TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Das Práticas Lúdicas Na Educação Física

Por:   •  19/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 6

IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Maria Cristina de Lima

Rosilda Marisa Braz

Resumo

A décadas podemos notar que as práticas lúdicas mais comuns são trabalhadas apenas na Educação Infantil, sendo deixadas de lado nos anos finais do ensino fundamental para dar destaque ao esporte. Na maioria das vezes esse esporte focava apenas em alguns alunos tranformando a educação física uma fabrica de atletas. Desta forma, muitos alunos não entendem o desenvolvimento que deve proporcionar a disciplina. Sendo que, o objetivo é trabalhar a importância da atividade de lazer nas séries finais do ensino fundamental, como agente para o desenvolvimento motor e psicossocial dos alunos dessa faixa etária. Já que entendemos que o universo do brincar não é uma tarefa fácil e pode parecer complexa para alguns profissionais ao entenderem o real valor dessa atividade. O objetivo é analisar a importância desta atividade na formação dos alunos das séries finais do ensino fundamental, e os interesses que os motivam. Portanto o professor de educação física passa a ser um mediador no resgate dessas brincadeiras, pois trata-se de uma experiência preciosa em significados e movimentos culturais da infância.

Palavras-chave: Atividade de lazer. Educação Física. Infância.

1. Introdução

A atividade lúdica é tão antiga quanto os jogos, os brinquedos e as brincadeiras, Até mesmo nos tempos de antigamente, já se compreendia o jogo como exercício auxiliar de ensino, despertando o interesse para se aprender algo novo, muitos profissionais devem aprender á diferenciar os tipos de jogos, não só como brincadeira, dando o verdadeiro valor a esta importante ferramenta de ensino (KISHIMOTO, 2002).

Lúdico, palavra do latim que significa brincar, e nela se incluem jogos, brinquedos e brincadeiras, bem como o comportamento de quem á pratica, transformando o indivíduo em um ser consciente. A atividade lúdica tem um papel fundamental na formação da criança, podendo ser utilizado como um rico recurso para as práticas pedagógicas (KISHIMOTO, 2002).

Para Kishimoto (2002), não podem ser consideradas como algo sem valor as atividades lúdicas, pois auxiliam no desenvolvimento a longo prazo na formação humana.

A ludicidade pode ser praticada por todas as idades já que está inserida em todo o desenvolvimento humano. O lúdico deve fazer parte da vida do aluno e as escolas, devem entender primeiramente o valor que este tipo de atividade proporciona, colocando-a como elemento fundamental em seu currículo pedagógico, não pode mais ser pensada como algo apenas do currículo da Educação Física, devendo ser vista e trabalhada nas diferentes matérias como, matemática, português, ciências, entre outras. O resgate da ludicidade deve fazer parte da prática pedagógica escolar (FRIEDMANN, 2003)

A ludicidade é um tema atual, que se encontra no centro das discussões pedagógicas. O brinquedo é a essência da infância, que possibilita um vasto trabalho pedagógico. O brincar e o jogar promovem a saúde física, emocional e mental, estando intrínseco ao homem desde os tempos mais remotos. (MAURÍCIO, 2008)

O lúdico é a união da teoria bem fundamentada e da prática bem elaborada.

Assim, compreende-se que um bom professor é aquele que pensa sobre suas práticas pedagógicas, organizando suas condutas metodológicas de acordo com as atividades lúdicas que são sua base na aprendizagem, o papel do professor é formar um aluno motivado e consciente que consegue entender a importância que este tipo de atividade trás para sua vida (MARINHO et al., 2007).

O professor de Educação Física tem um papel importante no ensino de aprendizagem com o elemento ludico pois é uma base importante ao desenvolvimento da criança.

A escola passa a ser uma propagadora de sabedorias e capacidades. Assim, os alunos aproximam-se mais nas aulas de Educação Física diante de um ambiente aberto e divertido.

2. O brincar aliado á psicomotricidade

Muitos pesquisadores como Ortega, Pellegrini e Smith já comprovaram direta ou indiretamente a importância do brincar no desenvolvimento psicológico do aluno. Ao brincar, ele tem a oportunidade de aprender dentro como fora da escola. Porém, o brincar não deve ser tratado como algo desnecessário. É através desta ação que o aluno pode desenvolver suas muitas aptidões, bem como vivenciar novas possibilidades de conhecimento (KISHIMOTO, 2002).

Uma brincadeira pode ter diferentes sentidos dependendo da idade da pessoa que á pratica. Como este tipo de atividade é bem amplo, pode-se tomar significado tanto de cognitivas, sociais, motoras ou afetivas.

De acordo com Fonseca (2008, p.392), ao brincar, a criança envolve-se em uma atividade psicomotora extremamente complexa, não só enriquecendo a sua organização sensorial, como estruturando a sua organização perceptiva, cognitiva e neuronal, elaborando conjuntamente sua organização motora adaptativa.

Desta forma, entende-se que os jogos e as brincadeiras auxiliam de forma importante para a vida da criança, com desenvolvimento de forma saudável e prazerosa.

Por meio do jogo a criança se instrui para a vida, similando a função social como processo de integração. O jogo toma um caráter livre, onde não há cobranças, obrigações, exigências, propósitos e fins. Apenas representa para criança um momento ao qual ela terá liberdade para criar sua realidade. Desta forma, o jogo passa a ter uma enorme importância para o desenvolvimento de sua personalidade (FONSECA, 2008).

Entende-se que o brincar, mesmo que ilusório, ajuda a criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com