TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Publica

Por:   •  15/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS EDUCATIVAS DO DOURO

[pic 1]

[pic 2]

Programa de Intervenção para a Prevenção e Tratamento do Excesso de Peso em Crianças[pic 3]

 

Saúde Pública e Atividade Física

Docente:  Pedro Forte

Discentes: Wenneslainy Araújo

[pic 4]


[pic 5][pic 6][pic 7]

Índice

Introdução:        3

Problema e o seu enquadramento:        4

Porquê que vamos avaliar:        5

Formas de Combater a Obesidade Nessa Faixa Etária:        5

Procedimentos a efetuar:        7

Problemas Associados a Longo Prazo:        8

Principais Responsáveis:        8

Métodos a utilizar:        9

Implementação do projeto:        10

Conclusão:        11

Referências Bibliográficas:        12

Introdução:

        A obesidade é uma doença com manifestação crescente a nível mundial, o que a torna um problema de saúde pública com impacto em todas as faixas etárias. A obesidade infantil assumiu especial interesse nos últimos anos, à medida que se tem presenciado no aumento da prevalência em grupos etários cada vez mais jovens e, ao início cada vez mais precoce das complicações relacionadas com o excesso de peso (diabetes tipo 2, síndrome metabólico, hipertensão, hiperlipidémia, asma, patologias ortopédicas, dermatológicas e problemas do foro psico-social).

        Julga-se igualmente que crianças com obesidade têm maior probabilidade de se tornarem adultos obesos e que os hábitos dietéticos iniciados nos primeiros anos de vida se tendem a manter no futuro.

        Em Portugal a prevalência de excesso de peso e obesidade em crianças entre os sete e os nove anos é de 31,5%, fazendo com que Portugal ocupe a segunda posição mais alta na lista de prevalência obesidade infantil na Europa. É reconhecido que a idade dos quatro a seis anos é um dos períodos mais críticos da instalação da obesidade. De acordo com dados do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES).

        Existe até então pouco conhecimento relativo ao estado nutricional da população infantil pré-escolar portuguesa, no entanto, um estudo realizado na cidade de Coimbra que incluiu crianças entre os três e os seis anos identificou 23,6% de crianças com excesso de peso, das quais 6,7% eram obesas7. Pelo facto de a idade pré-escolar ser um momento crucial para atuar preventivamente, é determinante o conhecimento do estado nutricional da população portuguesa nesta faixa etária e a identificação dos fatores de risco associados à obesidade.

        Por isso a criação desse programa de intervenção para Prevenção e Tratamento do Excesso de Peso em Crianças e de imensa importância, toda intenção deste projeto é, através dos resultados que será obtido pelas pesquisas nos questionários que irei fazer e de muita pertinência para o “combate” contra a obesidade infantil.

        Pretendo desta forma fazer com que os 31.5% de prevalência de excesso de peso e obesidade em crianças reduza o máximo possível, e trazer bem-estar e saúde para todas crianças.

Problema e o seu enquadramento:

        A obesidade é uma doença crónica multifatorial e a sua prevalência tem vindo a aumentar na infância e na adolescência de forma alarmante. Fatores fisiológicos, psicológicos, ambientais e culturais participam da complexa etiologia dessa doença. Assim uma forma simples e fácil de diagnosticar a obesidade infantil é utilizar o índice de massa corporal (IMC), onde o IMC = Peso (kg) / (Altura x Altura) (m).

        Em países mais desenvolvidos, a prevalência de excesso de peso é maior entre crianças com menores condições socioeconômicas. Entretanto, países em desenvolvimento têm prevalência de obesidade maior entre crianças com boas condições socioeconômicas. Assim, o excesso de peso pode acarretar hiperlipemia, hipertensão arterial, resistência à insulina, além de fatores psicológicos, como a exposição e discriminação social.

        Uma criança com excesso de peso na infância tem, pelo menos, duas vezes mais hipóteses de ser um adulto obeso quando comparada a indivíduos saudáveis. O excesso de peso é uma das maiores preocupações mundiais.

        Assim tenho como objetivo deste projeto de intervenção descrever as evidências sobre a prevenção e tratamento de obesidade em crianças. Mostrando assim as formas de combater a obesidade nesta faixa etária, e como agir e reagir à mesma.

        Ainda irei apresentar os principais responsáveis, passando por explicar quais são os problemas associados a longo prazo relativamente á obesidade infantil. Por último, irei descrever e ajudar a interpretar as medidas que devemos de implementar na nossa sociedade para diminuir a taxa de obesidade infantil.

  • Porquê que vamos avaliar:

        É bastante notória a drástica evolução da obesidade infantil em pleno século 21, onde boa e correta informação está disponível para a maioria e por vezes há distância de um clique.

        Devido à então atual situação da obesidade infantil, irei avaliar a própria situação, as razões que têm levado à crescente evolução, formas de prevenir o contínuo aumento, os problemas associados, como agir e reagir bem como os principais responsáveis.

  • Formas de Combater a Obesidade Nessa Faixa Etária:

        Como referido até agora a obesidade é uma doença crónica multifatorial que afeta todas as faixas etárias e tem vindo a aumentar nas faixas etárias mais novas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (793.7 Kb)   docx (851.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com