TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INFORMAÇÕES GERAIS

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.819 Palavras (36 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 36

  1. INFORMAÇÕES GERAIS

I - ESTAGIÁRIO(A)

NOME: Karine Oliveira da Silva

RA: 2842245

CURSO: Licenciatura em Educação Física

INSTITUIÇÃO: Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS

DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I

DOCENTE RESPONSÁVEL: Rodrigo Rodrigues Menegon

II - LOCAL DO ESTÁGIO

UNIDADE ESCOLAR: CEI Maria Aparecida do Nascimento Castro

ENDEREÇO: Rua Darci Pio  nº 631

BAIRRO: Santos Dumont

CIDADE: Três Lagoas

ESTADO: MS

CEP: 79620-010

TELEFONE: 67 3929-1471 

DIRETOR(A): Aroldo Antônio da Silva

III – ESTÁGIO NA UNIDADE ESCOLAR

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 01/09/2016 a 07/10/2016

Anos: MIIIE, MIIIF, PIIE, PIIF, PIIG

PERÍODO: Vespertino

N° ALUNOS: 92

SUPERVISOR(A): Cristiane da Silva Delgado

IV – CARGA HORÁRIA CUMPRIDA

OBSERVAÇÃO AMBIENTE ESCOLAR: 10 horas

OBSERVAÇÃO: 25 horas

AUXÍLIO A DOCÊNCIA / INTERVENÇÃO: 15 horas

PLANEJAMENTO: 10 horas

DOCÊNCIA / REGÊNCIA: 30 horas

REGISTROS: 10 horas


  1. RELATOS DE EXPERIÊNCIA

  1. OBSERVAÇÃO GERAL

O Centro de Educação Infantil Maria Aparecida do Nascimento Castro, esta situada na Rua Darci Pio n° 631, Santos Dumont – Três Lagoas/MS. Atendendo crianças de 3 á 5 anos (MII ao PII) de todo o bairro e proximidades, no período matutino e vespertino.

A escola possui um espaço amplo, contemplando todos os aspectos necessários para os níveis de ensino. Contendo 13 salas de aula, 1 secretaria, 1 coordenação, 1 direção, 1 sala dos professores, 1 refeitório, 1 banheiro feminino, 1 banheiro masculino, 1 sala de vídeo, 1 sala de leitura, 1 sala de matérias desportivos. Para contemplar esse ambiente tem em torno de 73 funcionários trabalhando, sendo 16 Professores, 2 diretores e 2 coordenadores efetivos e os demais contratados. O numero de alunos matriculados nos dois períodos, gira em torno de 440 crianças.

Em relação aos recursos audiovisuais, a equipe gestora consegue contemplar bem o ambiente, 1 TV, 1 DVD, 1 caixa de som, ajudando assim no desenvolvimento dos alunos, para poder usufruir destes matérias é necessário que o professor faça um agendamento.

A escola costuma organizar eventos, festival de leituras, festa da primavera, desfiles, festa junina, realizando também todos os eventos com datas comemorativas durante o ano, ex.: páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, etc. Tem como projeto interdisciplinar o festival de leitura.

O conselho escolar do CEI é ativo. Em reuniões de pais e mestres, a uma freqüência considerada alta dos pais, inclusive o professor de Educação Física e de mais matérias como Artes, Inglês, sempre estão presentes, algo que não é comum nas escolas de Três Lagoas –MS.

No período vespertino a escola não possui nenhum aluno com deficiência, mas segundo o diretor do CEI no período matutino tem 5 crianças sendo deficientes, 3 são autistas, 1 síndrome de Down e 1 hidrocefalia.

  1. OBSERVAÇÃO ESPECÍFICA

O CEI possui 5 professores na área de Educação Física, sendo 3 no período matutino e 2 no período vespertino. A professora coordenadora de estágio atua apenas no CEI no período vespertino, tendo 15 horas aula e 5 horas de aula atividade (HA).

A Professora atua no mercado de trabalho há 11 anos, já trabalhou com todos os níveis de ensino, atualmente ministra aulas no CEI como Professora efetiva. Foi graduada pelas Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul – FUNEC. Concluiu sua Pós Graduação em docência, na Faculdade Integrada de Paranaíba – FIPAR .

As aulas ocorrem em turno escolar, sendo oferecidas 3 aulas semanais por turma. Devido a idade e a falta de espaço oferecida, não ocorre nenhum tipo de treinamento no CEI e também não participam de competições esportivas.

O CEI atende todos os seus aspectos em relação à material, tendo os matérias em grande quantidade e variedade, o CEI deixa a desejar em relação ao espaço reservado para as aulas, pois não contem quadra, as aulas são realizadas no pátio do CEI, onde outro Professor da área e turmas de recreação, também utilizam do mesmo espaço. Não a nenhum aluno dispensado das aulas. A média das turmas observadas é boa, sempre participativos e buscando saber mais.

As aulas geralmente se iniciam com a chamada e uma conversa ainda dentro da sala, depois de ir para fora sempre fazem um aquecimento e depois iniciam as atividades. Os alunos são participativos, ansiosos. As aulas são sempre mistas, e os conflitos na maioria dos casos são resolvidos dentro da sala, já em casos mais graves é com a direção.

Além do pátio, utilizam a sala de aula e a sala de vídeo, principalmente quando vão falar sobre os assuntos transversais, que vão além da prática corporal. A relação professor-aluno, aluno-professor é boa, a Professora sempre trata seus alunos com carinho, trata todos com igualdade, inclusive um de seus alunos é seu filho, mas durante as aulas é tratado como todos os outros alunos. Os alunos por sua vez, retribuem a professora com educação e obediência. Já a relação aluno-aluno, é um pouco mais complicada, sempre um querendo passar a frente do outro, discutindo, mas nada tão grave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.1 Kb)   pdf (326.8 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com