TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES DE LUTAS COMO ALIADA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

Por:   •  17/7/2020  •  Artigo  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 10

LEANDRO RICCIONI SAMMARCO

[pic 1]

[pic 2]

As ATIVIDADES de LUTAs COMO ALIADa NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        12

REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

O ensino das lutas na infância é de extrema importância tanto no desenvolvimento físico como psicossocial da criança para uma formação integral, assim uma aula de lutas bem preparada, contribui tanto no desenvolvimento motor quanto no desenvolvimento psicológico, emocional e social, formando um ser humano apto a enfrentar situações e problemas durante o processo de desenvolvimento e amadurecimento emocional.

O luta como ferramenta de ensino, apresenta grande impacto no comportamento das crianças, pois algumas situações, apresentam condições para que sejam desenvolvidas forças físicas e de caráter como autoconfiança,  disciplina, respeito às regras e a integração social.

O presente trabalho apresenta uma opção para o desenvolvimento global infantil, pois esta prática, além de desenvolver as capacidades físicas, auxilia a criança na sua relação consigo e com o próximo e ainda e com o mundo, ao propiciar elementos que visam à socialização, a competitividade, a disciplina e o respeito, característicos de sua tradição e filosofia, tornam as lutas um componente fundamental para o desenvolvimento infantil, pois a sua variedade de elementos e movimentos, muitas vezes diferentes daqueles conhecidos pela criança, a proximidade com o novo, além de ser desafiador para a criança, despertando o prazer no encontro com o desconhecido, ainda o contato com outras culturas, diferentes da qual ele está inserido, aumentando o seu conhecimento de mundo.

Sendo uma modalidade de luta, o Jiu-Jitsu, proporciona uma experiência lúdica e um novo conhecimento que fazem parte da cultura corporal e do movimento humano, por isso necessitam ser incentivadas desde a infância.

A prática da luta sempre esteve presente na vida do ser humano, não só na questão de sua sobrevivência, mas também como atividade física de lazer e competição. Contribuindo diretamente para o desenvolvimento integral do ser humano, pois qualquer modalidade de luta apresenta regras e condições para a sua aplicação.

O uso pedagógico da prática de lutas em específico do Jiu-Jitsu, tem o potencial de  incentivar o trabalho em grupo, a união entre os alunos e o respeito entre os colegas na atividade física escolar, o autoconhecimento, como também a ludicidade e o desenvolvimento motor, contribuindo ainda com o domínio da agressividade, pois direciona suas energias de forma saudável à cooperação e à socialização, criando um bem-estar para todos.

1.1 O PROBLEMA

Quais os efeitos da pratica de lutas no desenvolvimento da criança? 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar, por meio da revisão da literatura, os aspectos da pratica das lutas no desenvolvimento infantil da criança em idade escolar.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Descrever os principais aspectos a serem abordados no desenvolvimento infantil;
  • Relacionar a pratica das lutas e seus benefícios aos aspectos do desenvolvimento infantil;
  • Relatar a aplicação lúdica de lutas no processo do desenvolvimento infantil em idade escolar.

3 JUSTIFICATIVA

Crianças são seres cheias de energia e adoram práticas as quais possam mexer o corpo. Dentro do quadro de atividades de educação física infantil está incluso o ensino de lutas como ferramenta para essa educação.

Através desta revisão, pretende-se demonstrar os benefícios de sua prática no desenvolvimento infantil, solucionando as questões propostas pelo autor deste trabalho. Revisar o desenvolvimento fisiológico e comportamental infantil, discutir a pratica de lutas e ponto de vista das crianças e pais quanto a essa modalidade esportiva. Nesta perspectiva, pretende-se verificar as contribuições das lutas como aliada ao desenvolvimento no contexto fisiológico e social, observando as alterações físicas e comportamentais tanto no ambiente social comum e no escolar de forma efetiva na construção psicossocial e na formação do caráter da criança e do futuro cidadão.

 Conforme exposto os argumentos, traremos dados sobre o desenvolvimento e aprendizagem infantil em idade escolar com os seguintes aspectos do desenvolvimento psicomotor, das áreas psicossociais e afetivas, emocional e moral, também a ludicidade e a interação da criança com a luta, e o cuidado com o desenvolvimento infantil da criança na fase escolar.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo a
Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação e Cultura MEC (1998), as Lutas são disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário, com essa definição, a luta e pode ser empregada no desenvolvimento infantil na fase escolar.

O estudo de Lutas é amplo sendo denominado como cultura corporal, o homem incorpora sua cultura corporal dispondo sua intencionalidade do conceito produzido pela consciência corporal, assim suas atividades assumem diferentes sentidos dependendo da realidade de cada um, do seu cotidiano, das relações pessoais e perspectivas. (NUNES; COUTO, 2013).

Com esse contexto, trabalhar lutas da perspectiva da ludicidade pode gerar maior aproveitamento no desenvolvimento infantil, e pode ser usado como uma ponte entre o prazer da brincadeira e a seriedade da prática da luta, favorecendo o aprimoramento corporal e a aprendizagem. (BARBOSA, 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com