TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interatividade na Educação

Por:   •  16/9/2020  •  Resenha  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Licenciatura em Educação Física

Resenha

O que é interatividade?

Manaus, 14 de Agosto de 2020.

Interatividade na Educação

Nos últimos anos, a educação tem sido alvo de muitas novidades tecnológicas, com promessas de mudanças bem diferentes para a aprendizagem dos alunos. Muitas dessas inovações tecnológicas foram inseridas na escola mais pouco mudou na dinâmica em sala de aula. Ensinar e capacitar alunos são grandes desafios, principalmente com as constantes mudanças nas dinâmicas sociais, atualizadas pelo envolvimento das pessoas com as tecnologias. A leitura se dá de forma diferente de antes, assim como a retenção da atenção de cada aluno em um determinado assunto. As aulas interativas, então, surgem para atualizar o ensino, transformando a sala de aula em um ponto de partida para novos aprendizados, multiplicando as formas de passar o conhecimento. A partir de novos métodos e novas tecnologias, o aluno deixa de absorver os conteúdos passivamente e se torna um agente mais ativo no processo de ensino-aprendizagem.

A interatividade na sala de aula nos faz pensar em mídias e tecnologias digitais para motivar os alunos tornar a sala de aula um espaço interessante, empolgante e interativo, que possibilite uma prática pedagógica satisfatória. Esta interatividade é muito importante, principalmente na educação de adultos como  a maioria de nós do curso de Educação Física, por se tratar de alunos que – dentre outras coisas, possuem ocupações que estão além da sala de aula. Somos alunos que possuem família, trabalho, filhos, entre outras atividades. Muitas das vezes precisamos de uma motivação extra para nossa educação e capacitação.

A educação de adultos, embora não se dê somente para adultos, e também para jovens, caminha paralela à motivação proporcionada pela interatividade na sala de aula que são possibilitadas por recursos didáticos pedagógicos que permitem uma comunicação escolar atrativa. Tratada como a “sala de aula do futuro”, esta modalidade tecnológica oferece a oportunidade do aluno ser protagonista no aprendizado. Com o intuito de conferir autonomia aos estudantes na prática educativa, na Sala de Aula Invertida, o professor proporciona os conteúdos para os alunos antes da aula propriamente dita.

Assim como muitas universidades os professores do La Salle estão fazendo a disponibilização de textos para estudos, este modelo de aula disponibiliza aos alunos vídeos, apostilas, artigos ou outros recursos que promovem uma aprendizagem prévia por um meio virtual.

Posteriormente, por isto a ideia de ‘inversão’, o docente irá sanar as dúvidas, provocar debates, aprofundar conceitos e também aplicar exercícios para a fixação daquele conteúdo interativo. O atual modelo de escola que conhecemos e vivenciamos em que o professor fica somente com uma lousa a sua disposição, e os alunos dispostos a ele, em cadeiras enfileiradas, em que o professor fala e o aluno só escuta, com avaliação realizada por meio de provas é um tipo de ensino muito antigo.

Essa forma de ensino-aprendizagem não é um formato de estudo novo, em países mais desenvolvidos que o Brasil já se faziam uso dessas tecnologias em algumas escolas. Com tudo isso que vem ocorrendo no mundo o que nos resta é nos adaptarmos de acordo com as necessidades dos dias atuais e conciliarmos os ensinos e experiências do passado com as novas metodologias e tecnologias do futuro para um melhor desempenho de cada um de nós.

Professores e alunos trabalhando juntos para melhor absorção e compartilhamento de conhecimentos, lutando a cada dia com as adversidades e dificuldades de cada um, com certeza quando chegarmos lá na frente vamos olhar pra trás e ver o quanto crescemos e desenvolvemos com os problemas que enfrentamos diariamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com