TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Corporal

Pesquisas Acadêmicas: Linguagem Corporal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  708 Visualizações

Linguagem corporal

Os primeiros estudos científicos sobre o sorriso de que se tem noticia foram os do cientista francês Guillaume Duchenne de Boulogne, no inicio do século XIX. Boulogne descobriu que os sorrisos são controlados por dois conjuntos de músculos: os zigomaticos maiores, que percorre todo o lado do rosto e se conectam com os cantos da boca, e os orbiculares ópticos, que puxam os olhos para trás. Os zigomaticos maiores puxam a boca para os lados, expondo os dentes e alargando as bochechas, ao passo que os orbiculares ópticos estreitam os olhos e produzem os pés - de- galinhas.

É importante entendermos que cada parte do corpo, do músculo, dependendo dos gestos com eles feitos, podem ter vários significados, sendo assim,tornando-se assim uma forma de comunicação.

Os cientistas são capazes de distinguir os sorrisos verdadeiros dos falso usando os chamados sistemas de codificação da ação facial, concebido pelo professor Paulo Ekman, da universidade da Califórnia, e pelo doutor Wallace Friesen, da universidade de Kentucky os sorrisos verdadeiros são gerados inconscientemente pelo cérebro, o que significa que são automáticos.

Mehrabian, pioneiro da pesquisa da linguagem corporal na década de 1950, apurou que em toda comunicação interpessoal cerca de 7% da mensagem é verbal (somente palavras), 38% é vocal (incluindo tom da voz, inflexão e outros sons) e 5% é não verbal. Para Wayer as palavras são realidades, antes de se tornarem expressão de desejos e instrumentos do pensamento, elas são, de inicio, o prolongamento dos gestos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com