TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DA CAPOEIRA

Por:   •  9/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPUS CENTRAL DE MOSSORÓ

METODOLOGIA DA CAPOEIRA

PROFESSORA: CLAUDIA DOS REIS LISBOA

COMPONENTES:

EDNALVA VASCONCELOS DE SOUZA

JOZIVANIA KALIANE DE SOUZA

NARJARA DA SILVA DIAS

WELLINGTON VINICIUS MONTEIRO DE SOUZA

MOSSORÓ

2019

INTRODUÇÃO

      Este trabalho faz parte do componente curricular de Metodologia da Capoeira e visa compreender através dessa pesquisa acadêmica a busca dos fundamentos, mestres, movimentos e musicalidade da capoeira regional (sequência de Bimba) e a capoeira de Angola. Mostrando a diferenças dessas capoeiras desde do seu surgimento até suas atualidades.

    

FUNDAMENTOS 

        A capoeira é “ considerada como uma prática cultural que se organiza em forma de sistema, constituindo-se pelos seguintes elementos: a roda, os toques musicais de berimbau, as músicas, a ginga e os movimentos corporais dos dois estilos (Capoeira Regional e Angola) ”. Na roda, cada um participa de maneira que desempenham algumas ações como: tocar alguns dos instrumentos, cantar e jogar.  O mestre de Capoeira é a autoridade máxima do recito, ele é o responsável pelo espaço onde irá realizar a roda. Inicialmente entram na roda apenas ele e os formandos, é de fato um ritual que deve ser respeitado por todos. O comportamento dos jogadores deve está em conjunto com as regras que regem a roda.

        Então a roda segue da seguinte forma: Dois capoeiristas cocoram-se à frente da orquestra musical, a ladainha, geralmente contém uma letra que contém um desafio ao parceiro de jogo, respondendo a provocação, preparam-se para o combate, benzem-se, levando a mão ao chão, ou tocando o berimbau, e completam com um sinal da cruz ou à testa, como feito no candomblé, depende da religiosidade de cada um. Suas mãos fitam-se mutuamente, aguardando o tocador do berimbau-berra-boi (em geral é a maior graduação ali presente). O jogo deve restringir ao espaço da roda, e os capoeiristas vão simultaneamente, jogando e finalizando estendendo a mão para seu adversário ou o mestre poderá interrompê-la. Os capoeiristas ao sair devem permanecer na roda. Acontece de um capoeirista “comprar” o jogo, acocorando-se na boca-da-roda e ao julgar oportuno interrompe a disputa, colocando-se à frente daquele que deseja jogar. O ritual da roda, geralmente encerra-se com cantigas de despedidas.

        Na Capoeira Angola, não se pode jogar sem sapatos, nem camisas. Para ser bem recebido, deve-se apresentar ao mestre dono da roda, observar o jogo, tocar um instrumento e depois pedir licença e sair do jogo. È um ritual, a roda começa e termina ao pé do berimbau e não deve fazer confusão ou acumular-se ao pé desse. Concentrar na roda e não ficar disperso é muito importante, é um símbolo de concentração. Não pode bater palmas, enquanto entoa-se a ladainha. No jogo de capoeira, o principal movimento é a ginga, dele partem os outros movimentos. Alguns mandamentos da Capoeira usados pelo Mestre Bimba e por aqueles que seguem seu estilo de ensino:

. Respeitar o mestre e guardar disciplina durante os treinos;

. Manter vigilância permanente em todo o ambiente;

. Não perder de vista os movimentos do parceiro;

. Manter a calma em todas as situações;

. Cuidar da segurança dos companheiros de treino;

. Zelar pela higiene do ambiente de treino;

. Não usar os conhecimentos adquiridos em brincadeiras ou agressões de rua;

. Obedecer ao comando do berimbau durante a prática da capoeira;

. Obedecer às instruções do mestre durante os treinos;

. Praticar diariamente todos os movimentos aprendidos;

. Não se afastar nem de virar de costas para o parceiro.

Deve-se ter Humildade; Disciplina; Educação esportiva; Respeito à hierarquia; Atenção ao companheiro; Gingado perfeito; A esquiva deve ser o começo do contragolpe; Não oferecer resistência direta; Sempre acompanhar a direção do ataque durante a esquiva; Nunca fugir para trás; Atacar de encontro ao deslocamento do adversário; Saltar antes de ser derrubado; Jamais expor o flanco, a cabeça, o pescoço ou as costas; Manter o adversário no campo visual periférico; Sempre esquiva girando para o mesmo lado do movimento de ataque; defesa de rasteira é aú.

MESTRES DA CAPOEIRA ANGOLA

Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) Grande defensor da preservação da Capoeira Angola, inaugurou em 23 de fevereiro de 1941 o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA). Dos ensinamentos do Mestre Pastinha foram formados grandes mestres da capoeira em Angola, a exemplo dos Mestres: João Pequeno, João Grande, Valdomiro Malvadeza, Albertino da Hora, Raimundo Natividade, Gaguinho Moreno, 45, Trovoada, Bola Sete, dentre outros que continuam transmitindo seus conhecimentos para os novos angoleiros, como Mestre Morais.

MESTRES DA CAPOEIRA REGIONAL

Mestre Bimba (em Manuel dos Reis Machado, (1900-1974) Bimba criou sequências de ensino e metodizou o ensino de capoeira. Inicialmente, Bimba chamou sua capoeira de “Luta regional baiana”, de onde surgiu o nome regional.

MOVIMENTOS

A capoeira, o desenvolvimento motor e cognitivo.

    Os exercícios de Capoeira envolvem todas as partes do corpo e são executados associados a um ritmo que favorece a integração dos envolvidos, desenvolvendo de maneira eficaz os seguintes aspectos:

  • Imagem do Corpo: a Capoeira auxilia o aluno a conhecer o seu corpo, em partes e como um todo. O aluno conhece sua estrutura física, os movimentos e as funções que seu corpo é capaz de desenvolver, assim também como a posição do corpo em relação a si mesmo, as outras pessoas e aos objetos.
  • Auto-Imagem: a Capoeira ajuda a melhorar o conceito que a criança tem de si própria como pessoa. Ela se sente mais confiante, e melhora sua auto- avaliação.
  • Equilíbrio: a Capoeira trabalha tanto o equilíbrio estático, quando se desenvolve a habilidade de manter uma posição parada, contra a ação da força da gravidade, como a “parada de mão” quanto equilíbrio dinâmico durante a execução de movimentos giratórios e rápidos.
  • Associação Visual Motora: a Capoeira desenvolve a habilidade de respostas visuais e motoras na forma de uma ação física. Permite que a criança administre seus movimentos e mova-se facilmente de um lugar para outro.
  • Coordenação: a Capoeira desenvolve a capacidade de usar de forma mais eficaz os músculos esqueléticos, resultando em movimentos mais eficientes. Coordenação entre olhos e mãos e entre olhos e pés: a Capoeira trabalha a habilidade de usarmos ao mesmo tempo tanto os olhos quanto as mãos e os pés, para executarmos movimentos, como por exemplo, durante a roda de capoeira que sem deixar de olharmos para nosso adversário temos que executarmos um movimento partindo da posição primária ou posição de ginga e em seguida retornado à mesma posição.
  • Movimentos de locomoção e movimentos uniformes: a Capoeira trabalha todos os tipos de deslocamentos básicos como caminhar, correr, pular e saltar obstáculos, dando a criança à percepção de mudanças à medida que as necessidades forem estipuladas. Trabalha também movimentos uniformes, durante as repetições dos golpes giratórios, que devem ser executados repetidamente na mesma velocidade.
  • Orientação Espacial: a Capoeira desenvolve na criança a imagem do seu próprio corpo, com isso ela consegue perceber a posição que um determinado objeto ou uma pessoa ocupa em relação ao seu próprio corpo, para isso trabalhamos exercícios em duplas ou com boneco teimoso inflável.
  • Lateralidade: a Capoeira trabalha de maneira igualitária, ambos os lados, isso faz com que o aluno reconheça e utilize o lado que for mais eficiente em determinada situação de jogo. A criança aprende a controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente.
  • Direcionalidade: a Capoeira trabalha de maneira ampla o senso de direção, seus golpes são efetuados tanto para frentes quanto para trás, direita e esquerda, em cima e em baixo, projeção da pessoa ao espaço e avaliação da distância entre o executante e o seu oponente.
  • Criatividade: durante a roda de capoeira se trabalha a capacidade de criar e decidir o próprio jogo. A roda de capoeira é composta por dois jogadores que tem liberdade de movimentos, nada é programado, muitas vezes o aluno tem a intenção de realizar um determinado movimento mais é impedido pelo movimento do oponente e assim rapidamente tem que mudar sua estratégia para que não haja contato físico.

Capoeira/Principais golpes

Armada: É o chute com o lado externo do pé, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.

Armada:

  É o movimento de deslocamento também conhecido como "estrela". Serve como esquiva contra golpes de rasteira.

Benção: É o chute frontal no qual se atinge o adversário com a sola do pé.

Cabeçada: golpe aplicado com a cabeça contra o adversário para desequilibrá-lo ou feri-lo.

Ginga: é o movimento básico da capoeira. Consiste num movimento repetitivo de colocar a mão direita para frente e a perna direita para trás, e em seguida fazer o mesmo com o lado esquerdo do corpo, sincronizando o movimento com o ritmo do berimbau. A partir deste movimento básico, se desferem todos os demais golpes da capoeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com