TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vivência da sala de aula na perspectiva dos alunos e professores

Por:   •  19/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.922 Palavras (16 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

01 INTRODUÇÃO.............................................................................................. 04

02 DESENVOLVIMENTO ................................................................................. 05

2.1 O espaço da sala de aula ............................................................................. 05

2.2 A vivência da sala de aula na perspectiva dos alunos e professores........... 07

2.3 Planejando o exercício da docência ............................................................. 08

2.4 Pensando a avaliação da docência ............................................................. 09

3 ENTREVISTAS ............................................................................................ 11

3.1 Entrevista com Professor ............................................................................. 11

3.2 Entrevista com aluno ................................................................................... 13

4 PLANO DE AULA ........................................................................................ 15

4.1 Plano de aula Educação Infantil ................................................................... 15

4.2 Plano de aula 1ª ou 2ª séries do ensino Fundamental ................................ 18

5 CONCLUSÃO .............................................................................................. 20

ANEXO A .............................................................................................................. 21

ANEXO B ............................................................................................................... 22

REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 23

1 INTRODUÇÃO

A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender. Promove o crescimento da criança em termos qualitativos e quantitativos, preparando-os para o exercício da cidadania e sua preparação nos aspectos humanos, culturais, políticos e sociais. Sabe-se que até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância. Ao longo do tempo vem percebendo que hoje o mundo todo está acordado para a importância da educação infantil. A estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Ela ajuda a desenvolver suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado. O estágio foi realizado na “Maria das Graças Sant’Ana Menário” no município de Guarapari, no período da manhã na sala da Professora Patrícia.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O espaço da sala de aula

O estágio supervisionado na Educação Infantil, ocorreu na E.M.E.I.E.F. Maria das Graças Sant’Ana Menário”, está situada à Av. Antônio Guimarães s/n, Bairro Itapebussu, Guarapari- ES, no turno matutino, nas turmas do Pré II.

Durante o período em que permaneci na escola, com as turmas acima observadas, foi possibilitando a execução de um trabalho de qualidade, e seriedade.

Para que haja um estágio qualificado, é fundamental uma observação e análise muito detalhada, onde nós estagiários temos que descrever/escrever o que ocorre durante o período em que estamos na escola. O registro, as anotações são essenciais para um relatório eficaz e significativo.

Na sala de aula os alunos estão organizados em grupos de 3 em 3 havendo rodízio onde os alunos mudam-se de lugares ao longo da semana. A sala é bem decorada, com cartazes contendo informações importantes como: Dias da semana, estações do ano, o alfabeto, os numerais e aniversário. Chamadinha entre outros... Existe também a exposição dos trabalhos dos alunos, que são mudados e/ou trocados ao final de cada semana, ou de acordo com as tarefas realizadas.

Quanto aos brinquedos existe uma caixa com brinquedos que são utilizadas coletivamente no horário do pátio e no horário do cantinho. Esses brinquedos são diversificados, ou seja, brinquedos industrializados como: bolas, bonecas, carrinhos, panelinhas, bonecos, etc. Mas também brinquedos feitos de garrafas pet, plástico, madeira, etc. Os brinquedos são utilizados coletivamente e todos podem brincar no horário permitido.

As crianças respeitam as regras da escola, pedindo para beber água, ir ao banheiro, fazer a fila para lanchar, lavar as mãos, sentam-se para executar as atividades, enfim, as crianças têm liberdade para participar, perguntar, pedir algo, porém respeitam as regras da própria escola e da professora.

O relacionamento da professora com os alunos, em todas as turmas observadas, é de respeito, carinho, e muita amizade. Os alunos têm liberdade para relatarem suas experiências, conhecimentos e suas informações.

Durante o estágio, observei que o professor e os alunos interagem de maneira carinhosa e há muito interesse por parte dos alunos e da professora em falar e ouvir.

Atividades desenvolvidas como, músicas, histórias, jogos, brincadeira, pintura, recorte e colagem, a professora explica, orienta, da as devidas instruções e os alunos executam de maneira participativa. Ao perceber algum desinteresse, indisciplina, falta de vontade, enfim, alguma atitude negativa por parte do aluno, a professora conversa, indaga para saber o motivo e posteriormente, envolve a criança na sua prática pedagógica.

Podemos perceber que as aulas são dinâmicas e bem diversificadas, existem horários para seguir, porém as atividades dadas em sala de aulas são bem diversificadas.

Ao introduzir um determinado conteúdo, a professora sempre utiliza uma metodologia diferenciada para enriquecer e aprimorar a atenção, a concentração, a experiência e a aprendizagem do aluno, como músicas brincadeiras, histórias, fantoches, conversas.

A turma é bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com