TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil motivacional dos corredores de rua do litoral paranaense

Por:   •  3/4/2018  •  Monografia  •  8.875 Palavras (36 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NILTON GABRIEL DOURADO DOS SANTOS

O PERFIL MOTIVACIONAL DOS CORREDORES DE RUA DO LITORAL PARANAENSE

MATINHOS

2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NILTON GABRIEL DOURADO DOS SANTOS

O PERFIL MOTIVACIONAL DOS CORREDORES DE RUA DO LITORAL PARANAENSE

Trabalho de conclusão de curso, apresentado como requisito parcial à conclusão do curso de Licenciatura em Educação Física, do Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná.

Orientadora Prof.ª. Drª. Palmira Sevegnani.

Matinhos

2017

Aos meus pais e familiares que foram desde o início meus grandes incentivadores e apoiadores, para que eu pudesse conquistar este objetivo grandioso e tão aguardado.

RESUMO

O tema central deste trabalho é baseado nas dimensões motivacionais responsáveis por influenciar na participação de indivíduos praticantes da corrida de rua nos municípios do litoral paranaense. Este estudo tem como objetivo geral, identificar os aspectos que influenciam a adesão à prática da corrida de rua, bem como os fatores que mantém sua motivação para permanecerem na prática. A pesquisa foi realizada com 60 corredores de rua de ambos os sexos, e residentes de diferentes cidades do litoral paranaense, sendo todos escolhidos por conveniência para compor a amostra. Os resultados apresentaram a Saúde e o Prazer como as principais dimensões motivacionais, responsáveis por uma maior influência na participação dos indivíduos na modalidade. Já as dimensões Sociabilidade e Competição, apareceram com médias baixas nos resultados, não podendo serem considerados motivos determinantes da participação da maioria dos praticantes de corrida de rua, porém são dimensões que mostram resultados interessantes. A Estética por sua vez, aparece nos resultados sem nenhuma relevância para a manutenção da prática, mas mostra resultado considerável quando a questão é o motivo de adesão na modalidade. No entanto, este estudo pretende contribuir para a atuação do profissional que atua na corrida de rua, podendo considerar os resultados obtidos aqui para melhorar a qualidade dos treinamentos e proporcionar aos praticantes aquilo que realmente os agradam, considerando as especificidades de motivação de cada um.

Palavras-chave: Atividade Física; Corrida de Rua; Motivação.

ABSTRACT

The central theme of this work is based on the motivational dimensions responsible for influencing the participation of the law practitioners of the street race in the municipalities of the coast of Paraná. This study aims to identify the aspects that influence adherence to the practice of street racing, as well as the factors that keep motivation to remain in practice. The Survey was carried out with 60 street corridors of both sexes, and residents of different cities of the coast of Paraná, all being chosen for convenience to compose a sample. The results presented Health and Pleasure as the main motivational dimensions, responsible for a greater influence on the participation of individuals in the modality. However, in terms of low results, it can not be submitted to results determining the participation of the majority

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com