TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

Trabalho acadêmico: ESTRUTURA FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  2.322 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ANTONIO CARLOS DA SILVA

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR

UBERLÂNDIA-MG

2013

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO... 03

2- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO... 04

3 - ESTRUTURA FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA... 05

4-CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO... 06

5-ATIVIDADES DO ESTAGIO......07

6-CONSIDERAÇÕES FINAIS... 08

7- REFERÊNCIAS... 09

8 – ANEXOS... 10

INTRODUÇÃO

          O presente relatório refere-se a 100 horas de Estágio Supervisionado de Gestão Escolar, distribuídas entre estágio participação e análise em Instituição Escolar, pesquisa bibliográfica e atividades relativas organização, gestão e montagem de atividades extraclasse.

          O objetivo da realização do referido estágio foi adquirir conhecimentos com relação ao trabalho do pedagogo em uma instituição de ensino, suas funções e particularidades no processo ensino-aprendizagem.O mesmo foi de grande relevância para nossa formação, pois nos ofereceu subsídios e as duvidas que tínhamos antes da sua realização foram todas solucionadas

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Nome: Escola Municipal Eugênio Pimentel Arantes

Endereço: Rua Do Moinho nº 60 - Morumbi.

Uberlândia – Minas Gerais

Telefone: (34) 3216-6044

Diretora: Chang Cristina Guimarães Teodoro Débora Teodoro

Número de funcionários: 70

Número de alunos: Em média 750 nos dois períodos (matutino e vespertino)

Modalidade de ensino: Educação ensino fundamental (crianças de 6 a 10anos).

Horário de funcionamento:

Matutino: 7h às 11h25min.

Vespertino:13h 17h25min.

ESTRUTURA FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A estrutura física da escola é muito boa, as salas são amplas, com carteiras e cadeiras apropriadas, armário para guardar materiais e quadro negro. O material necessário para o andamento das aulas suficiente e adequado, sendo oferecido pela prefeitura no início do ano letivo. A equipe diretiva da escola procura sempre suprir as necessidades materiais da escola, participando ativamente do cotidiano e contribuindo para o bom andamento das salas, a equipe é formada pela: diretora, assistente de direção, ATP (assistente técnico pedagógico) e pedagoga comunitária. Existem várias dependências para realização de atividades tais como: quadra esportiva para prática de educação física, aparelhos de som, DVD, TVs, biblioteca, sala de educadores, salas administrativas, refeitórios, play ground, cozinha com todos os equipamentos e utensílios necessários e banheiros adaptados para as crianças normais e especiais. Também tem uma sala de atendimento para crianças com NEE, que funciona parcialmente com atividades especificas para crianças com necessidades especiais.

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

A clientela atendida pela escola é de alunos de famílias de classe média baixa bastante diversificada. A maioria dos alunos é de famílias de baixa renda, apresentando um alto índice de alcoolismo e drogas. Aumentando assim outros tipos de violência, como por exemplo, gravidez na adolescência, gerando novas formas de organização familiar.

Quanto às atitudes em sala de aula, os problemas são comuns como em todas as escolas, problemas de indisciplina, desrespeito entre colegas, desatenção e desinteresse, para tentar resolver estes problemas, a escola usa de todos os meios que dispõe, na grande maioria das vezes os problemas começam na família, pois parte dos alunos vivem em um meio violento, ou mesmo na falta de perspectiva para o futuro.

ATIVIDADES DO ESTAGIO

Durante período de estagio foi possível identificar o comprometimento de toda equipe pedagógica e todos demais profissionais envolvidos no ambiente escolar, demonstrando ser competentes e atentos as necessidades dos alunos, os professores e as pedagogas sempre predispostos a refletir e pesquisar as práticas de aprendizagem . As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas pude perceber claramente os objetivos de atender as proposta do PPP da escola no dia a dia. Referente à documentação e atribuições de professores e funcionários administrativos desempenham com competência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com