TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia do Aparelho Neuromotor

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 4

Anatomia do aparelho neuromotor

Portfolio

Gardênia Maria Barbosa Cavalcante

Boa Vista/RR

2016

Anatomia do aparelho neuromotor

Portfolio

Trabalho apresentado a Disciplinade Anatomia do aparelho neuromotor, Docente _______________________, no curso de Graduação de Bacharelado em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Boa Vista/RR

2016

A posição anatômica nada mais é do que a posição correta do corpo humano para que se possa padronizar a descrição dos movimentos, ossos, músculos,etc. na posição anatômica o corpo deve está de pé, na posição bípede, com a cabeça e os olhos voltados para a frente, os membros superiores ao lado do corpo e as palmas das mãos pera frente, os membros inferiores unidos e os pés, também dirigidos para frente. A partir deste momento pode-se analisar todos os planos e eixos.

Estudando o corpo em sua posição anatômica se terá maior precisão dos ligamentos, musculatura inserção e origem; devido a isto é necessário e importante que para o estudo da Anatomia do Aparelho Neuromotor, o corpo esteja na posição anatômica, pois dará precisão ao estudo dos membros superiores, inferiores, etc, dentro dos planos e eixos estudar corretamente as funções estruturais do corpo humano.

Mediante a posição antomica podemos estudar a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho. Iniciaremos com o ombro; este é composto pela clavícula, escapula e o osso externo ligando o membro superior com o tórax. A escapula e a clavícula se articulam com o externo e com osso úmero, formando assim o ombro.

O ombro é formado por cinco articulares o qual é chamado de complexo articular do ombro que são: articulação extrernoclavicular, articulação acromioclavicular, articulação escapuloumeral ou glenoumeral, articulação subdeltoide e articulação escapulotorácica.

Ainda podemos identificar nove músculos que atuam no ombro, são eles: musculo peitoral maior, musculo deltoide, musculo latíssimo do dorso, ou grande dorsal, musculo supraespinhal, musculo infreespinhal, musculo subescapular, musculo redondo maior, musculo redondo menor e musculo coracobranquial.

Toda essa composição do ombro permite que os movimentos do dia a dia e até mesmos os gestos esportivos e/ou atividade física sejam realizadas de maneira eficiente, dando mobilidade e flexibilidade.

A articulação do cotovelo é formada pela epífise distal do úmero juntamente com a epífise proximal da ulna e do radio. Os músculos que atuam na articulação do cotovelo são: musculo bíceps braquial, musculo tríceps braquial, musculo braquial, musculo ancôneo, musculo pronador quadrado, musculo pronador redondo, musculo supinador, musculo braquiorradial, musculo flexor radial carpo, musculo flexor ulnar do carpo, musculo palmar longo, muscilo flexor superior dos dedos, músculos flexores profundos do dedo, musculo flexor longo do polegar.

Encontramos na epífise distal do úmero duas cavidades osseas que são: epicôndilo medial (maior), que atua na origem dos tendões dos músculos flexores da articulação do punho e ao ligamento colateral ulnar da articulação do cotovelo; e o epicôndilo lateral (menor), o qual dá origem aos tendões dos músculos extensores da articulação do punho.

Além do úmero também temos as articulações da ulna e radio que compõe o cotovelo que é a articulação sinovial rádio-cárpica ou punho. A articulação rádio cárpica tem classificação anatômica como juntura sinovial condilar, sendo sua superfície articular formada de face cárpica do rádio, um disco e pelos ossos da fileira proximal do carpo, enquanto sua classificação funcional é biaxial, pois realiza dois movimentos, sendo a flexão/extensão e os desvios radial ou lateral e desvio ulnar ou medial.

Ainda em se tratatando dos membros superios, apontaremos os elementos que compõem duas articulações: a articulação acromioclavicular e glenoumerais.

A articulação acromioclavicular é composta pelos seguimtes elementos: capsula articular, ou fibrosa, ligamento coracoclavicular, ligamento coracoacromial, ligamento transverso superior e disco articular. Já os elementos que compõe a articulação gllenoumeral são: capsula articular, ligamento coracoumeral, ligamento glenoumeral ou escapuloumeral, ligamento transverso do úmero e labioglenoidal ou articular.

Afim reforçar a articulação gleunoumeral (ombro) para evitar alguma lesões ou luxações temos o musculo manguito rotador que é constituído pelo musculo supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor ligamentos, lábio articular e por fim, uma pressão negativa intra-articular localizada nessa articulação para evitar possíveis luxações.

Apresentamos dois ligamentos do cotovelo: a colateral ulnar da articulação do cotovelo; e o epicôndilo lateral (menor), o qual dá origem aos tendões dos músculos extensores da articulação do punho e ao ligamento colateral radial da articulação do cotovelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com