TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preparação Física Geral

Por:   •  16/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

Portfólio 1 – 7ª semana de estudos

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina: Musculação e treinamento de forca, ministrado pelo professor Vitor Silva Carvalho.

Jonathan Amorim Rocha

R.A 8043194

Vitoria-ES

2017

O estresse é considerado um dos grandes males do século XXI. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ele atinge 90% da população mundial. No Brasil 70% da população sofre com esse mal. O estresse pode apresentar sintomas físicos, bioquímicos e mentais.

Com o dia a dia cada vez mais corrido e tantas atribuições, fica difícil não se estressar. O estresse pode ser caracterizado como o resultado da discrepância entre a demanda de uma situação e a habilidade do indivíduo de lidar com ela.

O estresse físico pode ser provocado por quaisquer agentes de natureza física, podendo ser desencadeado pela temperatura, pela umidade ou pelo esforço físico, por exemplo. Alguns sintomas provocados por esse estresse são; impaciência, tontura e tensão muscular. Estes sintomas podem se manifestar em indivíduos de todas as idades, e apesar de ser mais frequente nos adultos também podem se manifestar em crianças e adolescentes.

O estresse bioquímico é desencadeado por quaisquer agentes farmacológicos de natureza química, tais como analgésicos, anestésicos, calmantes, estimulantes, tóxicos, drogas em geral. Dantas (2003, p. 49) cita ainda outros fatores bioquímicos estressantes, como a insulina, que provoca hipoglicemia; ácidos e bases, que podem provocar acidose e alcalose, sucessivamente; hormônios que agem conforme suas características específicas; álcool, que provoca diversos efeitos, entre eles a vasodilatação geral; cigarro (fumo), que provoca alterações sobre os sistemas respiratório, circulatório e digestivo. Alguns efeitos causados por esse tipo de estresse são; impotência sexual, desmaios e alucinações.

O estresse mental, que tem origem na mente e está relacionado a fatores como ansiedade, depressão, angústia, preocupações, ou por outros fatores oriundos do córtex cerebral (DANTAS, 2003). Tubino (2003), concordando com Dantas (2003), expõe e relaciona as colocações referentes à estimulação dos diferentes fatores estressores no organismo, quando este é estimulado, e imediatamente aparecem mecanismos de resposta e compensação para equilibrar e suprir um aumento de necessidades fisiológicas. Podemos claramente notar a relação existente entre a adaptação dos diferentes estímulos oferecidos pelo treinamento e o fenômeno de estresse que este gera no organismo.

A Síndrome de Adaptação Geral (SAG) está dividida em três fases:

• 1ª Fase: Reação de alarme.

• 2ª Fase: Fase da resistência (adaptação).

• 3ª Fase: Fase da exaustão.

Descrita por Tubino (2003) e Dantas (2003), a fase de alarme ou fase de excitação é caracterizada pela mobilização de mecanismos que causam desconforto e que, para proteger a vida ou o organismo, o colocam em um “estado de alerta”. Esta fase pode ser subdividida em duas partes: o choque e o contrachoque, segundo Tubino (2003, p. 96).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (111.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com