TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREPARAÇÃO FISICA GERAL

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PREPARAÇÃO FISICA GERAL

Portfólio 1

Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina: Preparação Fisica Geral, ministrado pelo professor Vitor Silva Carvalho

.

Pâmela Marques da Silva Cavassani

8073391

VILHENA-RO

2019

Embasado no material de estudo, retome a leitura sobre os Princípios Científicos do Treinamento e responda as questões utilizando suas palavras:

1) Sabemos que o Princípio Científico da Individualidade Biológica é de grande importância na elaboração do treinamento. Leia sobre este princípio e responda como você o aplicaria dando um exemplo prático em um programa de Preparação Física.

Todo treinamento requer um certo conhecimento sobre o seu “aluno/cliente”, levando em consideração que todos os seres por mais parecido que sejam não são iguais, devido vários fatores, sendo idade, capacidade de desenvolvimento do exercício pela pessoa, técnica de execução do exercício proposto e dentre outras variáveis.

 Dessa forma, quando montamos um treinamento referente ao condicionamento físico para um grupo de pessoas que participarão do mesmo exercício, com as mesma duração e intensidade deve se saber que os efeitos de absorção e desenvolvimento não serão os mesmos. Um exemplo, ao iniciarmos um programa de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), para um grupo de pessoas, devemos respeitar o condicionamento de cada um e principalmente se alguma delas possuir algum problema de saúde.

2) Ao conhecer o Princípio Científico da Adaptação estudamos alguns termos que descrevem o desgaste orgânico, cansaço, fadiga, sobre treinamento e exaustão. Leia no material estas definições e dê um exemplo prático de como é possível detectar cada uma as fases em nossos alunos ou em atletas.

Fazer com que os alunos consigam ter um bom desenvolvimento físico, digamos de excelência, carece de muita dedicação e por sua vez de intensidade no treinamento e sem esquecer do descanso, para que o mesmo esteja em condições de executar seu treino com ótimo desenvolvimento. O profissional que realmente conhece o seu aluno, é possível que o mesmo consiga observar e detectar o desgaste orgânico, cansaço, fadiga, sobre treinamento e exaustão, pois essa avaliação por meio da observação diária o profissional conseguirá verificar as alterações no comportamento Do mesmo.

3) No Princípio da Sobrecarga estudamos a Síndrome Geral de Adaptação, em suas três fases: reação de alarme, fase de resistência ou adaptação e fase de exaustão. Explique com suas palavras (sem copiar do material) cada uma destas fases dando um exemplo de cada fase durante a Preparação Física.

Fase de Reação de alarme, entende-se que é quando o corpo está recebendo um estimulo da qual ele não está acostumado, caracterizando a imobilização dos mecanismos de defesa, eles tentam protege-lo, aonde o corpo sai do equilíbrio causando desconforto colocando o organismo em estado de alerta. Podendo citar um exemplo de um treino de alta intensidade onde haverá a alteração cardíaca.

 Na fase de resistência ou adaptação, o organismo consegue destacar-se sobre o agente estressor, eliminando ou se adaptando sobre o mesmo. Podemos citar um exemplo na execução de exercícios de força onde o indivíduo/aluno consegue superar a sua respectiva carga máxima ou adaptar sobre a mesma.

 A fase de exaustão pode ocorrer danos temporários e até mesmo permanentes no corpo que pode comprometer o desempenho físico, podendo haver um grande índice de lesões pelo motivo da exaustão. O exemplo nessa fase são os jogadores de futebol, onde os mesmos sobrecarregam a musculatura com treinamentos e jogos, desse modo ocasionam lesões que as vezes só são reversíveis com cirurgias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (72.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com