TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Competir ou Cooperar

Por:   •  5/9/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.364 Palavras (10 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Curso de Educação Física

Caio Zerbetti Mendes - RA: D1772-3

Caroline Kaoana - RA: D31DCB-0

Eliza Palmeira do Prado Silva - RA: D26023-5

Francesco da Silva Estevam - RA: N1363A-5

Gabriela Cecília de Campos Bernardo - RA: D4165C-6

Giovanna Deganello de Carvalho -RA: D422FJ-7

Guilherme Gonzalez - RA: C865II-6

Joyce Maria Ferreira da Silva - RA: D482DH-9

Taina Ferreira Rodrigues - RA: N1159H-9

Uziel Severino Rufino Filho - RA: D4165C-6

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS

“Competir ou Cooperar? A teoria dos jogos cooperativos e sua contribuição para a Educação Física Escolar”

RIBEIRÃO PRETO

2018

Caio Zerbetti Mendes - RA: D1772-3

Caroline Kaoana - RA: D31DCB-0

Eliza Palmeira do Prado Silva - RA: D26023-5

Francesco da Silva Estevam - RA: N1363A-5

Gabriela Cecília de Campos Bernardo - RA: D4165C-6

Giovanna Deganello de Carvalho -RA: D422FJ-7

Guilherme Gonzalez - RA: C865II-6

Joyce Maria Ferreira da Silva - RA: D482DH-9

Taina Ferreira Rodrigues - RA: N1159H-9

Uziel Severino Rufino Filho - RA: D4165C-6

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS APS - APS

“Competir ou Cooperar? A teoria dos jogos cooperativos e sua contribuição para a Educação Física Escolar”

Trabalho apresentado à Universidade Paulista UNIP, como parte integrante das Avaliações do Segundo Semestre de 2018.

Professora tutora: Izabele surian Cera Fillippini

RIBEIRÃO PRETO

2018

TEMA: “Competir ou Cooperar? A teoria dos jogos cooperativos e sua contribuição para a Educação Física Escolar”.

DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Educação Física no Ensino Fundamental, Didática específica, Futebol, Atletismo, Políticas Públicas.

OBJETIVO DO TRABALHO DE APS: O trabalho de APS tem por finalidade, oportuniza aos estudantes de educação física, reflexões e posicionamentos sobre temas pertinentes à profissão e às diversas áreas de atuação, atualizando conceitos e conhecimentos.

JUSTIFICATIVA: O tema “Competir ou Cooperar? A teoria dos jogos cooperativos e sua contribuição para a Educação Física Escolar” foi escolhido pois lida com a educação física escolar, que busca envolver as crianças em jogos e brincadeiras para ensinar o respeito ao colega, oponente e/ou adversário, levantando a questão “é importante vencer ou participar?

 INTRODUÇÃO

Os jogos cooperativos são jogos em que: um grupo de jogadores é instruído a demonstrar comportamento cooperativo; eles apresentam características de trabalho em equipe, e é a forma mais adequada de se trabalhar, visto que une os alunos que por vezes, em ambiente escolar tendem a se juntar em grupos, o que desfavorece a socialização; e os jogos competitivos, por sua vez, tendem a incentivar o instinto de vitória, o que não deve ser buscado em Educação Física, porque a competitividade pode acarretar problemas entre alunos, o que incentiva que se mostrem melhores uns que os outros e queiram se destacar em relação à turma, saindo do objetivo de melhora coletiva.

Quando o professor apresenta a uma turma um jogo cooperativo, mostra-lhes que devem decidir sempre de comum acordo, e que devem ajudar uns aos outros a conquistar o objetivo. Também é importante que diga que em jogos é comum ganhar, perder ou até mesmo empatar e que o objetivo central de se aplicar os jogos cooperativos é que aprendam a trabalhar em equipe, ajudando o próximo, o que pode servir futuramente em todos os lugares que frequentarão o que lhes proporciona um senso de justiça mais apurado do que aquelas crianças que só foram oportunizadas com jogos competitivos.

O ato de cooperar está presente no dia-a-dia em todos os locais que frequentamos: as filas no supermercado, nas lojas, a ajuda que se oferece nas ruas, para que um idoso possa atravessar a rua, dar lugar a pessoas com deficiência no ônibus, etc., tornando cada vez mais importante que utilizemos destes exemplos no momento de elaborar as aulas, tentando mostrar aos alunos que as ações feitas em jogos serão repercutidas mais tarde em sociedade.

        O presente tema “Competir ou Cooperar? A teoria dos jogos cooperativos e sua contribuição para a Educação Física Escolar” são atrativas, pois lida com a educação escolar e a construção de caráter social dentro da escola, visto que busca uma solução para esta pergunta: Competir ou cooperar? Tentando mostrar que a competição é necessária, para que o indivíduo sinta uma melhora em suas capacidades, mas que cooperar é melhor, pois incentiva que as melhoras nas capacidades não sejam apenas individuais, mas sim coletivas. Abrangendo não só a si mesmo, mas também os colegas, injetando no aluno caráter social e coletivo, a fim de que possa melhor representar o contexto em que está inserido perante a sociedade.

DESENVOLVIMENTO

Em tudo que vemos como criança e adultos, há uma competição. O que não vemos de muito claro ė a importância da equipe de tão focados que estamos na mesma. Por isso, ė fácil ver a não cooperação de muitos indivíduos em suas equipes, pois eles não conseguem enxergar a importância da cooperação e acabam criando uma barreira e a acabam se tornando individuais. Por isso os jogos cooperativos têm como sua principal característica à integração de todos participantes para se cumprir determinado objetivo utilizando a cooperação.

O jogo cooperativo tem objetivo é comum entre as pessoas, possui uma visão para todos, contém descontração, solidariedade, compartilhamento e no final a vitória é para todos, e requer estratégias onde cooperar é muito importante para que objetivo seja alcançado, assim o indivíduo consegue perceber que todos são importantes para alcançar determinados objetivos, não priorizando habilidades ou performance anteriores (THOMAZ; SILVA, 2006).

Para Brotto (1999) o ser humano necessita aperfeiçoar suas habilidades de se relacionar e aprender a viver uns com os outros ao invés de um contra os outros. Sendo assim, o contrário do competitivo, o cooperativo traz pontos positivos para a sociedade como ética, cidadania, compartilhar, união, entre outras benfeitorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com