TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NUTRIÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

THIAGO RIELLA PACHECO RA - 8019973

Educação Física Bacharelado

NUTRIÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Prof. Giseli Cristina Galati

Centro Universitário Claretiano

CURITIBA

2017

Questão 1: O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os cinco determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citados por Gedrich (2003).

Questão 2: De que maneira as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?

Questão 3: Discorra sobre os métodos de avaliação da escolha alimentar.

A escolha alimentar humana está baseada, por um lado, na condição onívora do homem, isto é, apresentar a capacidade de comer de tudo e, por outro lado, por diversos outros fatores que irão influenciar o indivíduo nessa decisão. Nesse sentido, a escolha alimentar de um indivíduo está relacionada aos fatores do meio ambiente, da história individual e da personalidade refletida em valores pessoais. Considerando que a escolha alimentar é um processo dinâmico e é constituída por diversos determinantes. (COURBEAU et al., 2002; JOMORI et al., 2008).

O determinante biológico é subdivido em componentes fisiológicos, patológicos e genéticos, sendo os primeiros componentes conferidos pelas necessidades energéticas e de nutrientes para manutenção do metabolismo orgânico. (GEDRICH, 2003; JOMORI et al., 2008).

Os determinantes sócio-culturais incluem a questão do convívio do indivíduo (amigos, família...), dos grupos a que gostaria de pertencer e ser aceito (status social...) ou do grupo ao qual o indivíduo não deseja estar associado (distinção). (FALK et al., 2001; GEDRICH, 2003; JOMORI et al., 2008).

É possível sugerir que o determinante sócio-cultural tem caminhado junto aos outros, uma vez que ele é abordado em todos os outros fatores, destacando os determinantes antropológicos e psicológicos. (FALK et al., 2001; GEDRICH, 2003; JOMORI et al., 2008).

O determinante antropológico refere-se à liberdade de escolha alimentar do indivíduo em paralelo ás representações do que ele prefere consumir. (GEDRICH, 2003; JOMORI et al., 2008).  

Os determinantes econômicos se referem ao poder de compra do indivíduo e à condição da oferta e estão relacionados aos fatores demográficos, no contexto dos lares como unidades de consumo, em que é possível separar os grupos por região, de acordo com a situação econômica. (GEDRICH, 2003; JOMORI et al., 2008;).

Um estudo avaliou as influências que levam às escolhas do prato pelos indivíduos que comem fora de casa na cidade do Rio de Janeiro. Para tal avaliação foi desenvolvido um questionário, cujos indicadores utilizados foram: aparência, paladar, variedade, hábito, valor nutricional, preço, saúde e qualidade. Dos fatores citados, a maioria dos entrevistados concordou que a qualidade da refeição, o paladar, a saúde e a variedade são os responsáveis pela escolha do prato nos estabelecimentos avaliados. (CASTELO BRANCO, 2000; JOMORI et al., 2008).

        As variáveis relacionadas ao alimento são atrativas ou repulsivas na seleção alimentar, uma vez que, elas podem ou não chamar atenção do indivíduo. São interferentes da cultura local e abrangem as preferências de cada ser humano. (JOMORI et al., 2008).

A escolha alimentar do consumidor é direcionada pela sua expectativa, ou seja, pelo valor dado ao alimento ou, por outro lado, pelo grau de liberdade dado ao indivíduo para realizar essas escolhas, conferindo a possibilidade de diferentes estilos de vida, relatados no contexto alimentar. (JOMORI et al., 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com