TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APTIDÃO FÍSICA RELACIOADA A SAÚDE EM ADOLESCENTES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Por:   •  10/2/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 9

APTIDÃO FÍSICA RELACIOADA A SAÚDE EM ADOLESCENTES: UMA REVISÃO DE LITERATURA[pic 1]

Agamenon Dias de Oliveira Júnior¹

Carolina Landim Gomes

Fabrícia de Sousa Leite

Dyonn Kerlon de Sá Correia Lima

Tutor Externo: Jeferson de Souza Lima ²

        [pic 2]

RESUMO

Introdução: A Aptidão Física Relacionada à Saúde (AFRS) torna-se uma variável de suma importância para manter níveis de saúde de um indivíduo. Metodologia: Inicialmente foi determinado um tema e a questão problema a ser pesquisada, onde em seguida iniciou-se a busca de dados. Após a seleção dos estudos, foi realizado uma avaliação crítica, sendo essa fundamental para obter uma validade interna da revisão, para apresentar a confiabilidade das conclusões da revisão.

Em sua totalidade foram utilizados cerca de 22 artigos, onde as buscas por eles foram realizadas nas bases de dados eletrônicas. Resultados: A mesma esclareceu com dados que, apesar de se tratar de uma variável de suma importância para o ser humano, principalmente na adolescência, não é tão levada a sério pela classe, e cada dia mais os números crescem de adolescentes que não se adéquam à uma estatística mínima quando se tratada de saúde pública e individual e mudança do seu estilo de vida. Conclusão: é cada vez mais importante buscar ações junto ao poder público, que evidenciem e esclareçam esses índices positivos, principalmente deixar claro aos adolescentes, que é a população chave desta revisão, os índices positivos e, principalmente, os negativos que diariamente só tendem a crescer.

[pic 3]

Palavras-chave: Aptidão física. Adolescentes. Saúde.

         

[pic 4]

1. INTRODUÇÃO

A Aptidão Física Relacionada à Saúde (AFRS) torna-se uma variável de suma importância para manter níveis de saúde de um indivíduo, bem como, os seus componentes vêm contribuir de forma significativa para prevenção e manutenção de doenças ou incapacidades já presentes. Estudos apontam que a prevalência de doenças de origem hipocinética está em maiores índices, e dentre as principais disfunções encontram-se a obesidade, hipertensão arterial e diabetes tipo I e II (SOUZA et al., 2019)

Conceituada a Aptidão Física Relacionada à Saúde (AFRS) por Pereira et al., (2014) como a realização de atividades físicas que utilizem grande capacidade energética do corpo de um indivíduo, adquiridas e aperfeiçoadas por ele durante a pratica diária como um todo.  No que tange a AFRS e os seus componentes estão: Força e Resistência Muscular (FRM); Composição Corporal e Flexibilidade e a Capacidade Cardiorrespiratória. Essas variáveis apresentam claramente um raio-x de como encontra-se a saúde de determinado individuo, e mostram nortes para a melhora dos níveis. (PETROSKI et al., 2011)

[pic 5][pic 6]

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 APTIDÃO FÍSICA

Araújo & Araújo (2000) nos apresenta um conceito relacionado a aptidão física, onde definem como movimentos dinâmicos que proporcionem o gasto energético alto, e seja além das tarefas realizadas diariamente, esses movimentos não devem levar a fatiga muscular em excesso, mas de certa forma são ideais para a melhora da qualidade de vida da população, diminuindo a estatística de pessoas acometidas por doenças hipocinéticas e outras comorbidades. (NOGUEIRA & PEREIRA 2014).

A AFRS encontra-se diretamente ligada a atividade física, pois é necessário que um indivíduo possua uma qualidade física boa para a realização das funções individuais diárias. Uma simples atitude e adesão há hábitos saudáveis já traz benefícios satisfatórios, e mantém em harmonia as capacidades mentais e metabólicas.    

2.2 SEDENTARISMO

Sardinha e Magalhães (2012) nos definem o sedentarismo como atividades que são realizadas com menor gasto energético e que, na maioria das vezes, elas são executadas em posição sentada ou deitada, e predominam este estilo em sua forma diária.

CHRISTOFOLETTI (2015) em seus achados nos apresenta uma classificação básica de como estão caracterizados os indivíduos sedentários. Para ser considerado deste grupo dos inativos, é necessário que as atividades realizadas semanalmente tenham um gasto menor de 500 quilocalorias, em atividades como: serviços domésticos, transporte e lazer.

2.3 ADOLESCENCIA

Segundo o Dicionário Aurélio (2018), a adolescência tem em sua característica uma passagem pela juventude e que começa após a puberdade. A mesma está marcada por números altíssimos de obesidade e as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). (NOGUEIRA & PEREIRA 2014).

Petroski (2011) em suas pesquisas nos esclarece que os principais responsáveis por esse número alarmante e que cresce diariamente são os avanços científicos, a tecnologia, o crescimento das cidades e redução de espaços nas cidades. Embora de um lado favoreça melhoras no acesso, facilidade e comodidade, esses avanços diariamente reduzem a adesão a estilos de vida mais saudáveis, o envolvimento com esportes, e cada vez mais diminuindo os níveis da AFRS em adolescentes.

[pic 7]

[pic 8]

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 TIPO DE ESTUDO

Trata-se de um estudo de uma revisão sistemática de literatura, e que tem como intuito buscar um maior aprofundamento no tema em questão, em como proporcionar uma breve atualização na área estudada.

A revisão sistemática é um método utilizado para responder a uma pergunta específica sobre um determinado problema. É um método rigoroso de todas as pesquisas relacionadas a essa questão, diagnósticos e prognósticos de um problema de saúde, mas comumente envolve a eficácia de uma intervenção. (ERCOLE ET AL., 2014)

3.2 ESTRATEGIA DE BUSCA DE ARTIGOS

Inicialmente foi determinado um tema e a questão problema a ser pesquisada, onde em seguida iniciou-se a busca de dados. Após a seleção dos estudos, foi realizado uma avaliação crítica, sendo essa fundamental para obter uma validade interna da revisão, para apresentar a confiabilidade das conclusões da revisão.

Em sua totalidade foram utilizados cerca de 22 artigos, onde a busca por eles foram realizadas nas bases de dados eletrônicas Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Google Acadêmico e BVS (Biblioteca Virtual de Saúde). No período de dezembro de 2020. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com