TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE SATISFAÇÃO E PERMANÊNCIA DE MULHERES COM SOBREPESO EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.735 Palavras (23 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 23

CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU

ANÁLISE DE SATISFAÇÃO E PERMANÊNCIA DE MULHERES COM SOBREPESO EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO

ERIVALDO BATISTA MOITINHO

Nº 32, TURMA 14106B

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PROFª. CARLA BARRETO SANTOS

PROFº. TIMÓTEO LEANDRO DE ARAÚJO

SÃO PAULO, 17 DE NOVEMBRO DE 2015

RESUMO CIENTÍFICO

Introdução: A adesão e permanência das pessoas nos programas de exercícios propostos pelas academias de musculação é um tópico que lança à luz uma miríade de nuances, que devem ser discutidas, tanto entre gestores quanto pelos profissionais da Educação Física.  Compreender os aspectos impeditivos para a prática regular e permanência nos programas das academias é condição sine qua non para combater o sedentarismo e o abandono nas academias. Objetivo: Analisar os motivos que causam satisfação e geram a permanência de mulheres com sobrepeso em programas de treinamento em academias de musculação na cidade de Arujá-SP. Método: Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, a amostra foi composta por 30 (trinta) indivíduos do sexo feminino, com faixa etária entre 20 e 40 anos, matriculadas em academias de musculação na cidade de Arujá (SP). As amostras são praticantes de musculação pelo período mínimo de seis meses e apresentam a classificação de sobrepeso (25a<30) do Índice de Massa Corporal (IMC). Responderam o Questionário de Satisfação e Permanência (QSP), elaborado pelo autor, composto por 10 questões objetivas de múltipla escolha, utilizando o Método de Pesquisa Survey. O questionário foi aplicado em duas academias de musculação na cidade de Arujá (SP). Resultados: Das respostas obtidas por meio do QSP, destacaram-se que 66,6% das amostras não fazem uso de suplementos alimentares. Observou-se também a grande confiança nos instrutores (63,3%). 70,0% das entrevistadas consideraram o aspecto social em relação aos demais frequentadores amigáveis, o que mostra o impacto direto à satisfação. Conclusão: Os dados obtidos mostraram a importância da figura do instrutor para esse público. As interações sociais também figuraram com relevância na satisfação das entrevistadas. A literatura carece de mais dados nos campos de satisfação/insatisfação dos praticantes de atividades físicas – Não somente na musculação, mas em todas as demais, visando a permanência e adesão aos programas de atividades físicas.

SUMÁRIO

I.

Introdução ....................................................................................

04

II.

Métodos .......................................................................................

09

2.1. Amostra ..................................................................................

09

2.2. Técnica de Coleta de Dados ..................................................

09

2.3. Análise de Dados ...................................................................

10

III.

Resultados e Discussão .............................................................

11

IV.

Conclusão ....................................................................................

18

V.

Referências Bibliográficas .........................................................

19

VI.

Anexos .........................................................................................

22

6.1. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ..................

22

6.2. Questionário .........................................................................

24

I. INTRODUÇÃO

Já são conhecidos através da literatura as agruras oriundas do sobrepeso, o impacto negativo causado pelo excesso de gordura corporal na população é um tema recorrente em diversas pesquisas e mobiliza os esforços de profissionais e cientistas ao redor do mundo. O sobrepeso é um item relevante no que se refere a diversas patologias como a hipertensão arterial, diabetes e tantas outras, somando-se também aos quadros genéticos, acarretam um efeito ainda mais nocivo. Como principal causador do estado de sobrepeso temos o sedentarismo – A falta de prática regular de atividades físicas – que atinge uma parcela preocupante da população. A regularidade de exercícios físicos mostrou-se benéfica para a melhora do perfil lipídico em mulheres sedentárias (MACHADO e POZZOBON, 2015), promovendo alterações fisiológicas positivas sobre o quadro de doenças cardiorrespiratórias. Devemos ter em mente que as alterações fisiológicas apresentam resultados a longo prazo, sendo uma alternativa positiva e não farmacológica para combater as alterações do perfil lipídico como mostraram NEVES et al. (2013).

O exercício físico é cada vez mais relacionado a saúde e qualidade de vida, pois não somente abrange os benefícios fisiológicos como também explora demais campos do bem-estar, como as capacidades psicológicas e sociais. ANDRADE et al. (2014) verificaram melhorias nas capacidades físicas funcionais e redução do quadro depressivo em pacientes com câncer de mama, mostrando o impacto positivo da prática de exercícios físicos sobre um diagnóstico tão adverso como o do câncer. Os aspectos psicológicos e afetivos oriundos da prática de atividade física devem ser exaltados no combate ao sedentarismo, mostrando opções agradáveis ao público, removendo os estigmas que relacionam o exercício ao sofrimento em prol da adesão e permanência do público nos programas de atividades físicas. A compreensão da relação exercício/prazer deve ser trazida à luz para os profissionais da Educação Física, gestores de centros de treinamento e finalmente para o público, pois saber o programa de treinamento mais agradável às pessoas pode ser a chave para o combate ao sedentarismo, CAMACHO et al. (2014) compararam prescrições de exercícios aeróbios diferentes, concluindo que o treinamento prescrito com base no VO2máx obteve respostas afetivas consideráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (409.8 Kb)   docx (103.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com