TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Candido A Estrutura Da Escola

Trabalho Universitário: Candido A Estrutura Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 1:

Célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos, pode ser classificada em dois tipos básicos: as procarióticas e as eucarióticas. A célula procariótica de maneira geral são pobres em membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pelo envoltório nuclear, conhecido por carioteca, seu material genético está disperso em seu citoplasma. A célula eucariótica é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e seu núcleo está envolvido pela carioteca, protegendo seu material genético.

QUESTÃO 2:

AS principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal são: a água, os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos, conhecidos por DNA e RNA. Suas funções metabólicas, são importantes para o funcionamento do organismo, elas são responsáveis para realizarmos funções simples, como respirar, correr ou praticar outra atividade física.

QUESTÃO 3:

A membrana plasmática envolve a célula separando o meio intracelular e o meio extracelular, controlando assim, a passagem de substâncias entre esses meios. Pode-se observar a presença de uma dupla camada de lipídios, tendo carboidratos ligados em sua face externa e proteínas inseridas na dupla camada formando canais importantes para o transporte de substâncias, essa organização é conhecida como “modelo mosaico fluido”, podemos dizer que a membrana é fluida, assimétrica e com permeabilidade seletiva, permite quais substâncias poderão entrar e sair das células. Os tipos de transporte são: passivo e ativo. no transporte passivo, não há gasto de energia, uma vez que a substância passa do meio mais concentrado para o menos concentrado. No transporte ativo há gasto energético para transportar a molécula contra o gradiente de concentração. O transporte ativo mais conhecido é a bomba de sódio e potássio, que é o meio de transporte de sódio para fora da célula e de potássio para dentro.

QUESTÃO 4:

A mitocôndria é uma organela que se encontra fora desse sistema de endomembranas, mas é essencial para o metabolismo celular, por ser responsável pela respiração celular,a partir da síntese ATP. A produção dessa energia ocorre a partir da retirada de substratos do alimento, como os lipídios e os carboidratos, além do oxigênio,que é conseguido por meio da respiração.

QUESTÃO 5:

O tecido epitelial é constituído, por células justapostas, quer dizer aderidas uma as outras, com pouco material extracelular entre elas. Existem dois tipos de epitélios: o epitélio de revestimento, sua função é revestir as superfícies externas e as cavidades corporais, como pele, cavidade bucal, tubo digestório Etc. o epitélio glandular, formado por célula com capacidade de secreção como glândulas salivares e as, sudoríparas; e o epitélio neuroepitélio, com capacidade de captar estímulos externos com luz, odor e gosto.

QUESTÃO 6:

O tecido conjuntivo é formado por vários tipos celulares separados por muito material extracelular ou matriz extracelular, que é composta pelas fibras colágenas e elásticas e por um gel semifluido, denominado substância fundamental amorfa . A principal célula do tecido conjuntivo é o fibroplasto , que tem a função de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com