TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura física da escola

Relatório de pesquisa: A estrutura física da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  4.539 Palavras (19 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 19

UNIUBE

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

IRANI FERNANDES RAMALHO MOREIRA

2013

TEOFILO OTONI

3.0 Histórico da instituição

O município de Catuji foi emancipado em 27 de abril do ano de 1992. Antes era Distrito do Município de Itaipé que fica a uma distância aproximada de 30 quilômetros.

A partir da sua emancipação política, o município teve autonomia para buscar avanços em todas as áreas, especialmente na área educacional, pois enquanto distrito, só contava com o ensino fundamental. Ao término deste o aluno era obrigado a seguir para as cidades mais próximas como Caraí, Padre Paraíso ou Teófilo Otoni. Como se trata de uma população muito carente os alunos paravam de estudar no ensino fundamental, o que acarretou ao longo dos anos, um enorme prejuízo. Apenas em 1994 o ensino médio foi implantado no município, graças ao esforço do então prefeito Jânio Oliveira de Santana e da diretora da Escola Estadual Doutor Ciro Maciel, Sra. Marta Doerl Soares.

Escola Municipal do Ensino Fundamental de Catuji está localizada à Rua dos Esportes, s/nº - centro – Catuji-Mg. Funciona em dois turnos onde no turno matinal e vespertino do 1º ao 5º ano atendendo assim bem todos os alunos da zona urbana e zona rural. Possui uma média de 25 a trinta alunos por turma, totalizando uma media de 465 alunos, conta com o corpo docente com 22 professores com formação superior, um diretor escolar, dois coordenadores pedagógicos e professores eventuais com ênfase na recuperação dos alunos e uma nutricionista.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental busca construir uma educação que responda às necessidades do homem de hoje e uma organização capaz de criar condições necessárias para um caminho, atendendo as diferenças individuais, preparando o aluno para se colocar como sujeito do processo histórico.

A Escola trabalha em regime de Progressão Continuada no Ciclo Inicial de Alfabetização e Ciclo Complementar de Alfabetização, nos quatro anos finais do Ensino Fundamental. O regime de progressão é Parcial.

A matrícula dos alunos é efetuada a cada ano. As turmas são organizadas em cada fase e/ou séries respectivas, tendo como critério prioritário o atendimento aos alunos da zona rural, preferencialmente no 1º turno, devido o transporte escolar. A escola atende de forma a favorecer as atividades interdisciplinares e o estudo dos temas transversais, de modo a relacionar conteúdos de aprendizagem com a formação de valores sociais e éticos.

A avaliação é compreendida como parte integrante do processo pedagógico, com o objetivo de identificar os avanços e as necessidades de reorientação de resultados, sendo formativa, e nas séries finais ocorre à avaliação quantitativa e somatória de modo a permitir o acompanhamento constante de seu desempenho.

A escola adota um trabalho individual e coletivo visando favorecer o ensino/aprendizagem aos alunos que necessitam de acompanhamento específico para a superação das dificuldades diagnosticadas.

3.1. Estrutura física da instituição

A estrutura física da escola é adequada ao público, atendendo todas as normas exigidas pelo ministério da Educação. Os ambientes são amplos, bem arejados e ventilados, acesso para as crianças com necessidades especiais e conta com 08 (três) salas de aula com 25 (vinte e cinco) conjuntos escolares, 01 (uma) mesa com cadeira para o professor, quadro de giz, armário para guardar materiais, 03 mimeografo; 02 (dois) sanitário masculino, 02 (dois) sanitário feminino; 01 (um) sanitário para professores e demais servidores; 01 (uma) sala de professores com armários 01(uma) secretaria; 01 (uma) cantina com depósito para merenda escolar e utensílios, equipada com geladeira, fogão industrial, armário e pia; um bebedouro grande, local para higienização e escovação; pátio e quadra coberta.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental ainda não conta com uma biblioteca Pública Municipal Arauto Mateus que fica a aproximadamente 10 metros da escola e que possui um vasto acervo bibliográfico. O professor de educação física conta com equipamentos como bolas, cordas, peteca, brinquedos e materiais pedagógicos diversificados.

Na sala destinada ao uso dos professores fica a disposição papel chamex, alfabeto móvel, livros didáticos álcool, mimeógrafos, cartolinas, papéis diversos, TNT, EVA, lápis de cor, giz de cera, cola, tesouras, entre outros materiais necessários ao desenvolvimento das atividades docentes e a equipe diretiva busca sempre suprir as necessidades materiais, quando necessário.

3.2. Plano Político-Pedagógico/ Projeto Pedagógico da Escola/Instituição

O principio do Projeto político pedagógico da escola é preparar a criança para atuar na sociedade como um cidadão responsável e capaz de agir dentro do mercado de trabalho, caso seja necessário.

Todos os funcionários da escola estão envolvidos na construção do projeto pedagógico da Escola. Desde os serviçais, professores, toda a equipe de especialistas, gestores, alunos e comunidade.

Esta proposta é bastante atualizada e corresponde a expectativa da educação democrática e participativa que é proposta pela LDB, e de normas estabelecidas pela secretaria Estadual de Educação.

A escola trabalha com a proposta de avaliação com provas, mas também faz a recuperação paralela e formativa.

A Escola trabalha com os projetos elaborados pelos professores, visando o desenvolvimento social dos alunos, dando palestras sobre drogas, doenças venéreas, e meio ambientes. Ensinando aos alunos a desenvolverem ações de cidadania dentro e fora da escola. O fato da escola ainda esta se organizando, dificulta um pouco o entendimento do projeto, mas o projeto político da escola busca sempre o melhor para o aluno. De maneira a preservar toda a sua integridade física e mental e mais do que isso levar ao mesmo um desenvolvimento cada vez maior da sua capacidade intelectual. Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com