TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIVERSIDADES CULTURAIS

Por:   •  1/11/2021  •  Dissertação  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA - EDUCAÇÃO FÍSICA

ELVIS SANTOS SANTANA

202101320379

DIVERSIDADES CULTURAIS

BRASÍLIA, DF, 30 OUTUBRO DE 2021

Introdução

1 - Como trabalho proposto temos que realizar uma análise de uma charge colocada em questão na prova INEP-ENADE, de 2017, seguindo-se de uma breve discussão sobre a importância do conhecimento prévio do aluno para o processo de ensino e aprendizagem, tendo como base o texto disponível na página do Educação Pública/ Conhecimentos prévios dos discentes: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem baseado em projetos.

2 - Imagine que a professora da charge faltou ao trabalho hoje e você foi solicitado para assumir a turma e continuar o trabalho do conteúdo que essa professora está ministrando na charge. Pense em como faria essa aula e responda:

a) Quais atividades faria com os alunos?

b) Como os avaliaria?

c) Como responderia as considerações realizadas pelos alunos, no quadro 2 da charge?

1- Na charge apresenta uma conversa entre a professora e os alunos dentro de uma sala de aula. Logo, a professora poderia utilizar o conhecimento dos alunos sobre aquele assunto e aplicá-las nas atividades em sala de aula. Com relação ao conhecimento prévio, vemos claramente que Marina e Raimundo estava por dentro do assunto que a professora passava para seus alunos, inclusive eles ficaram animados por poder contribuir e debater sobre o assunto. Infelizmente a professora não deu continuidade ao que os alunos disseram, fazendo isso ela estaria agregando conhecimento a todos da sala de aula pois o conhecimento prévio abordado em sala de aula estimularia mais interesse nos alunos, tendo em vista o debate sobre o assunto que os alunos já sabem podendo assim gerar conhecimento a todos.

2- a) Faria um debate com as demais crianças após apresentar vídeos curtos com um pouco da cultura de cada lugar trazendo para eles a oportunidade de conhecer as regiões em questão e traria também imagens de mapas. Eu acho muito interessante o trabalho em equipe; então dividiria em grupos composto de quatro a cinco crianças com objetivo de fazer uma pequena demonstração dessas regiões com comidas típicas e danças etc.

b) Avaliaria a apresentação de cada grupo, depois faria uma prova oral com perguntas sobre o assunto de cada grupo. Depois cada grupo ficaria responsável por fazer um poema ou poesia sobre a cultura de cada região abordada.

c) Na charge, vemos no quadro 2, que Raimundo a Marina se manifestaram, queriam falar sobre as regiões porque eles conheciam, eles vieram de lá. No mesmo instante, falaria sim. Orientaria os alunos a fazer uma roda, juntava todas as crianças e chamaria Marina e Raimundo até a frente para que a gente apresentasse as culturas da região, para os que não conhecem esses lugares. Infelizmente a professora não conduziu a discussão de forma correta. Os professores devem saber como vão falar, e deixar os alunos participarem é importante para o conhecimento de todos. Pois é essencial que os professores utilizem ferramentas que despertem curiosidades nos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com