TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição Corredores de Rua

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DOM BOSCO

 

NUTRIÇÃO PARA CORREDORES

DE RUA DEFICIENTES VISUAIS

CURITIBA – PR

2017

 DENIS SANTOS

TATIANA BENATO

SAMUEL FERREIRA

NUTRIÇÃO PARA CORREDORES

DE RUA DEFICIENTES VISUAIS

 

Projeto apresentado na Disciplina Nutrição Esportiva do Curso de Educação Física como requisito parcial da nota na disciplina.

Orientadora: Profa. Dra. Renata Teixeira Mamus Gomes.

CURITIBA – PR

2017


SUMÁRIO

 

  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO ......................................... 4
  1. JUSTIFICATIVA ............................................................................................. 5
  1. OBJETIVOS ...................................................................................................  6

3.1 GERAL ..................................................................................................... 6

3.2 ESPECÍFICOS ......................................................................................... 6

  1. REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................................ 7

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA .................................................................. 9

REFERÊNCIAS .................................................................................................. 11

ANEXOS ............................................................................................................ 12


1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O exercício físico é usualmente associado ao bem-estar dos seus praticantes. Dentre as suas diversas manifestações, a corrida apresenta-se com uma das modalidades com grande número de adeptos, tanto pela facilidade em sua prática, como pelos benefícios para a saúde e o baixo custo. Por essas e outras razões, a corrida de rua tem-se tornado popular.

Porém, como toda atividade física, a prática, evolução e conhecimento dos atletas acerca da atividade são fundamentais para o aprimoramento e melhora da performance. De maneira geral isso ocorre naturalmente com os atletas, porem muitos fatores que são extremamente importantes muitas vezes não evoluem no mesmo nível. Exemplo é a alimentação!

É comum ver corredores que durante a corrida tem uma perda significativa de desempenho, mesmo estando bem treinados, isto porque estão mal alimentados ou desidratados.

Pelo fato da corrida ser um esporte possível de ser praticado sem supervisão de um educador físico, muito do que é feito pelos atletas amadores é na base da tentativa e erro, principalmente no que se refere a alimentação e ingestão de líquidos.

Logo este projeto tem por objetivo levar mais informações sobre alimentação aos praticantes de corrida de rua.


2. JUSTIFICATIVA

O aumento de conhecimento tem por objetivo motivar e aumentar o desempenho e qualidade dos corredores de rua.

Um dos erros mais comuns dos atletas amadores de maneira geral (sem modalidade especifica) é menosprezar outros fatores importantes que influenciem tanto quanto o treinamento da modalidade no desempenho do atleta. Um exemplo disso é a alimentação e ingestão de liquido!

Devido a diversos fatores, falta de tempo, conhecimento, ou em alguns casos por razões financeiras, muitos atletas não se alimentam de maneira correta pré, durante e pós provas de corrida, e com isso jogam fora todo o treinamento realizado.

Este projeto justifica-se na importância de promover o conhecimento e importância de uma alimentação correta para a prática de corrida de rua, tornando os praticantes mais conscientes de importância da alimentação e hidratação para a prática esportiva.


3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

Divulgar informações sobre alimentação e hidratação para a prática de corrida de rua, por meio de intervenção durante treino de equipe de corrida, afim de despertar maior interesse e contribuir para a melhora do desempenho dos praticantes dessa modalidade.

3.2 ESPECÍFICOS

- Identificar como os participantes se alimentam e hidratam.

        - Apresentar informações sobre alimentação e hidratação para a prática de corrida de rua durante o treino de corrida da equipe Radar DV (Deficientes Visuais).

.        - Aumentar o conhecimento dos praticantes acerca do assunto.

        - Estimular alimentação adequada.


4. REFERENCIAL TEÓRICO

Mitos e equívocos sobre a fisiologia humana e como ela pode ser otimizada por meio de treinamento, nutrição, farmacologia e estratégias de desempenho, são abundantes tanto em atletas recreativos quanto em atletas competitivos, e nas corridas de resistência isto não é exceção (Rapaport, 2010).

A grande maioria dos atletas amadores, no decorrer dos anos de treinamento e principalmente, através de várias experiências de provas, sejam elas bem ou mal sucedidas, adquirem um conhecimento sobre a “alimentação esportiva”.

É conhecida como estratégia ergogênica, qualquer técnica de treinamento, artifício mecânico, prática nutricional, método farmacológico, ou técnica psicológica que podem melhorar o desempenho e / ou treinamento (Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, 2010).

Com a finalidade de aumentar a demanda de energia para o músculo, bem como a taxa de produção de energia para o músculo e o aumento do tecido muscular, os ergogênicos nutricionais são utilizados (Alves, 2002). Sabe-se que a ingestão de líquidos e a manipulação dietética são componentes essenciais na melhora do desempenho em qualquer modalidade esportiva (Goston; Mendes, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com