TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  2.045 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 AREA DE CONCENTRAÇÃO         3

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        3

3 OBJETIVOS        4

4 METODOLOGIA        4

REFERÊNCIAS        16


1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

   A atividade proposta será na Academia Equilíbrio Eireli. O tema do estágio é em relação o treinamento funcional, sendo estas as áreas de concentração em Cinesiologia e Biomecânica, haja vista que são as principais atividades desenvolvidas na academia em questão.

Afirma Santarem (2012) que sendo desenvolvidos, geralmente na prática, a maioria desses métodos não tem uma comprovação científica muito sólida, mas muitos deles já estão sendo investigados, alguns deles, investigados há mais de 50 anos. Um erro comum é acreditar que um método que é utilizado em um campeão, que trouxe sucesso para um praticante de alto rendimento, será adequado para um novato ou para um atleta amador.

Por outro lado e outro foco de atuação da academia, será observado o treinamento funcional. Este é responsável pelo trabalho com as especificidades ou, então, um trabalho mais geral em busca de qualidade de vida. Em termos específicos, pode auxiliar atletas em suas modalidades para melhorar seu desempenho. Por outro lado, pode promover o desenvolvimento para o aumento da performance diária das atividades mais rotineiras em praticantes não atletas.

O trabalho, portanto, inicia com uma contextualização sobre o treinamento funcional.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

   O treinamento funcional, a primeira questão a se pensar sobre o fundamento é sua especificidade de movimentos que antigamente já eram feitos intuitivamente.

Treinamento de força, desde movimentos simples, melhorar o equilíbrio até os mais complexos são funções da modalidade. Muitas pessoas pensam que funcional tem a ver com cordas navais, trabalho com bola grande, etc. Na verdade, se tem a ideia de se trabalhar com o peso do próprio corpo, movimentos básicos: levantar, puxar, agarrar, empurrar, são várias as formas de se trabalhar essas qualidades (BORIO, 2013).

O treinamento funcional tem o intuito de trabalhar as capacidades funcionais do corpo, ou seja, força, resistência, flexibilidade e outras demais capacidades que o ser humano tem, de modo a refletir isso no dia a dia, trazendo mais qualidade de vida e mais mobilidade (BORIO, 2013).

O treinamento funcional é uma modalidade muito ampla e muito inclusiva que pode servir para as pessoas que precisam melhorar dores ou mesmo para quem quer melhorar a performance no esporte, como futebol, surf, lutas, corrida, qualquer que seja. Ele se adéqua às necessidades individuais, melhorando os desequilíbrios, treinando todas as capacidades físicas, como força, resistência, velocidade, coordenação, equilíbrio, fazendo com que elas possam a cada momento do treino, gerar um desafio diferente que faz com que se melhore a condição física, melhorando não só a qualidade de vida, mas principalmente a consciência de movimentos, o que será transferido para o que se faz no dia a dia, seja voltado para uma atividade doméstica habitual do dia a dia ou até mesmo para alguma habilidade específica (BRESSAN, 2015).

O treinamento funcional tem sua ênfase no treinamento da região do core, que é a região central do corpo, onde se produz força, gera-se a aceleração e desaceleração para os movimentos e onde absorve-se os impactos e gera-se tudo o que é necessário para um bom movimento. Na medida em que se fortalece a região do core, também se está apto a fortalecer braços e pernas de forma mais integrada, diferente do contexto isolado ou muito dependente de máquinas. No treinamento funcional a principal máquina é o próprio corpo, é a ferramenta mais importante (BRESSAN, 2015).

3 OBJETIVOS

O estágio teve por objetivos proporcionar observações das práticas na academia. Os objetivos específicos foram: pesquisar na literatura os benefícios do treinamento funcional; observar aulas e ministrar aulas em uma academia; refletir sobre a vivência de estágio, compreendendo os atributos da experiência vivenciada na prática.

4 METODOLOGIA

As atividades realizadas no estágio serão demonstradas através dos planos de aula a seguir:

PLANOS DE AULA DE TREINAMENTO FUNCIONAL (TURMA 1)

Plano de aula 1

Data: 25/04/2018

Horário: 18:30-20:00

Nº de alunos: 5 Alunos

Tema da aula: treinamento funcional

Conteúdo: exercício para aumento do condicionamento físico

Objetivo: aumentar o condicionamento físico como um todo

Recursos materiais: equipamento da academia

Procedimentos: Marcar no lugar, rodar os braços, joelhos ao peito, flexão do tronco, calcanhares atrás, rotação do tronco, sentar e levantar, prancha braços estática, jumping jacks, ponte glúteos estática, flexão joelhos apoiados, saltar a corda, prancha antebraços estática, saltos laterais a um pé, alongamento.

Plano de aula 1

Data: 25/04/2018

Horário: 20:00-21:30

Nº de alunos: 5 Alunos

Tema da aula: treinamento funcional

Conteúdo: exercício para aumento do condicionamento físico

Objetivo: aumentar o condicionamento físico como um todo

Recursos materiais: equipamento da academia

Procedimentos: Marcar no lugar, rodar os braços, joelhos ao peito, flexão do tronco, calcanhares atrás, rotação do tronco, sentar e levantar, prancha braços estática, jumping jacks, ponte glúteos estática, flexão joelhos apoiados, saltar a corda, prancha antebraços estática, saltos laterais a um pé, alongamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com