TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do pH

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

COM BASE NAS LEITURAS PROPOSTAS NAS UNIDADES 1 E 2, PROCEDA DA SEGUINTE FORMA:

1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais valores de pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes valores de pHs são mantidos relativamente constantes, para que o corpo fique equilibrado.

Conceituando, A sigla “pH” significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O pH é uma característica de todas as substâncias determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Portanto, existem três tipos de substâncias: 

1) Ácidas: quando o valor de pH está entre 0 e 7; 

2) Neutras: com pH igual a 7;

3) Alcalinas: entre 7 e 14.

De acordo com a unidade 1 da disciplina de Bioquímica e Farmacologia,

“(...)as biomoléculas possuem estruturas químicas e espaciais que determinam seu comportamento, assim como as funções que exercem dentro das células. Para que tudo funcione bem nesse sentido, essas biomoléculas precisam estar em condições ótimas de pH e temperatura”. (JARDIM & SILVA, 2016, p. 51)

Seja ácido, Básico ou Neutro, o pH tem um papel importantíssimo em nossas vidas. pH significa “potencial hidrogeniônico”, uma escala utilizada para medir acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução

Os valores do pH refletem as propriedades ácido-básicas da água e a capacidade que suas moléculas têm de se dissociar, ou seja, de produzir os íons H+ e OH-. Para definir os valores de pH, utiliza-se a determinação de uma constante chamada Constante do Produto Iônico da Água (Kw), que reflete a dissociação das moléculas de água em estado puro a 25 °C. Nestas condições, a quantidade de íons H+ e OH- produzidas são iguais (SACKHEIM, 2001 apud JARDIM & SILVA, p. 52).

O pH do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino (7.35-7.45) abaixo ou acima dessa faixa surge sintomas e ate mesmo doenças que afetam sobremaneira o nosso organismo. Um pH de 7,0 é considerado neutro. Abaixo de 7,0 é ácido e acima de 7,0 alcalino.

 O corpo humano precisa de um pH levemente alcalino para se manter saudável e equilibrado. O ambiente ácido proporciona condições para as doenças causadas por vírus, fungos e bactérias se desenvolverem, pois ele ataca o sistema imunológico e a imunidade baixa, pois a distribuição de oxigênio é melhor.

Nesse sentido, o organismo tentará compensar o pH ácido usando minerais alcalinos (cálcio, magnésio e potássio) para neutralizar a acidez. Se a alimentação diária não tiver minerais suficientes para compensar, poderá levar a sua escassez.


Diminuindo assim, sua capacidade de assimilar minerais, vitaminas e suplementos nutricionais. É nesse momento que surgem as doenças.

Para manter a saúde, nosso organismo tem que neutralizar a grande maioria dos ácidos produzidos a cada instante como subproduto dos processos metabólicos. Esta capacidade de eliminar e neutralizar ácidos (manter o pH do sangue dentro da faixa de equilíbrio) pode ser influenciada pelo que é ingerido e pelo estilo de vida de cada um.

Por fim, podemos ajudar o corpo humano a encontrar seu equilíbrio de pH
fazendo algumas modificações no estilo de vida, bebendo bastante água, ter uma alimentação balanceada, fazer exercícios físicos e controlar o emocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (287 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com