TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musculação e Exercício Aeróbio para Indivíduos com Hipertensão

Por:   •  31/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

SUSANA RAQUEL RODRIGUES ETTO – RA 8111293

Educação Física - Bacharelado

PORTIFÓLIO CURSO DE EXTENSÃO  

Musculação e Exercício Aeróbio para Indivíduos com Hipertensão

Tutor: Prof. Euripedes Barsanulfo Gonçalves Gomide

Claretiano - Centro Universitário

CAMPINAS

2022

Descrição da Atividade:

Caso Clínico:

Indivíduo do sexo masculino, sedentário, 30 anos, 1,70 metros de altura, 70kg e 20% de gordura corporal, com hipertensão arterial de 140 mmHg por 90 mmHg. Sua pressão, devido ao uso de medicamentos, está controlada (120 mmHg por 80 mmHg).

Você deverá prescrever um treinamento aeróbio e de força para esse indivíduo praticar durante uma semana, sendo dois dias com exercícios aeróbios e dois dias com treinamento de força.

Como você faria?

  1. Inicialmente identificar esse aluno hipertenso como sendo uma pré hipertensão arterial, realizar uma avaliação prévia, identificar se ele tem algum nível de treinamento x condicionamento, para assim conseguir traçar os objetivos de treinamento com ele.

  1. Exercícios Aeróbios – Segundas e Quartas

Os Arquivos Brasileiros de Cardiologia (2016) recomendam a prática de exercícios com predominância aeróbia, como caminhada, corrida, ciclismo, dança, natação e outros, que reduzem a Pressão Arterial casual de pré-hipertensos e hipertensos. Em relação a frequência, é recomendável que todos os indivíduos hipertensos façam, no mínimo, 30 minutos de atividade física, de intensidade moderada, de forma contínua. Sendo assim, eu prescreveria assim:

Treino Aeróbio 1 - Segunda

Duração total de 50 minutos de aula, divididos em:

- Preparação: Aproximadamente 10-15 minutos com Alongamentos de Membros Inferiores (tornozelo, panturrilhas e tibiais, isquiotibiais e quadríceps), Lombar e Membros Superiores, ativações dinâmicas dos mesmos grupos musculares com elásticos e peso corporal.

- Aquecimento: Aproximadamente 5-8 minutos com exercícios dinâmicos de membros inferiores, elevando um pouco a frequência Cardíaca e preparando para a atividade principal do dia.

- Treino: Caminhada em Esteira Ergométrica com aumentos graduais da velocidade (6 séries: 2 min intensidade moderada + 2 minutos de caminhada leve)

- Desaquecimento: 3 minutos de caminhada tranquila e alongamentos gerais no solo.

Treino Aeróbio 2 - Quarta

Duração total de 50 minutos de aula, divididos em:

- Preparação: Aproximadamente 10 minutos com Alongamentos de Membros Inferiores (tornozelo, panturrilhas e tibiais, isquiotibiais e quadríceps), lombar e Membros Superiores, ativações dinâmicas dos mesmos grupos musculares com elásticos e peso corporal.

- Aquecimento: Aproximadamente 5 minutos com exercícios dinâmicos de membros inferiores, elevando um pouco a frequência Cardíaca e preparando para a atividade principal do dia.

- Treino: Exercícios Funcionais, com grupos de exercícios em esquema de rodízio (4 séries de 3 minutos de bicicleta ergométrica em ritmo moderado, 40 saltos de corda, 30 balanços de corda naval, 20 avanços e 10 arremessos de bola, entre cada round fazer 2 minutos de bibicleta leve)

- Desaquecimento: 3-5 minutos de bicicleta tranquila, logo após alongamentos e respiração no solo.

* A intensidade seria controlada pela percepção de esforço, onde eu observo se o meu aluno não está extremamente ofegante e cansado (consegue manter uma conversa comigo durante o treino) e se for possível um monitoramento com um relógio, manter entre 50-70% da frequência cardíaca de treinamento (após coleta de todos os dados coletados na avaliação inicial).

  1. Treinamento de Força – Terças e Quintas

Durante o treinamento de força, há uma elevação da PAS com um aumento associado da PAD. Porém, o treinamento de força aumenta menos a frequência cardíaca (FC) quando comparado com o exercício aeróbio (ACSM, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com