TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação Na Educação Física

Por:   •  18/6/2020  •  Monografia  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho irá relatar como está organizada a escola de hoje, os desafios que os professores, alunos e a comunidade tem enfrentado para ter acesso e qualidade dentro do ensino de Curitiba e Região Metropolitana.

Veremos a importância do acesso a cultura, por meio de leitura, jogos, danças, atividades que buscam desenvolver às potencialidades de cada aluno e como devem ser elaborada às atividades para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, possibilitando a leitura e interpretação das mensagens e informações, preparando-o para inserção no mundo do trabalho e para intervenção crítica na vida pública.

Outro tema importante a ser discutido, será como está sendo desenvolvido o trabalho com os alunos com necessidades educativas especiais, como eles estão inseridos dentro do ensino regular. A questão da inclusão social que hoje é defendida por muitos, porém existem barreiras a serem eliminadas para que todos participem ativamente com os mesmos direitos e deveres, compartilhando da convivência dentro e fora dos espaços sociais com direitos iguais.

As necessidades constantes de reconfigurações no sistema político pedagógico conforme a demanda das diversidades de alunos com Necessidades especiais para dar suporte a cada especificidades dos aluno para se adequarem as eles e não vice-versa.

Serão apresentadas questões referentes a princípios e concepções das políticas públicas adotadas, metas traçadas e a implementação de políticas de inclusão no sistema educacional. O compromisso assumido na formação de profissionais para promover os meios pelos quais, com liberdade e determinação, possam construir saberes, ampliando significados com o compromisso de formar cidadão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUE ESCOLA É ESTA HOJE?

As escolas de hoje estão passando por um processo de ampliação e com isso estão com algumas dificuldades por falta de recursos financeiros e superlotação de alunos com isso dificultando na aprendizagem.Com essas ampliações nas redes públicas a qualidade de ensino ficou cada vez mais baixa, por ter vários casos de professores com laudos médicos e a família que não está sendo muito presente como deveria. Hoje os professores estão tendo que educar e ensinar, papel que caberia a família realizar, as instituições de ensino estão sendo cada vez mais cobradas, pela inclusão de alunos inclusos e por suas adaptações, dessa maneira as escolas sofrem por não terem recursos suficientes que atendam a demandas, dessa maneira os alunos acabam sendo os maiores prejudicados.

Na rede pública de Piraquara está sendo feito várias formações de estudos do ciclos mas ainda não foi implantado e todos os professores estão tendo a oportunidade de participarem da formação dada pelo Governo Federal (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC) aos professores dos 1°, 2°,3° anos para dar mais um suporte aos professores para combater os índices de reprovação dos alunos nos anos iniciais, com isso as redes públicas de ensino não são semelhantes e as unidades escolares vão se configurando na sua própria trajetória histórica estabelecendo características próprias, frutos de sua história e conquistas, promovendo relações sociais. O principal objetivo é viabilizar o acesso à cultura letrada, que foi criada com esse papel e até hoje, apesar das críticas, não se descobriu um mecanismo melhor.

O índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) se expressa de forma numérica, de maneira que traz certa confusão na divulgação e na interpretação. É preciso ter atenção na hora de compreender e introduzi-lo nas redes e escolas, os gestores tem que compreender e demonstrar as ações que levaram a sua escola a ter um aumento na nota do IDEB, pois quando há o crescimento reflete na melhoria da qualidade da aprendizagem.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ACESSO A CULTURA NA ESCOLA

A muita a escola é fundamental para o ensino dos alunos (futuros da sociedade), visto que nos tempos modernos a cultura e fundamental para a sobrevivência das pessoas na sociedade.

Ter acesso a cultura e primordial, por isso deveriam ser criadas mais políticas dentro do governo visando a cultura, muito importante que o acesso à cultura em comunidades mais carentes, visto que estas comunidades são dentro da sociedade as mais carentes em educação e cultura, devido as famílias terem poucas condições econômica.

Já nos perguntamos ou já nos foram perguntados o que é CULTURA, o que você responderia, o que você entende sobre cultura, sim pensamos e refletimos mais qual seria a resposta jornalista Eldo Gomes, “cultura é tudo”. Realmente pensando como um todo, tudo o que fazemos hoje é cultura, mas para que a cultura venha a favorecer nossos alunos na escola, e de extrema importância que culturas diversas seja atribuído na grade escolar.

No entanto hoje temos projetos culturais dentro das escolas municipais e estaduais, que deveriam ter mais importância da secretaria da cultura e lazer dos nossos governantes. Temos vários exemplos bons para seguir vemos em filmes, por exemplo: o filme ‘DUELO DE TITANS’, que através da cultura esportiva consegue unir duas raças que culturalmente não poderiam ser vistas junta e temos também um bom exemplo no filme ‘ELA DANÇA EU DANÇO ‘que através da cultura da dança consegue transformar pessoas melhores tirando futuros bandidos do caminho que estavam entrando devido à falta ou a importância da cultura em suas vidas.

2.3 COMO A ESCOLA E AS DIVERSAS DISCIPLINAS PODEM OFERECER ESTE ACESSO A CULTURA?

O acesso à cultura na escola pode ser desenvolvido através de projetos culturais como, o programa mais cultura na escola. O programa consiste em uma iniciativa firmada entre o Ministério da Cultura (MINC) e da Educação (MEC) com a finalidade de promover ações pedagógicas de escolas públicas contempladas com os programas mais Educação e Ensino Médios inovados e experiências culturais em curso nas comunidades.

Em 2014, foram selecionados 5 mil projetos de escola públicas inscritas no sistema de monitoramento e controle do Sistema de Monitoramento e Controle do Ministério da Educação (SIMEC). Cada um desses projetos receberá valores entre R$ 20 e R$ 22 mil para sua execução. As unidades serão contempladas com recursos financeiros por meio do Programa Dinheiro na Escola (PDDE), do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Projeto como a Feira do Livro que ocorreu na cidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com