TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preparação Física Geral

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

JOÃO EDUARDO COLAÇO DE ALMEIDA

PORTFÓLIO

                                                                

Centro Universitário Claretiano

Bacharelado em Educação Física

Preparação Física Geral

CURITIBA

              2019

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Preparação Física Geral

Tutor: Vitor Silva Carvalho

R.A.: 8023813

Aluno: João Eduardo Colaço de Almeida

Turma:

ATIVIDADE

  1. O Princípio Científico da Individualidade Biológica determina que cada ser humano é único, individual, afirmando que não é possível a duplicidade ou iguais.

Levando isso em conta, na área do condicionamento físico, sugere-se que se um grupo praticar a mesma atividade, no mesmo grau de intensidade, duração e frequência o organismo de cada um responderá de maneira diferente, levando em conta algumas particularidades como sexo, idade, familiaridade com o exercício ou capacidade máxima.

Sendo assim, antes de prepara um treinamento individualizado ou em grupo, deve-se atentar às particularidades de cada pessoa, realizando exames de avaliação prévia assim como a sua resposta ao treinamento. Qualquer atividade deve ter uma metodologia diferente tanto para crianças, adultos ou idosos.

  1. Uma forma de se identificar características como fadiga, cansaço, sobre treinamento e exaustão através da observação e comportamento dos alunos e atletas.

A base para a evolução é o treinamento aplicado de forma eficaz mas o descanso se faz imprescindível pois a recuperação é necessária para que o atleta esteja apto a desenvolver o treinamento nos dias que seguem.

  1. Reação de alarme:  nessa fase os mecanismos auxiliares são mobilizados para manter ativa para que a reação dela não se dissemine, ou seja, continue. Essa fase é marcada pelo desconforto e está dividida em duas partes choque (que é a resposta inicial do organismo a estímulos que ele não está adaptado como queda da pressão sanguínea) e contrachoque (que é o oposto do choque, por exemplo, nela ocorre um aumento da pressão sanguínea)

Fase de resistência ou adaptação: essa fase é marcada pela dor e pela ação do organismo resistindo ao agente estressante inicial (como uma atividade física). Ela é a mais importante para o treinamento desportivo porque é nela que ocorre o desenvolvimento dos canais específicos de defesa do corpo.

Fase da exaustão: nela as reações se disseminam por causa da saturação dos canais apropriados de defesa. Ela é marcada pela presença do colapso, podendo chegar até a morte.

REFERÊNCIAS

 Bucioli, Sérvio Antônio -  Preparação física geral – Batatais, SP : Claretiano, 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (373.4 Kb)   docx (74.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com