TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obesidade Prevenção e Controle

Por:   •  30/11/2023  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Live:

 Obesidade: Prevenção e controle

Data do Evento:

16/10/2020

        A obesidade é uma doença crônica que afeta o tecido adiposo e estar ligada a diferentes fatores, evolvendo genética, cuidados dos pais, o ambiente em que se vive, a forma como se é influenciado, assim como o crescimento substancial de alimentos industrializados, ocasionado consequentemente o sedentarismo. Além do mais a falta de praticar exercícios poder levar a obesidade e a aspectos psicossociais como estresse, por conta do excesso de atividades diárias seja aquelas relacionadas a área profissional, seja as que envolvem as atividades cotidianas.

        O fato é que muitas das pessoas que passam por uma fase difícil acabam descontando na alimentação, agindo como se isso fosse uma forma de recompensa e prazer, acelerando a serotonina e só parando de comer quando se sente satisfeito. Com isso, acaba perdendo a noção de quantidade de ingestão de determinados alimentos.

             Bruna, entrevistada da live, relata que teve obesidade e chegou ao seu peso máximo de 107 quilos, começou a sentir mal-estar, tonturas e dores nos joelhos. Ela também relata que teve episódios de obesidade antes da gravidez e, quando engravidou acabou ficando ansiosa, descontando na alimentação, ocasionando consequentemente no aumento do seu peso. É muito importante destacarmos a importância da alimentação nessas situações, pois alguns alimentos podem ser evitados para o ganho de peso como por exemplo os derivados de açúcar, refrigerantes, fast foods, entre outros. Precisamos evitar ao máximo alimentos processados e industrializados, pois estes contém ingredientes que fazem mal a saúde, ou seja, é importante prestarmos atenção na composição e na adição de substâncias e composições alimentares que contém na descrição das embalagens dos alimentos.

        Infelizmente a cultura de alimentos rápidos e prontos estar enraizada na vida das pessoas que de alguma forma não podem fazer suas próprias refeições, por vezes passam o dia no trabalho e chegam tarde em casa, cansados e não têm tempo para fazer uma refeição saudável e isso acaba fazendo com que vire uma rotina, ingerindo assim muitos alimentos industrializados, ocasionando em uma obesidade ou até mesmo problemas de saúde.

                Uma alimentação bem feita acompanhada por um profissional de nutrição, torna a rotina mais saudável, prolongando e trazendo bem-estar com qualidade de vida. Alimentos naturais como castanhas, grãos, folhas, legumes e frutas, trazem um fator nutricional elevadíssimo para o nosso organismo, fazendo com que tenhamos uma qualidade de vida maior. Assim como a prática de exercícios físicos, evitam o surgimento precoce de algumas doenças.

Uma nutrição sem radicalismo traz muitos benefícios a saúde, diferentemente de uma dieta restritiva, que pode acabar ocasionando em episódios de compulsão, tornando-se num ato rotineiro vindo assim a trazer posteriormente uma obesidade elevada. Assim, a inserção de alimentos naturais, ricos em proteínas e vitaminas precisa ser incluído na alimentação desde os 6 meses de vida do bebê, para que com isso ele comece a desenvolver o paladar e dar início ao habito de ingerir alimentos saudáveis e assim inserir um estilo de vida saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (89.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com