TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.473 Palavras (14 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

        EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

BONFIM GESIO LIMA DOS SANTOS

A INTERDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

gOIÂNIA - GO

2019


NOME DO ALUNO

A INTERDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física em Análise e Desenvolvimento e Aprendizagem no Sistema Educacional Escolar.

Orientador:

gOIÂNIA - GO

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2  ASPECTO HISTORICOS:  Educação Física enquanto ciência e introdução no campo educacional        5

3  A INTERDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR        6

4 A INTEGRAÇÃO PRAGMATÍSTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA  AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO: IDEALISMO X REALISMO        8

5 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM  DO ALUNO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA        10

5.1 As teorias da aprendizagem auxiliando o professor no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno        11

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

1 INTRODUÇÃO

A ciência educacional séculos após séculos   vem buscando entender com diversas teorias o processo de desenvolvimento humano, se direcionando para a aprendizagem, a educação passou por diversos fatores e sempre pautada na necessidade de seu tempo priorizando a evolução do homem, enquanto sujeito ativo e construtor de sua própria história. Diversas foram as teorias educacionais que embasaram diversos períodos históricos e são fundamentais para o que hoje chamamos de multidisciplinaridade da cultura, compreendemos que a cultura é diversa e importante para o desenvolvimento humano. A ação do homem produz cultura e a cultura a identidade, a dança, o movimento, o andar, o produzir do mercado tudo isso traduz o homem e seu tempo, é fundamental neste meio de produção constante entender como é o homem na articulação destas relações, onde mesmo tudo sendo modificado, criado e reutilizado por ele ,  não é mais o centro d universo e prova disto é grande divisão em grades   proporcionada pela educação.

A educação física é uma destas grades que se desenvolveu lado a lado com a evolução do homem, enfrentou inúmeros problemas que serviram de base para se  que se tornasse tão solida,  é uma ferramenta   necessária para diminuir a distancia entres as demais grades curriculares através da multidisciplinaridade dos conhecimentos, se apropria das teorias do desenvolvimento e aprendizagem humana e ajuda o homem a se compreender melhor.  Hoje assume o ranking mundial de matérias fundamentais para a base curricular da educação básica, e ganha cada vez mais espaços  nas academias  superiores de ensino.

2 ASPECTO HISTORICOS:  Educação Física enquanto ciência e introdução no campo educacional

A história da educação física relaciona-se com as que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado às situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história, da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades, físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência. A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas. Pautaremos aqui três períodos histórico fundamentais para a educação física enquanto ciência, os períodos pré-histórico, antiguidade e contemporaneidade.      

 Desde os primórdios, ainda no período pré-histórico percebemos que os seres humanos para se adaptar ao meio, suas ações e reações eram bem animalesca, movido pelo instinto, o homem das cavernas utilizava da relação corpórea para defesa e obtenção de sua própria alimentação. a força, a resistência e velocidade foram suas principais armas. Assim era homem pré-histórico, é uma espécie de animal que instintivamente educavam os seus para defender e alimentar, da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral. assim temos o primeiro período da educação do físico como meio de sobrevivência. A antiguidade é um período fundamental para que a educação física encontre seus primeiros passos rumo a ciência, as civilizações egípcia, gregas e romanas modificaram a forma de pensar o corpo, foram civilizações que o corpo não é somente um meio de sobrevivência do uso exclusivo da força e resistência, é acrescido do corpo político, um corpo expressivo e adaptado as suas regras. A divisão social, a descoberta da escrita e os primeiros jogos utilizados em grande escala por estes povos provocaram não só uma mudança na ação do corpo como também no pensamento, o uso da vestimenta é um grande símbolo desta mudança. Na Antiguidade, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto e o discurso platônico sobre estética. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Poucos se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral. A Contemporaneidade é marcada por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial. Surgem os primeiros sistemas regulares de Educação Física, ''elaborados com ordenação e obedecendo a determinados princípios pedagógicos que apareceram a partir da segunda metade do século XVIII, uma educação pautada na força e doutrinação do corpo. Com a introdução destes conhecimentos nas academias militares e o surgimento dos primeiros cursos superior de educação física torna cada vez mais sólidos os conhecimentos científicos, os métodos de ginastica elaborados consolidaram a base de ensino da educação física enquanto matéria curricular.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com