TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TERMINOLOGIA DIRECIONAL ANATÔMICA

Por:   •  9/3/2019  •  Tese  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

Cinesiologia – Terminologias

SOROCABA – 2019

2

Guia para disciplina de Biomecânica

1 – TERMINOLOGIA DIRECIONAL ANATÔMICA

a) ANTERIOR – na frente ou na parte da frente. b) ANTERO-INFERIOR – na frente e embaixo. c) ANTERO-LATERAL – na frente e do lado, especificamente o lado de fora. d) ANTERO-MEDIAL - e) ANTERO-POSTERIOR – f) ANTERO-SUPERIOR – g) CONTRALATERAL – pertencendo ou relativo ao lado oposto. h) DISTAL – situado afastado do centro ou da linha mediana do corpo, o do ponto de origem. i) DORSAL – relativo ao dorso, posterior. j) INFERIOR – abaixo em relação a outra estrutura, caudal. k) IPSILATERAL – do mesmo lado. l) LATERAL – do lado ou ao lado, do lado de fora, mais longe do plano mediano ou mediossagital. m) MEDIAL – relativo ao meio ou centro, mais próximo do plano medial ou mediossagital. n) POSTERIOR – atrás, no dorso, ou traseiro. o) POSTERO-INFERIOR – atrás e embaixo, no dorso e embaixo. p) POSTERO-LATERAL – atrás e de um lado, especificamente o lado de fora. q) POSTERO-MEDIAL – atrás e no lado interno. r) POSTERO-SUPERIOR – situado atrás e na parte de cima. s) PRONO – o corpo deitado de face para baixo, deitado de bruços. t) PROXIMAL – mais perto do tronco ou do ponto de origem. u) SUPERIOR – acima em relação a outra estrutura, mais AL alto, cefálico. v) SUPINO – deitado de costas, posição do corpo com a face para cima. w) VENTRAL – relativo ao ventre ou abdome.

2 – PLANO DOS MOVIMENTOS

1) Plano ântero-posterior ou sagital – este plano Antero-posterior ou AP bisseciona o corpo da frente para trás, dividindo-o em metade simétrica direita e esquerda. 2) Plano lateral, coronal, longitudinal ou frontal – este plano também conhecido como plano frontal ou coronal, bisseciona o corpo lateralmente de lado a lado, dividindo-o em metade da frente e de trás. 3) Plano transversal ou horizontal – este plano transverso divide o corpo horizontalmente em metades superior e inferior.

3 – MOVIMENTOS NAS ARTICULAÇÕES GERAIS

? Abdução – movimento lateral afastando-se da linha mediana do tronco. ? Adução – movimento medialmente no sentido da linha mediana do tronco. ? Flexão – movimento de dobramento que resulta em uma diminuição do ângulo em uma articulação trazendo os ossos para mais perto. ? Extensão – movimento de retificação que resulta em um aumento do ângulo em uma articulação pelo movimento dos ossos afastando-se. ? Circundução – movimento circular de um membro em um aumento do ângulo, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução. ? Abdução diagonal – movimento por um membro através de um plano diagonal afastandose da linha mediana do corpo. ? Adução diagonal – movimento por um membro através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com