TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        9



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda a importância do Projeto Político Pedagógico para a organização escolar, um projeto que deve ser vivenciado por todos os participantes da escola e tem a função de base norteadora nas ações escolares.

O Projeto visa o planejamento das ações que serão realizadas no decorrer do ano letivo, tendo como objetivo atender as necessidades dos alunos, porém suas bases são voltadas para a sociedade, com o principio de ideologia sócio política na formação dos cidadãos.


  1. DESENVOLVIMENTO

No processo de gestão escolar é comum identificar algumas ações a ser desenvolvida ou melhorada; as necessidades de praticas democráticas e a importância da integração dos seus participantes no planejamento escolar. É nesse contexto que se da à importância da escola utilizar o Projeto Político Pedagógico como base norteadora das suas ações para sua organização. Conforme Gadotti

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro.

Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se,

atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade

em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do

que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa

frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos

de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (1994, p. 579)

O Projeto Político Pedagógico é um importante planejamento que a escola elabora no inicio do ano letivo, com base no compromisso que ela tem para a formação dos cidadãos, considerando a forma como a escola já é, e a intenção do que pretende realizar dentro das suas limitações. O Projeto auxilia tanto na organização da sala de aula, quanto na escola como um todo, norteando os seus participantes na superação de conflitos, democratiza as relações de trabalho evitando autoritarismo e competitividade relacionados a hierarquias.

O Projeto é fundamental para consolidar a identidade escolar no espaço público e na organização escolar pedagógica, sua elaboração parte das necessidades dos alunos, porém sua base é voltada para a sociedade em geral por ser um instrumento ideológico sócio político, que tem uma visão mais abrangente de todo o processo de ensino e aprendizagem.

Outro ponto importante do Projeto é que ele é um planejamento flexível e aberto a mudanças que permite ajustes à medida que são identificadas novas necessidades. Contribui para melhor divisão de trabalho, pois integram no seu desenvolvimento todos os participantes das ações escolares, sendo eficaz na resolução de problemas, pois cada um assume sua responsabilidade na intenção definida pela gestão escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com