TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das atividades de educação física

Por:   •  27/9/2015  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 2

   Bom a Educação Física na concepção desta lei, como uma disciplina é considerado a partir da visão biológica, pois considera apenas a formação motora, portanto a Educação Física vai além dessa dimensão, envolvendo também as dimensões cognitiva, social e afetiva, porém todas são importantes no processo de educação e formação do individuo, assim todas as dimensões devem ser trabalhadas no processo de ensino dentro do ambiente escolar.

    Essa facultatibilidade de participar nas aulas de Educação Física conforme a lei é aos trabalhadores, as pessoas com mais de trinta anos, ao militares e as mulheres com prole, independente do turno em que estudam, portanto a educação era analisada como uma atividade complementar ou extraclasse não estabelecendo como componentes curriculares necessário na formação integral do aluno, portanto a pratica de que as atividades realizadas nas aulas de educação física não precisavam ser pensadas ou refletidas, enfim  estes não passavam conhecimentos, pois eram voltadas ao exercício. Na minha concepção não era coerente porque todos os alunos precisavam aprender suas teorias e práticas da educação física para poder aprofundar seus conhecimentos, aperfeiçoando assim suas práticas. Pois estes itens causam interpretações equivocadas, colocando a educação física somente como uma atividade pratica onde promove cansaço, excluindo assim as pessoas com limitações físicas, o que é errado, pois na disciplina deve ter aulas teóricas em que todos podem participar. Existe também a questão de quem já trabalha, realizando uma atividade física, portanto este não precisaria participar das aulas, sendo que os objetivos da educação física não são somente a pratica mais o ensino de como o corpo se comporta no espaço e como podemos usá-lo ao máximo de maneira benéfica e prazerosa. Esta facultatibilidade, por exemplo, permite aos alunos burlarem a lei colocando atestados médicos para não realizar as aulas. Pois a facultabilidade às aulas, ainda aparenta estar fortemente atrelada à Educação Física escolar, principalmente se esta for pensada no âmbito do Ensino Médio, última etapa da Educação Básica, onde na qual, estudantes que já se inseriram em atividades físicas “desgastantes” podem requerer a dispensa das aulas, afinal, a Educação Física, agora, não teria mais serventia, pois caracterizaria uma jornada. É importante salientar que o Ensino Médio as aulas tem como objetivos gerais: aprimorar o educando como pessoa humana e prepará-lo basicamente para o trabalho e cidadania, evidenciando desse modo a Educação Física escolar como colaboradora do aprimoramento do educando como pessoa humana, como cidadão e não, apenas, com a preparação física de pessoas.
     A lei 10.793 deve ser alterada em seus incisos I ao VI, devem ser retirados, pois acredito que a educação física como disciplina curricular obrigatório deve ser realizada por todos onde cabe ao profissional proporcionar aos alunos aulas onde todos possam participar, independente de suas capacidades físicas. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com