TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

Por:   •  6/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

CAICKE RIBEIRO SOUZA BARCELLOS – RA 8025062

Educação Física Bacharel

PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

Prof. Clovis Claudino Bento

Claretiano – Centro Universitário

VITÓRIA

2017

Periodização do treinamento físico refere-se à manipulação das variáveis metodológicas do treinamento físico divididas em fases lógicas, e tem por objetivo realizar ajustes específicos para o aumento do desempenho físico e prevenir o excesso de treinamento (STONE et al, 2000).

O cliente do sexo masculino, 20 anos, ectomorfo, trabalha como modelo fotográfico e ao final de cinco meses será realizado um evento cujo qual ira participar, assim ele terá que apresentar um físico bonito, denso e simétrico.

O cliente alegou ter um corpo comum em relação aos demais modelos e queria se destacar, pois desejava seguir carreira como modelo fitness, então foi proposto a ele um plano que, quando concluído, iria alcançar o resultado esperado.

Teve-se como o objetivo desta preparação física, aumentar o nível de massa magra do individuo e reduzir a gordura corporal preservando ao máximo a massa muscular adquirida, para que não houvesse degradação excessiva.

O processo quatro etapas, sendo elas:

  • Testes Iniciais e Anamnese – 1° semana.
  • Preparação Geral (Etapa A) – 2° a 8° semana.
  • Preparação Especial (Etapa B) – 9° a 14° semana.
  • Competição (Etapa C) – 15° a 20° semana.
  • Finalização (Etapa A) – 20° semana.

[pic 1]

Foi iniciado com anamnese, para conhecer melhor o cliente, seu dia a dia, sua saúde e etc; seguido por adaptação anatômica, para adaptar progressivamente os músculos, os ligamentos, as articulações e o sistema ósseo para incrementar o aumento de cargas mais pesadas durante as fases posteriores de treinamento (BUCIOLI, 2016). A primeira fase então, se estendeu por uma semana e forneceu informações sobre a capacidade física, motora e psicológica do individuo, o que possibilitou melhorias no treinamento prescrito.

A partir da segunda semana, iniciou-se a etapa A, que foi seguida de 42 dias de treinamento intenso, com séries de exercícios menores, mas com aumento da carga, exigindo o máximo de sua capacidade muscular.

A etapa B iniciou-se na terceira semana, durante 36 dias permaneceu-se o treinamento intensivo, mas foram adicionados os treinos metabólicos através de superséries, para maior gasto calórico e “queima” de gordura, com foco em deixar os músculos mais aparentes.

Seguiu-se com a etapa C, que foram 30 dias de treinos totalmente metabólicos (superséries) e aeróbicos (corrida de intensidade baixa a moderada de 40 minutos), no horário oposto ao da prática da musculação onde houve redução da carga e do volume de exercícios, pois esta etapa teve maior preocupação com a redução da gordura corporal e manutenção da massa muscular.

Na 20° semana, sendo a semana das sessões fotográficas, será baseada nos treinos da Etapa A, para evidenciar o que foi conquistado durante toda a periodização, ou seja, músculos e definições, a fim de satisfazer as expectativas do cliente.

REFERÊNCIAS
BUCIOLI, S.A. Preparação física geral. Batatais: Claretiano, 2016.

STONE MH, POTTEIGER JA, PIERCE KC, PROULX HS, O’BRYANT HS, JOHNSON RL, et al. Comparison of the effects of three different weight-training programs on the one repetition maximum squat. J Strength Cond Res 2000;14:332-7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com