TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO: PORTFÓLIO CICLO 2

DISCIPLINA: PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

        

1- Sabemos que o Princípio Científico da Individualidade Biológica é de grande importância na elaboração do treinamento. Leia sobre este princípio e responda como você o aplicaria dando um exemplo prático em um programa de Preparação Física.

R: A individualidade Biológico possui seu principio cientifico, onde cada ser humano tem sua individualidade, excluindo então a possibilidade de existir dois seres humanos iguais. Sendo observado dessa maneira, envolvendo o condicionamento físico, notamos que se um grupamentos de alunos praticarem os mesmos exercícios, com o mesmo tempo de treino, frequência e intensidade, cada um obterá seus benefícios de maneira individual, existem algumas coisas que contribuem, exemplo: as capacidades, idades, gênero e as técnicas usadas nas execuções. Por isso, é de extrema importância que ao definirmos um treino para nossos alunos, devemos ter a ciência da individualidade de cada um, cada aluno terá suas respostas diferentes, por meio de segurança, pedir sempre um atestado médico, que comprove que o aluno é apto para se exercitar, tendo também em mente que tem que ser respeitada a faixa etária de idade, e se a caso o aluno possuir algum tipo de problema, buscar adaptações para adequar ao treinamento.

2- Ao conhecer o Princípio Científico da Adaptação estudamos alguns termos que descrevem o desgaste orgânico, cansaço, fadiga, sobre treinamento e exaustão. Leia no material essas definições e dê um exemplo prático de como é possível detectar cada uma dessas fases em nossos alunos ou em atletas

R:  Conseguimos notar em nossos alunos/atletas, quanto ao seu esforço, há percepção sobre a sua exaustão ou fadiga sobre o treinamento.

A evolução física de nossos alunos/atletas, tem que passar por uma entrega nos treinos, que envolvem o descanso que é importante também, para que o mesmo esteja apto e em condições para executar os treinos prescritos em busca do seu progresso.

3- No Princípio da Adaptação estudamos, ainda, a Síndrome Geral de Adaptação, em suas três fases: reação de alarme, fase de resistência ou adaptação e fase de exaustão. Explique com suas palavras (sem copiar do material) cada uma destas fases dando um exemplo de cada fase durante a Preparação Física

R: A fase de reação de alarme, é necessário uma combinação que ajuda a manter uma ação para que a reação não diminua, continuando ativa, pois é uma fase que carrega desconfortos, que se divide em duas partes, choque e contrachoque, que são responsáveis pela queda e pelo aumento da pressão sanguínea.

A fase de resistência ou adaptação, essa é preenchida pela dor e pelo jeito que o organismo age, buscando resistir a fase de tensão no inicio dos exercícios físicos, tendo então uma importância sobre o treino desportivo, pois é nela que ocorrem a ação especifica que o corpo usa de defesa.

A fase de exaustão, essas reações se espalham pelo motivo da saturação, esta é preenchida pela existência de colapso, uma fase de risco que pode gerar até um óbito.

4- Ao ler o Princípio Científico da Interdependência Volume – Intensidade nos deparamos com a seguinte citação: Quando empregamos esse princípio no alto nível, podemos afirmar que a escolha do volume e da intensidade estará sempre pautada em dois critérios: • A qualidade física preconizada (o que se pretende treinar). • O período de treinamento (em que fase do treinamento se encontra o atleta/aluno) (TUBINO, 2003 apud BUCIOLI, 2015 p. 53)  Retome a leitura deste princípio e explique a citação.

R: Em conjunto os volumes de treinamentos físicos e suas intensidades, tem relação um com o outro, pois é neles que possui uma proporção que tem sua proposição, isso é, quanto maior os volumes: repetições e séries, menor é a suas intensidades, que se referem a velocidade e aumento das cargas durante os treinamentos.

5- Findamos nossos estudos, sobre os Princípios Científicos conhecendo o Princípio da Saúde. Apesar de ser conceitualmente um princípio sucinto é imprescindível para a Preparação Física Geral. Diante disso, após estudar a teoria, como você colocaria este princípio em prática?

R: De forma natural, um treino físico deve ser apto, funcionando normalmente, existindo possibilidades que possa ser alternada. Pois as atividades físicas é um estilo de vida muito importante para a sociedade, pois visa o bem da saúde, servindo também como retardamento de doenças e evitando alguns tipos de lesões e fortalecendo a saúde de nossos ossos.

6- Ao estudar a primeira Unidade da obra “Preparação Física Geral”, tivemos a oportunidade de realizar uma atividade que nos coloca a descrever os diversos Princípios de Treinamento (Princípio da Individualidade Biológica. Princípio da Adaptação. Princípio da Sobrecarga. Princípio da Interdependência VolumeIntensidade. Princípio da Continuidade. Princípio da Variabilidade. Princípio da Saúde). Desta forma, notamos a integração e a importância de estudá-los em nossa formação profissional. Um dos princípios bastante discutidos é o Princípio da Adaptação, nos intriga ao pensarmos que um dos motivos do homem sobreviver é justamente a adaptação, assim, para que exista esta adaptação podemos dizer que "este princípio do Treinamento Esportivo está intimamente ligado ao fenômeno do estresse", ou seja, a quebra da homeostase. Desta forma, devido a importância de conhecer o fenômeno do estresse (ou dos fatores estressores) e da regulação da homeostase, explique os estresses físico, bioquímico e mental, dando um exemplo de cada um:

R: O estresse físico pode ser provocado por quaisquer agentes de natureza física, podendo ser desencadeado pela temperatura, pela umidade ou pelo esforço físico, por exemplo.

O estresse bioquímico é desencadeado por quaisquer agentes farmacológicos de natureza química, tais como analgésicos, anestésicos, calmantes, estimulantes, tóxicos, drogas em geral.

o estresse mental, que tem origem na mente e está relacionado a fatores como ansiedade, depressão, angústia, preocupações, ou por outros fatores oriundos do córtex cerebral (DANTAS, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com