TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição

Por:   •  20/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

O que são variáveis relacionadas ao comedor? Explique os 5 determinantes (biológico, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citada por Gedrich (2003)

Se acordo com o artigo estudado, o homem comedor é compreendido como aquele que pode se alimentar de praticamente todos os alimentos, ou seja, é um ser onívoro. Assim, na sua liberdade de escolha alimentar, o comedor procura separa o elemento comestível do não-comestível, podendo ter sua alimentação com base em suas necessidades de ordem biológicas, bem como seus desejos, que podem ser social e culturalmente definidos.

Gedrich divide o comportamento alimentar em cinco determinantes, sendo eles:

Determinante Biológico, que é subdividido em:

- Fisiológicos: conferidos pelas necessidades energéticas e d e nutrientes para manutenção do metabolismo orgânico.

- Patológicos: determinadas doenças culminam em evitamentos criteriosos de determinados alimentos; como por exemplo, há o diabetes, a doença celíaca, além de diversos tipos de intolerâncias alimentares e alergias.

- Genético: pode atuar sobre a sensibilidade gustativa, indiretamente sobre a palatabilidade e, consequentemente, sobre as preferencias alimentares. Ainda na categoria biológica, cabe também ressaltar a influência do sexo, da fase da vida, da sensibilidade sensorial às substancias especificas e da palatabilidade.

Determinantes Socioculturais: incluem a questão do convívio do indivíduo (família, amigos, relações de trabalho), dos grupos a que gostaria de pertencer (status social, identificação com o grupo) ou do grupo ao qual o indivíduo não deseja estar associado (distinção). Contudo, devemos levar em conta que o determinante sociocultural tem caminhado junto aos demais, uma vez que ele é abordado em todos os outros fatores, destacando os determinantes antropológicos e psicológicos.

Determinante Antropológico: refere-se à liberdade de escolha alimentar do indivíduo em paralelo às representações do que ele prefere consumir. Outras abordagens, nesse contexto também são citadas para interpretar a escolha alimentar individual englobando variáveis como: valores, confiança, crenças ou expectativas, intenções, envolvimento e experiências.

Determinantes Econômicos: referem-se ao poder de compra do indivíduo e à condição da oferta, e estão associados aos fatores demográficos, no contexto dos lares como unidades de consumo, em que é possível estratificar os grupos por região, de acordo com a situação econômica.

Determinantes Psicológicos: referem-se às condições gerais ou específicas de humor, bem como a certos perfis psicológicos que influenciam o indivíduo na escolha de qual alimento prefere consumir.

O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?

As variáveis relacionadas ao alimento são atrativos ou repulsivos na escolha alimentar uma vez que podem ou não chamar a atenção do indivíduo. São decorrentes da cultura local e abrangem as preferencias do comedor. Por exemplo em partes da Ásia é muito comum comer diferentes insetos, para o ocidente em geral a aparência e a origem são impe cílios mesmo que muitos não conheçam nem o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com