TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Educação

Por:   •  4/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  1.621 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade

Com base nas leituras indicadas até o momento, especialmente as Unidades 1 e 2 da obra “História e Teoria da Educação Física”, responda as duas questões a seguir, utilizando no máximo uma página. No final do relatório, cite a referência das obras consultadas segundo as Normas da ABNT.

1) Utilizando os conhecimentos históricos trabalhados na Unidade 1 do CRC, justifique a seguinte afirmativa: as práticas sociais da Educação Física são manifestações corporais socioculturais e não apenas gestos técnicos padronizados?

A disciplina de Educação Física é bastante ampla além de trabalhar a coordenação motora do individuo, ela trabalha toda a dimensão como exemplo podemos citar social e afetiva, cognitiva, noção de espaço etc. De acordo o material estudado sobre movimento do indivíduo seja ele natural ou específico logo observou que foram adquiridos ao longo do tempo, ou seja, da trajetória de cada indivíduo e que assim cada um expressa características baseadas na expressão cultural de cada região e país.

Neste contexto é perceptível que a cultura de cada um se expressa de um tipo próprio de movimento, sempre adaptado e assim vão se embasando ao longo evolução da história. A partir dos conhecimentos adquiridos as atividades físicas ao longo da história passaram por vários momentos como a formação integral do homem, atendia a questão militar e umas das funções era o desenvolvimento integral do corpo e da mente.

Nesse sentido, podemos afirmar que as práticas sociais da educação física são de cunho Sociocultural, pois, atualmente é visto como são desenvolvidas as habilidades corporais através das práticas desenvolvidas através de orientação espacial, socialização, equilíbrio, ritmo, lateralidade, socialização, noção de espaço dentre muitos exemplos que poderíamos citar.

2) Dentre as Práticas Sociais apresentadas na Unidade 2, descreva uma atividade motora/corporal para ser trabalhada com crianças de 9 a 10 anos, objetivando estimular o trabalho cooperativo e orientação espacial. Identifique a Prática Social da atividade descrita e local de sua aplicação (escola, clube, rua de lazer, praça pública, etc).

Brincar tem uma importância absurda nos processos de desenvolvimento humano. As brincadeiras de infância constituem o reflexo dos desafios da vida

adulta. E através das atividades recreativas que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que esta ao seu redor.

Assim irei sugerir brincadeiras que podem ser realizadas em clubes, escolas, praças públicas, quadras e nas ruas.

PEGA-PEGA

Brincadeira de corrida cujo terá um pegador para iniciar, quando o mesmo toca no outro participante ele automaticamente se torna pegador.

Objetivo: é tocar em alguém para transformá-lo em pegador. Quem for pego, pega.

ARRASTÃO

E um pega-pega, mas quem for pego deve segurar na mão do outro pegador e, juntos, deverão pegar os demais. Mas nenhum pegador pode se soltar das mãos dos companheiros.

Objetivo: formar uma grande corrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com