TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prescrição de Treino de Corrida

Por:   •  21/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário Unifavip Wyden

Bacharelado em Educação Física

Atividade Física Personalizada

Discente: Yasmim Nascimento Castanha (202051437391)

Análise: Aplicativos de smartphones e atividades físicas: contribuições e limitações

O artigo objetivou analisar o uso da tecnologia e dos smartphones na prática de atividades físicas na atualidade. Foram observados pontos positivos e também limitações quanto ao uso de tal ferramenta no cotidiano da população em geral.

Estudos apontaram que aplicativos contribuíam a reduzir fatores de risco à saúde, como o sedentarismo, doenças crônicas não transmissíveis, permitindo o uso de ferramentas estratégicas ao combate de tais fatores negativos. Alguns outros apps estimulam a prática de hábitos saudáveis. Profissionais de saúde também podem utilizar de aplicativos para acompanhar seus clientes/pacientes, avaliando sua rotina e aprimorando seu serviço.

Alguns pontos que podem representar limitações aos aplicativos também foram apontados vários fatores podem comprometer os resultados no seu uso como: ter um aparelho com acesso a plano de dados, a falta de revisão por
profissionais devidamente treinados, a necessidade de estar com
o smartphone na atividade (que pode ser inconveniente pelo tamanho, risco de molhar com água ou suor), a falta de embasamento em evidências ou teorias de mudanças de comportamentos, a imprecisão dos sensores do smartphones em relação a sensores específicos e as questões relacionadas à sincronização de alguns aplicativos, além de possíveis problemas técnicos ou mau funcionamento.

Os avanços tecnológicos têm sido vistos como grandes oportunidades, permitindo a adoção e combinação de diversas estratégias que têm apresentado resultados promissores. Contudo, é importante enfatizar que essa promoção das atividades físicas foi mais eficiente com intervenções que vão além de apenas disponibilizar os aplicativos. Por outro lado, cabe também atenção especial e alguns cuidados quanto a utilização desses recursos dos aplicativos, como imprecisões de alguns sensores, respeito a diretrizes disponíveis sobre atividades físicas, dentre outros aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com