TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Projeto Político Pedagógico para a Organização Escolar

Por:   •  8/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................5

A Importância do Projeto Político Pedagógico para a Organização Escolar..........................................................................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7

 

INTRODUÇÃO.

O presente trabalho vem mostrar que o Projeto Político Pedagógico é uma ferramenta importante para a efetivação e consolidação da gestão democrática, dentro e fora da escola, neste sentido buscamos investigar os caminhos e entraves encontrados para elaboração e efetivação do mesmo. Buscamos ainda conhecer os aspectos norteadores e a luta que esse projeto enfrenta para se firmar dentro das instituições públicas e na vida cotidiana dos educandos.

DESENVOLVIMENTO.

A IMPORTANCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.

O Projeto Político Pedagógico uma é ferramenta indispensável para a construção de uma gestão democrática dentro e fora da escola, uma vez que este é um instrumento emancipador, podendo desta forma superar a visão conservadora e extrapolar o centralismo burocrático. Mais o que significa Projeto Político Pedagógico?

Projeto- reúne propostas de ações concretas ao se executar durante um determinado período.

Político- considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

Pedagógico- define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. É um ato intencional que deve ser estabelecido coletivamente e, por isso, passa a ser compromisso de todos. Tem como objetivo promover estudos tanto para professores quanto para pesquisadores, preparando as instituições, num âmbito nacional, estadual e municipal, na busca de um avanço na qualidade de ensino, apresenta uma nova direção e uma melhor organização interior. Na verdade, ele é a expressão da cultura na escola com sua (re) criação e desenvolvimento, pois expressa crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram de sua elaboração.

Assim, o projeto orienta a prática de produzir uma realidade, e para isso, é preciso primeiro conhecer essa realidade, em seguida reflete-se sobre ela, para só depois planejar as ações para a construção da realidade desejada. É imprescindível que, essas ações, estejam contempladas e adequadas para atender às necessidades sociais e individuais dos educandos.

O P.P.P. se preocupa em propor uma forma de organizar o trabalho pedagógico, visando uma superação dos conflitos, buscando realçar as relações competitivas e corporativas, na tentativa, de acabar com a rotina do mundo interno da instituição. A maior obrigação da escola é educar e, por falar em educação, sabemos que ela é um dos fatores responsáveis pela transformação e evolução da sociedade e para tanto, precisa dar a sua contribuição.

Partindo desse pensamento, qual a importância do Projeto Político Pedagógico na construção da gestão democrática escolar? Ele visa de forma geral pesquisar e buscar a construção da gestão democrática escolar, preocupando se em alcançar vários desafios como: a participação efetiva da comunidade escolar no trabalho coletivo, refleti ainda a ação do gestor na escola sobre sua visão democrática frente aos novos desafios do sistema educacional, pois é dever dele inteirar-se e integrar-se dos discursos e leis que regem a educação, com o intuito de mobilizar os sujeitos da escola nas tomadas de decisões, que irão orientar o trabalho escolar de forma democrática. Pois, para que isso aconteça, é imprescindível que os integrantes da escola tenham uma nova concepção e uma forma diferenciada de se trabalhar.  Ela tem a preocupação de observar a realidade dos sujeitos envolvidos e buscar as condições necessárias para o desenvolvimento das ações planejadas, visa à formação de parcerias no sentido de promover a articulação dos vários segmentos e preza o respeito pela diversidade de opiniões que permitirão o crescimento coletivo ou seja, uma constante renovação na sua postura, para transmitir um conhecimento de nível elevado e preparar o aluno a ser criativo e pensante.

Pensar em escola e educação é pensar em qualidade de ensino e de serviços prestados à sociedade em constante transformação. A elaboração de um projeto político-pedagógico, portanto, torna-se de extrema importância para a instituição escolar, considerando-se que deve envolver toda a sua comunidade – interna e externa. Nesse sentido, entende-se que o projeto faz parte de uma construção coletiva que deve buscar consolidar os ideais de uma democracia, inclusiva e abrangente. É preciso ressaltar que todos, trazendo sua parcela de contribuição, refletindo, agindo, desenvolvendo e aproveitando potencialidades podem colaborar com soluções coerentes para dificuldades encontradas, tornando possível efetivar um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, em que todos estejam dispostos a cooperar e se emancipar para um mundo cada vez mais exigente. A importância do projeto, portanto, reflete na identidade da instituição a direção na qual ela vai caminhar, nesse contexto, devemos refletir sobre um novo modelo de gestão, pois, se um dos objetivos da escola é formar pessoas críticas e autônomas, deve-se investir em gestão participativa e em projetos em que todos os segmentos tenham voz e assumam responsabilidades, e em se tratando de meios, o ser humano é o melhor representante, porque tudo que foi desenvolvido em termos culturais, científicos e tecnológicos é fruto do seu empenho e interesses a partir de habilidades, competências, capacidade e inteligência. Dessa forma, estamos convictos de que a qualidade dos serviços oferecidos na educação depende da qualidade das relações humanas, levando em consideração a vontade de mudar, de concretizar possibilidades e sonhos, de trabalhar utopias, permitindo-se avaliar o processo de fazer e aprender, projetando mudanças, diante dos constantes desafios e transformações na sociedade. A educação, focada na qualidade de uma prática social, pode contribuir para a democratização da sociedade brasileira, evidenciando-se, então uma busca de qualidade, o desejo de prestar um serviço eficiente para formar homens e mulheres capazes de compreender a sociedade em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com