TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

Por:   •  8/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

TATIANA CASTRO MARQUES DA SILVA

ra: 1189901

PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

CURITIBA - PR

2018


TATIANA CASTRO MARQUES DA SILVA

ra: 1189901

PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

Portfólio de Preparação Física Geral, referente a 7° Semana do 6° Semestre do Curso de Graduação de Educação Física Bacharelado, no Centro Universitário Claretiano, RA 1189901.

Orientador: Prof.º Fabio Grisi Rocha.

CURITIBA - PR

2018

sumário

1. DESENVOLVIMENTO         4

REFERÊNCIAS        6

DESENVOLVIMENTO

Conforme estudos realizados na Unidade 1, referente ao Princípio do Treinamento Esportivo, responda:

1) Devido à importância de conhecer o fenômeno do estresse (ou dos fatores estressores) e da regulação da homeostase; explique o estresse físico, bioquímico e mental, dando um exemplo de cada um:

        A todo o momento estamos recebendo ou estamos sujeitos à influência de fatores estressantes, sendo eles:

- Estresse Físico: Influenciados por agentes de natureza física, sendo, por exemplo, a temperatura, o vento, umidade, os choques ou até mesmo o esforço muscular.

- Estresse Mental: Esse tipo de estresse tem sua origem na mente, tem como fator estressante a ansiedade, preocupações, angustias e ainda segundo DANTAS (2003), também por fatores provenientes do córtex cerebral.

- Estresse Bioquímico: Este tipo de estresse é desencadeado por qualquer agente de natureza farmacológica, ou seja, por calmantes, ansiolíticos, anestésicos, analgésicos, estimulantes, tóxicos, assim como drogas de uma forma geral.

2) Através de estudos foi possível observar que o exercício físico é um agente estressor. Sendo assim é imprescindível para o educador físico entender este fenômeno. Por isso, nesta questão cite e explique as três fases da Síndrome de Adaptação Geral (alarme, resistência e exaustão).

No estresse relacionado à atividade física, se ele for pequeno não há adaptação, já se ocorrer o oposto haverá um esgotamento e como consequência falta da adaptação. O organismo terá adaptações positivas de acordo com o “estresse” que sofrer. Sendo assim as três fases da Síndrome de Adaptação Geral, são:

- Reação de Alarme: Nesta fase mecanismos auxiliares são acionados pra proteger a vida ou o organismo, este processo causa certo desconforto. Esta fase é dividida em duas etapas: 1° Choque, que é a resposta inicial do organismo quando recebe um estimulo ao qual não este adaptado, provocando assim a diminuição da pressão arterial. 2° Contrachoque, nesta etapa a reação é oposta, ou seja, ocorrera o aumento da pressão arterial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com