TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manifestação Corporal

Por:   •  24/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 8

1) Frente aos períodos históricos estudados: Pré-história; Antiguidade; Idade Média; Renascimento; Idade Moderna e Contemporânea, responda:

  1. Cite a principal manifestação corporal de cada período histórico. Identifique o tempo histórico e manifestação corporal.

Pré-história: No período da Pré-história praticamente todas as atividades humanas dependiam do movimento, visto que os homens viviam numa situação de nomadismo. Ou seja, precisavam se deslocar em busca de alimentos, caça e pesca. Consequentemente, dependiam de sua força, velocidade e resistência para sobreviver. As constantes migrações em busca de moradia faziam com que realizassem extensas caminhadas, ao longo das quais lutavam, corriam, saltavam e nadavam.

Além das atividades praticadas em função da sobrevivência, uma das atividades físicas mais significativas para o homem da Pré-história foi a dança, praticada com características lúdicas e caráter ritualístico. As danças representavam ainda um importante papel no processo de educação, pois faziam parte dos rituais que preparavam os jovens para a vida social.

Antiguidade: A história da civilização grega subdivide a antiguidade em quatro momentos principais: o período Homérico, o período Histórico, o período Clássico ou Humanista e o período Helenístico. Com a evolução dos jogos que se perpassou em cada período deu se início aos jogos olímpicos.

Os Jogos Olímpicos eram promovidos a cada quatro anos, em homenagem a Zeus em Olímpia, local onde ele era especialmente venerado.

A rivalidade entre as cidades-estados fez a Grécia entrar em decadência e com ela seus jogos esportivos. O sentido de honra por tanto tempo cultivado pelos atletas cedeu lugar a ganância pelo lucro. Os "olimpiônicos" já não eram mais modelo de atleta equilibrado e perfeito, pois passaram a preocupar-se somente com o desenvolvimento da parte física (GODOY, 1996).

Idade Média; A Idade Média tem início no ano de 395 com a divisão do Império Romano pelo imperador Teodósio I e durou até o ano 1453.

A Igreja Católica fortificou-se ao ser transformada em religião livre no ano de 313 e o cristianismo foi responsável pela desvitalização das atividades físicas, pois o homem só era encorajado à conquista da vida celestial.

Os vassalos, pela obrigação de servir aos senhores da terra, abrigavam jovens que eram treinados para tornarem-se cavaleiros. Deste modo as atividades físicas, apesar de não merecerem um destaque especial, passaram a ser utilizadas na preparação dos cavaleiros. Os jogos equestres foram as manifestações atléticas de maior sucesso na Idade Média. Os principais e mais famosos eram: o Torneio, a Giostra, o Carosello, o Bigordo, o Passo d'Arme, a Gualdana, a Quintana e a Corrida do arco.

Renascimento: Inspirado nas obras da Antiguidade Clássica o movimento humanista voltou a valorizar o belo, resgatando a importância do corpo. As atividades físicas tornam-se assunto dos intelectuais. Voltadas para o Ensino Superior, as atividades físicas foram cultivadas principalmente nas cortes. A Educação Física introduz- -se nos currículos elitistas e exercícios físicos como salto, corrida, natação, luta, equitação, jogos com bola e dança, transformaram- -se em prioridades para o ideal da educação cortesã.

Idade Moderna: Nos séculos 18 e 19 surgem os chamados "sistemas ginásticos" europeus, cuja história de elaboração e institucionalização confunde-se com a história do nacionalismo e do militarismo pre- sentes nesta época na Europa, pois vincularam-se aos processos da afirmação da nacionalidade destes países e à constante preocupação de preparação para a guerra (BETTI, 1991).

GutsMuths considerava que a ginástica possuía grande significação social e patriótica, que era um meio educativo fundamental para a formação dos indivíduos e consequentemente da nação alemã. Por isso, chegou a pedir que o Estado assumisse a organização a divulgação da ginástica.

Contemporânea: A introdução e sistematização da Educação Física no sistema educacional brasileiro encontram suas raízes na Europa, no início do século 19, a partir da consolidação do estado burguês que veio dar suporte à construção e consolidação do capitalismo no país.

A educação passa a ter uma importância incontestável para a dinamização do processo de produção e as atividades físicas passam a desempenhar um papel importante na formação do novo ideal de cidadão que deveria ter condições para o engajamento na força produtiva do trabalho, dessa forma, vislumbraram-se homens fortes, sadios e aptos fisicamente (RESENDE, 1994). Oficialmente, a inclusão da Educação Física no Brasil aconteceu por meio do sistema escolar em 1851, com a reforma Couto Ferraz. No ano de 1854 a ginástica passou a ser disciplina obrigatória no ensino primário e a dança no secundário. Em 1882, em outra reforma realizada, Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica na escola obrigatória para ambos os sexos.

b) Explique o motivo da Idade Média ser conhecida por Idade das Trevas para as manifestações corporais.

A idade média foi considerado um período re retrocesso, por isso, ficou conhecida como “Idade das trevas”. Isso se deu porque a Igreja Católica foi responsável pela desvitalização das atividades físicas, ela impunha que o homem só precisava ser encorajado à conquista da vida celestial.

c) Qual o motivo central da mudança nas manifestações corporais entre os períodos históricos Idade Média e Renascimento?

Sem dúvidas, o principal motivo foi o ressurgimento da prática de atividades físicas. O Renascimento representou uma nova concepção do mundo e do papel do ser humano, que retomou a posição central, resgataram a importância do corpo, e, numa tentativa de reintegrar o físico e o estético às preocupações educacionais, as atividades físicas tornaram-se assunto dos intelectuais.

d) Dê um exemplo de manifestação corporal da Idade Moderna que tenha sido trabalhada com ênfase na implantação da Educação Física Brasileira. Qual tendência da Educação Física que sustenta essa manifestação corporal?

Os movimentos ginásticos europeus foram implementados na Educação Física escolar brasileira. A partir da década de 1920, com as reformas educacionais promovidas pelos estados brasileiros, a Educação Física passou a ser praticada em todas as escolas do país; mais conhecida com o nome "ginástica". Nesse período, a Educação Física sofreu influência dos métodos ginásticos europeus e suas relações com o militarismo foram estreitadas, tanto que, a partir de 1930, o Método Francês de ginástica foi oficialmente adotado pelas escolas brasileiras. Os métodos ginásticos eram concebidos com forte conotação militar e tinham por objetivo melhorar a aptidão física dos indivíduos no sentido de torná-los mais aptos e úteis à sociedade. A partir de 1960, porém, o esporte que havia se tornado um fenômeno mundial desde a década de 1950 passou a adquirir espaço na Educação Física por meio do Método Desportivo Generalizado, que tinha por finalidade integrar o conteúdo esportivo aos métodos da Educação Física, enfatizando o componente lúdico e utilizando o jogo como principal conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (312.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com