TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TABELA INDIVIDUAL

Por:   •  23/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

I) Relatório de estágio

1) Introdução

O estágio Curricular Obrigatório da disciplina é considerado de extrema importância para a formação de um bom profissional pois, com ele, se coloca em prática toda a teoria aprendida no decorrer dos anos acadêmicos. Para um bom aprendizado, deve-se cumprir 440 horas de estágio realizando-se no máximo 40 horas semanais.

O período de estágio mostra um pouco do que o futuro Médico Veterinário irá encarar no seu cotidiano, aprendendo a lidar com os obstáculos diários e conseguindo vencê-los.

O estágio foi realizado, em sua totalidade, no Hospital Veterinário Escola do Centro Universitário Barão de Mauá, na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, no período de 22/03/2021 a 16/06/2021, perfazendo 440 horas e tendo como orientador o Prof. Dr. Thiago Demarchi Munhoz.

A escolha do local de estágio foi baseada na qualidade do local, quantidade de pacientes diários, experiência dos profissionais, possibilitando um amplo campo de aprendizado com pessoas qualificadas e que estão sempre dispostas a ensinar, com amor e compreensão.

Este relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o período de estágio e apresentar tabelas para demonstrar os casos acompanhados.

2) Descrição do local de estágio

O hospital funciona para atendimento de novos casos de segunda à sexta-feira, das 7:30 às 17:30, com agendamentos de 4 (quatro) consultas a cada 2 (duas) horas: 7:30, 9:30, 13:30 e 16:30; além de receber emergências até as 17:30.

Conforme acontece a abertura das fichas, o Médico Veterinário responsável chama o animal e seu tutor para dar início ao atendimento.

O hospital veterinário conta com 5 salas reservadas para realização de procedimentos ambulatoriais e exames como ultrassonografia (realizado por uma ultrassonografista ambulante) e administração de vacinas, uma destinada para armazenamento de quimioterápicos, e uma reservada para atendimento de emergências, na qual há um carrinho com os principais fármacos e equipamentos usados nesses casos, como sondas, estetoscópio, termômetro, oxigênio, colchão aquecedor, máquina de tricotomia, agulhas e seringas.

O local também conta com uma sala cirúrgica bastante ampla, que possui 3 mesas, na qual em apenas 1 é realizado os procedimentos; aparelho de anestesia, oxigênio,1 armário com alguns dos materiais utilizados durante e após a cirurgia.

Fora essas salas, também tem outros 2 consultórios e 1 sala ampla com várias mesas para atendimento, sendo ele clínico ou para fluidoterapia ou administração de fármacos. Todas essas salas contam com uma mesa de computador, um computador, duas cadeiras, uma mesa de atendimento, uma pia utilizada como bancada de apoio com algodão, álcool, água oxigenada, iodo, pinça, sabonete e clorexidine.

          Dentro do hospital veterinário também tem uma sala para realização de exames de raio-x (conta com 1 aparelho), uma farmácia que possui 5 prateleiras, 2 computadores e 2 geladeiras para o armazenamento de fármacos e vacinas; e um laboratório completo com 1 computador, 2 microscópios, 1 centrífuga e 1 analisador de bioquímicos.

3)   Descrição das atividades desenvolvidas

Durante o período das 7:30 da manhã até as 17:30 horas, com um intervalo de 1 hora para almoço, as atividades consistiam em acompanhar os Médicos Veterinários Aprimorandos no atendimento a casos novos, incluindo emergências, e no atendimento aos retornos.

Quando permitido, e sob supervisão, a estagiária realizava anamnese e exame físico geral dos pacientes.

As anamneses eram feitas detalhadamente, abordando todos os sistemas corporais e sempre focando na queixa principal. A realização do exame físico sempre consistia em palpação de linfonodos, avaliação da coloração e hidratação das mucosas, avaliação do tugor cutâneo, aferição da temperatura retal e aferição das frequências cardíaca e respiratória e do tempo de preenchimento capilar (TPC).

Após a coleta de todos os  dados da anamnese e exame físico geral, a estagiária repassava as informações para o Médico Veterinário Aprimorando responsável, que após se dirigir ao animal e examiná-lo, discutia o caso e explicava passo a passo da conduta clínica e terapêutica a ser instituída para cada caso.

Quando necessário, sob supervisão de um Médico Veterinário Aprimorando, a estagiária podia realizar alguns procedimentos ambulatórias, tais como coleta de sangue, swabs otológico, raspado de pele e exame com lâmpada de Wood. A estagiária também era autorizada a auxiliar na realização de exames ultrassonográficos e radiográficos.

Além dessas atividades, a estagiária também levava as amostras coletadas para o laboratório e auxiliava na elaboração de encaminhamentos, receitas e pedidos de exames externos.

Durante o período de estágio foram acompanhados um total de 72 pacientes (tabela 1).

Tabela 1. Número de animais atendidos, divididos por espécie, durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária, na área Clínica Médica de Pequenos Animais, no Hospital Veterinário Barão de Mauá.

Espécie

Número de casos

Canina

63

Felina

9

TOTAL

72

6

Fonte: Dados coletados pelo autor.

Tabela 2. Exames complementares acompanhados durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária, na área Clínica Médica Pequenos Animais, no Hospital Veterinário Barão de Mauá.

Exames complementares

Felino

Canino

Total

Alanina aminotransferase (ALT)

0

42

42

Albumina

0

2

2

Citologia aspirativa por agula fina (CAAF)

0

6

6

Creatinina

6

42

48

Enema

0

1

1

Exame coproparasitológico

0

4

4

Exame radiográfico

0

8

8

Exame ultrassonográfico

0

14

14

Fosfatase Alcalina (FA)

0

3

3

Gama Glutamil Transferasa (GGT)

6

0

6

Hemograma

6

49

55

Imprint

0

7

7

Raspado de pele

0

6

6

Swab Otológico

0

8

8

Teste 4Dx

0

2

2

Teste de Schimmer

0

1

1

Tricograma

0

6

6

Total

18

201

219

Fonte: Dados coletados pelo autor.

Tabela 3. Casos atendidos durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária, na área Clínica Médica de Pequenos Animais, no Hospital Veterinário Barão de Mauá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com