TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia da Educação

Por:   •  12/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

O autor Jesse de Souza em sua obra “A Ralé Brasileira”, retrata a invisibilidade da “ralé” no Brasil. A obra aborda a historia de duas crianças, que tinha uma vida simples, a mãe de Juninho não tinha um emprego formal, cuidava apenas dos afazeres domésticos, e seu pai era alcoólatra, gastava todo o dinheiro com bebida, já a mãe de Anderson possuía um emprego formal, embora ganhasse pouco. Juninho e Anderson estudavam, porém os estudos não eram suficientes, pois  a escola utilizava de métodos de seleção no qual Juninho e Anderson eram desfavorecidos, até mesmo professores excluíam e humilhavam eles, isso mostra o quanto a desigualdade influência na vida escolar.

Jessé traz uma importante reflexão, sobre a desigualdade presente no Brasil um problema que mesmo que venha sendo diminuída ao longo dos anos, ainda afeta de forma negativa a sociedade. Desigualdade social é um mal que afeta todo o mundo, em especial os países que ainda encontram-se em vias de desenvolvimento. A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres.

A falta de acesso a pratica esportiva no Brasil sofre influência de diversos fatores, como classe social, etnia, gênero, faixa etária e nível de escolaridade.  O Brasil é um dos países do mundo que a desigualdade social esta mais presente, e isso acarreta diversos problemas no funcionamento da sociedade. 

Infelizmente no Brasil mais da metade da população não praticam nenhum tipo de atividade física. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) 70% da população brasileira é sedentária.  

No âmbito de praticas de atividades físicas quem tem um poder aquisitivo maior tem mais oportunidades de praticar esportes, pois tem mais acesso a academias, clubes esportivos, crossfit, escolas de modalidades esportivas. Já pessoas com um menor poder aquisitivo, dificilmente terão acesso a essas atividades, ou seja, as condições socioeconômicas interferem no acesso à pratica de exercícios. Assim como a renda, a escolaridade esta associada a essa falta de acesso a atividade física. A baixa escolaridade esta associada com maior atividade física no trabalho e uma menor atividade física esportiva, o nível de escolaridade  pode ter impacto diferente sobre cada sexo, o sexo masculino em sua maioria pratica mais exercício, o maior nível de prática de atividade física esta associado com uma maior renda, maior escolaridade e gênero.

Com essa situação que encontramos no Brasil, é necessário pensar em uma política de promoção de atividade física, um maior incentivo nas escolas, criação de projetos voluntários para pessoas de baixa renda, espaços públicos adequados, promovendo, assim, uma maior expectativa e qualidade de vida para todos, tentando amenizar a desigualdade. É importante também que na formação dos educadores, futuros professores seja trabalhado um senso critico a cerca da problemática e buscar passam passar para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com