TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Perda do Percentual de Gordura por Meio do Treinamento de Força

Por:   •  22/6/2021  •  Monografia  •  2.692 Palavras (11 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Estácio de Sá

Mayara Maués Gomes

A influência da perda do percentual de gordura por meio do treinamento de força.

Belém, dezembro de 2016

Mayara Maués Gomes

A influência da perda do percentual de gordura por meio do treinamento de força.

Trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em Fisiologia do exercício, apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito para obtenção do título de especialista em Fisiologia do Exercício. Sob a orientação do professor Dr. Francisco Navarro.

Belém, dezembro de 2016

Resumo

O objetivo desse trabalho foi verificar trabalhos que mostram a perda do percentual de gordura por meio do treinamento de Força. Este estudo de revisão sistemática foi conduzido em Março de 2016. A busca foi realizada por meio de dados eletrônicos Scielo Brasil (www.scielo.br); RBPFEX (www.rbpfex.br) e site de busca scholar google, por haver artigos que não estão indexadas nas bases supracitadas, utilizando os seguintes descritores em língua Portuguesa: “percentual de gordura”, “tipos de exercícios para emagrecimento”, “obesidade e emagrecimento”. Foram pesquisados artigos no período correspondente a 2005- 2016, que abordaram o assunto desejado. Após a leitura íntegra dos documentos, foram selecionados oito artigos aos critérios de inclusão: O treinamento de Força e seus benefícios para a perda do percentual de gordura. Para análise dos estudos, foram considerados alguns aspectos: identificação, qualificação dos estudos e tipos de exercícios, amostras e local. Podemos concluir que o treinamento de força tem relação direta com a perda do percentual de gordura, pois age como um remédio não farmacológico para a obesidade, trazendo resultados benéficos para o individuo, que além da redução do percentual de gordura, terá um aumento da massa muscular, mais captação de glicogênio muscular e melhora do sistema cardiorrespiratório.  

        

Palavras-chaves: treinamento de força, percentual de gordura, obesidade e emagrecimento.

Abstract

The objective of this study was to verify work that shows the loss of the percentage of fat by means of Strength training. This systematic review study was conducted in March 2016. The search was performed using Scielo Brasil electronic data (www.scielo. Br); RBPFEX (www.rbpfex.br) and google scholar search site, because there are articles that are not indexed in the aforementioned databases, using the following descriptors in Portuguese language: "percentage of fat", "types of exercises for weight loss", "obesity And weight loss. " Articles were searched in the period corresponding to 2005-2016, which approached the desired subject. After reading the documents in full, eight articles were selected for inclusion criteria: Strength training and its benefits for the loss of fat percentage. For the analysis of the studies, some aspects were considered: identification, qualification of studies and types of exercises, samples and location. We can conclude that strength training is directly related to the loss of fat percentage because it acts as a non-pharmacological remedy for obesity, bringing beneficial results to the individual, which in addition to reducing fat percentage, will have an increase in mass Muscle gain and muscle glycogen uptake and improvement of the cardiorespiratory system.

Key words: strength training, fat percentage, obesity and weight loss

  1. Introdução

O treinamento de força mais conhecido como musculação, é o treino onde se utiliza de máquinas e pesos livres, ou até mesmo o peso corporal para conseguir uma contrarresistência dos músculos esqueléticos, estas geram contrações musculares, podendo ser excêntrica, concêntrica e isométrica.

        Segundo Arruda e colaboradores (2010), o treinamento de força é utilizado com vários objetivos, a hipertrofia muscular é uma das principais, porém quando se trata da redução do peso corporal, a musculação promove benefícios como o aumento do metabolismo basal, logo reduzindo o percentual de gordura e aumentando a massa magra.

Atualmente a obesidade é considerada uma doença, devido a vários fatores de risco que ela traz a população, estudos comprovam que uma das formas de combater é através do treinamento de força, onde este reduz o percentual de gordura, diminui o peso corporal, melhora o sistema cardiovascular e respiratório, diminuindo o colesterol e triglicerídeos.

Sendo assim, o presente estudo de revisão sistemática teve como principal objetivo, verificar trabalhos que mostram a perda do percentual de gordura por meio do treinamento de Força.

  1. Materiais e Métodos

Foi realizado um estudo de revisão sistemática, com um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo Brasil (www.scielo.br); RBPFEX (www.rbpfex.br) e site de busca scholar google, por haver artigos que não estão indexadas nas bases supracitadas, utilizando os seguintes descritores isolados ou em combinação: “percentual de gordura”, “tipos de exercícios para emagrecimento”, “obesidade” e “perda de peso”. Para selecionar o material pesquisado, efetuamos três etapas. A primeira foi a pesquisa do material que ocorreu de março a agosto de 2016. A segunda foi a leitura, compreensão e maior aproximação com o tema escolhido, sendo excluídos os que tinham menor relevância com o assunto.

Os artigos selecionados para a pesquisa constituíram artigos originais, revisões de literatura e revisões sistemáticas. Como critério de inclusão dos artigos, foram selecionados estudos que apresentaram dados referentes ao treinamento de força e seus benefícios para a perda do percentual de gordura, com publicação entre os anos de 2005 até o mais atual de 2016. Como critério de exclusão verificamos artigos que estavam com referência incompleta, com menor relevância, já que o referido estudo busca aproximar com o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com