TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liminar Anaeróbio

Por:   •  17/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Vale do Rio Doce

Faculdade de Ciências da Saúde - FACS

Curso de Educação Física

Governador Valadares

APS 4 – Liminar Anaeróbio

Professor Orientador: Dângelo Salomão

Fisiologia do Esforço

Myllena Maia Gomes

Taísa Andrade Fagundes

Novembro/2017

Liminar Anaeróbio (limiar de lactato, OBLA)

  1. Apresente o conceito de limiar anaeróbio.

O limiar anaeróbio é um termo comum utilizado para descrever o ponto de aumento sistêmico do ácido lático sanguíneo durante o exercício. Alguns autores tem o denominado como limiar de lactato ou início de acúmulo de lactato no sangue. Historicamente, o aumento do nível sanguíneo de ácido lático tem sido considerado uma indicação de aumento do metabolismo anaeróbio do músculo que está sendo contraído, em razão dos baixos níveis de O2 nas células musculares.

(Powers et. al., 2008 p.56)

  1. Aponte a relação entre o limiar anaeróbio (OBLA) e o desempenho de endurance (exercício aeróbio intenso e prolongado).

As principais variáveis que contribuem para o transporte e a utilização do oxigênio são: débito cardíaco (Q), concentração de hemoglobina (Hb), diferença máxima arteriovenosa de oxigênio (dif. a-vO2máx) e o início do acúmulo de lactato no sangue (OBLA). Essas variáveis determinam essencialmente a velocidade máxima que uma pessoa pode adotar no exercício prolongado. Dois fatores importantes influenciam o desempenho de endurance em uma modalidade específica de exercício: (1) Capacidade máxima de consumir oxigênio e (2) nível máximo para o exercício em ritmo estável. Os fisiologistas do exercício utilizaram o VO2máx como medida de comparação para equilibrar a capacidade de realizar um exercício de endurance. Um desempenho de endurance aprimorado com o treinamento se relaciona mais intimamente ao aprimoramento induzido pelo treinamento no nível de exercício para OBLA que com suas mudanças de VO2máx.

(McARDLE, W.D., KATCH, F.L., KATCH, V.L. Fisiologia do Exercício: Nutrição, Energia e Desempenho Humano. – P. 304)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com