TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sala de aula hoje: Perspectiva de como lecionar

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

A sala de aula hoje: perspectiva de como lecionar

Aluno: Júlio Cesar Silva

Introdução

No contexto educacional brasileiro temos inúmeras discussões sobre as estratégias de ensino do professor, tais discussões promovem um repensar sobre a metodologia do ensino do ambiente escolar e do meio onde o aluno esta inserido, e para que haja um ensino e uma aprendizagem significativa para professor/aluno, o professor deve ser um bom estrategista, procurando saber a cultura que o aluno carrega e sua visão de mundo, sendo um ser ativo no processo de aprendizagem.

Mas ainda temos, muitos professores trabalhando com o método tradicional, onde os alunos aprendem reproduzir o que o professor transmite em um processo de memorização, sendo uma aprendizagem sem muito sentido para os alunos. Sendo assim, na unidade 1, vimos que o professor deve saber adotar estratégias, que centralizam no aluno e no ensino, sabendo o ambiente onde seus alunos vivem. O professor deve estar em uma práxis constante, tendo reflexão e ação, assim melhorando cada vez mais o ensino.

Para ser um bom estrategista a sua criatividade, sua percepção aguçada, seu conhecimento e domínio do assunto e clareza de objetivos é muito importante para sempre trazer o novo e integrar todos alunos. O professor além de tudo tem que ser um desafiador, onde os alunos criem seus próprios pensamentos e também ensina o professor. Essa metodologia, esta voltada para o aprendizado do aluno, com base em suas ações mentais, que seria o conhecimento do aluno, o que ele esta levando como atitudinal que lhe acompanha pela vida toda em uma emancipação humana, transformando nossa sociedade.

Na unidade 2, vimos que a aprendizagem na face infantil se desenvolve com os pais da criança, onde aprendem o que pode e o que não podem ser feitos, depois a aprendizagem se complementa no meio onde ele esta inserido. Com sua entrada na rede escolar, ele vai aprender com os objetivos da escola, mas essa escola tem que procurar saber as culturas desse aluno e entende-las para assim estar contribuindo com sua aprendizagem.

Na unidade 3, vimos que a sala de aula, nos remete um espaço de aprendizagem, promovendo a integração contínua entre o aluno em si, e sua visão de mundo (meio externo). O professor aprende a conviver com o aluno, e o aluno aprende a conviver com o professor. O professor bem sucedido deve estar trazendo para dentro da sala de aula o conhecimento já vivido pelo aluno, em uma troca de aprendizagens, sendo que educar é um ato coletivo.

Na unidade 4, o texto nos remete um olhar crítico ampliado sobre as tradicionais avaliações, e nos mostra formas de se aplicar o novo com foco no aluno, onde ele aprende a aprender. A avaliação deve ser constante, mas cada aluno aprende em seu tempo, então devemos pegar no pé de cada aluno o acompanhando em uma avaliação formativa. A avaliação formativa, deve ser realizada diante do contexto social do aluno, sendo um aluno ativo nesse processo e o acompanhamento individual é muito importante para que todos possam evoluir.

Quando o aluno errar ou não aprender faz parte, então o professor deve procurar saber porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com