TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNTESE DO DOCUMENTÁRIO PÓDIO PARA TODOS

Por:   •  11/11/2021  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 2

SÍNTESE DO DOCUMENTÁRIO – PÓDIO PARA TODOS

        O atual documentário faz uma recordação histórica da vida do grande neurologista Dr. Ludwig Guttmann e de outras pessoas que tem algum tipo de deficiência. entrelaçando a essas histórias de luta e superação, está também a inclusão dessas pessoas no esporte de alto nível por intermédio dos Jogos Paralímpicos. Uma das frases introdutórias deste documentário é: “Nas olimpíadas são criados os heróis, mas é nas paraolimpíadas que se encontram os verdadeiros heróis”, essa frase não é desmerecer os atletas que disputam as olimpíadas, mas é uma mensagem para olharmos que existem outros atletas que realizam uma superação que vai além da exigida naturalmente pelo esporte de alto nível.

Visto que o polonês Dr. Guttmann era de família judaica teve grandes contratempos com a chegada dos nazistas no poder, pois neste período todos os judeus foram proibidos de praticar medicina e ele foi trabalhar no “Jewish Hospital”. Com os ataques contra os judeus de 9 de novembro de 1938, Guttmann, autorizou sua equipe a admitir o máximo de pessoas que fossem possíveis. No dia seguinte com a visita e fiscalização dos nazistas, ele inventou diagnóstico para os pacientes acolhidos e dentre os 64 admitidos ele salvou 60 de serem levados para a prisão ou de campos de concentração.

Em setembro de 1943, o Dr. Guttmann foi nomeado para o cargo de diretor-geral do primeiro Centro de Reabilitação para Pacientes com Lesões na Medula Espinhal, no Hospital de Stoke Mandeville. Como para ele era importante reabilitar esses pacientes e reintegrá-los à sociedade como indivíduos dignos e produtivos, começou a utilizar a prática de esportes é claro sem negar suas grandes limitações, mas utilizando de adaptações e proporcionou muitos resultados positivos.

Em 1960, os Jogos Internacionais Stoke Mandeville ganham o reconhecimento devido e foram realizados paralelamente com os Jogos Olímpicos de Verão oficiais em Roma. Em 1984 recebem a denominação de jogos paralímpicos e são realizados alguns dias após o término das olímpiadas. A mensagem que esses atletas transmitem é impactante e já transformou a forma de pensar de nações inteiras acerca das pessoas portadoras de deficiência de seus países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com