber essas crianças, de modo que elas se sintam em casa. A Educação Física em si é um conteúdo no quais alunos e professores, na maioria das vezes, tem uma relação muito boa por ser um conteúdo descontraído e diferente da rotina das outras aulas.

Além dos benefícios de desenvolvimento como crianças, o lúdico também faz com que a criança adquira valores para toda a sua vida, a fim de torná-las cidadãos de bem. A criança que tem jogos e brincadeiras no seu dia-a-dia é uma criança mais feliz, espontânea, expressiva, alegre, realizada, etc., Essas são algumas das características que auxiliam no desenvolvimento infantil e fazem com que a criança seja um cidadão de bem, cooperativo, sociável, dentre outras características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (205.4 Kb)   docx (249.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com