TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética no Desporto

Por:   •  8/4/2017  •  Resenha  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Associação Educacional Dom Bosco

Curso de licenciatura de Educação Física

Políticas Públicas

Alunos: Anderson Machado André

Sumário

Conceitos de Ética        3

Fundamentação Prática        3

Conclusão        4

REFERÊNCIAS        5


Conceitos de Ética

Atualmente é comum confundirmos os termos ética e moral como sendo sinônimos, porém é importante ressaltar que ambos tratam de situações diferentes, apesar de serem complementares, a ética está inserida no comportamento humano, é a investigação sobre o que é bom e o que é mau, sobre o que é correto e o que é incorreto, sua abrangência vai além da atitude individual. Já a moral trata do comportamento real dos indivíduos, as suas atitudes diante de um conjunto de regras previamente estabelecido, ou seja, moral está diretamente relacionada ao comportamento humano.

A ética é conhecida como filosofia da moral por refletir sobre os valores morais, possui caráter universal, pois serve de base comportamental a todos os indivíduos, trata de normas conduta gerais. O maior desafio da ética é impor a universalidade dos princípios morais. O estudo da ética é dividido em três grandes momentos: Antiguidade Grega, influência do Cristianismo na Idade Média e questionamentos éticos da Modernidade.

A ética teve início na Grécia Antiga por meio do filósofo Sócrates através de questionamentos sobre o comportamento dos atenienses. Na época foram formuladas sucessivas perguntas para se chegar ao objetivo de desvendar um juízo universal capaz de identificar uma conduta como virtude. É importante destacar que os filósofos da Grécia Antiga defendiam que o propósito da vida ética se refletia na busca da felicidade, que somente seria alcançada através do comportamento virtuoso.

        O Cristianismo introduz no conceito de ética a vontade de Deus, ou seja, a virtude, em vez de ser agir em conformidade com a Natureza, passa a ser agir de acordo com a vontade de Deus. Outra alteração introduzida pela moral cristã é limitar a ação do indivíduo em razão da culpa originária, ou seja, o comportamento não aceito pela religião. O livre-arbítrio está diretamente relacionado à vontade do homem e a virtude é guiada pela vontade de Deus.

        A outra fase da ética é representada pela Modernidade que rompe com as ideias anteriores de uma ordem universal regendo a conduta humana, seja através da Natureza ou através da vontade de Deus. São as leis naturais, conhecidas pela razão, que conduzem ao comportamento ético, a ética está associada ao contínuo progresso científico, ao conhecimento.

Fundamentação Prática

        Apesar de ser crescente o interesse sobre a ética profissional em Educação Física são poucos os estudos disponíveis na área, situação que provoca muita dificuldade sobre o conhecimento da reflexão ética na profissão. É importante entender esses conceitos na aplicabilidade profissional, questionar o que deve ser considerado na conduta dos indivíduos e como normatizar essas atitudes. Trata-se de um assunto relativamente novo quando comparamos o surgimento dos códigos éticos das profissões em geral, porém atualmente esse assunto é amplamente difundido. A ética coletiva é documentada e apresentada através de princípios e normas de conduta cuja “função básica é pautar o comportamento dos profissionais em suas atividades de trabalho”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com