TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Por:   •  19/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

AULA 7 – A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Como você pode abordar os aspectos da educação étnico-racial nas aulas de educação física?

Primeiramente, a educação precisa visualizar quem são os sujeitos concretos do cotidiano escolar, bem como, articular sua vivência sociocultural ao processo de ensino aprendizagem a que estará proposto.  Quando estudamos as sociedades africanas, buscamos novos aprendizados, pretendendo ampliar uma visão de mundo, a cultura brasileira se materializa no cotidiano de forma espontânea, por intermédio do esporte, da música, da literatura, da dança, das artes em geral, da economia, das organizações populares e outros”.  

Dentro dos conteúdos que a disciplina de Educação Física apresenta no currículo escolar, a cultura afro-brasileira e indígena poderá ser articulada com as diversas manifestações culturais; evidenciando a importância da socialização entre as diversas culturas, evitando atos e situações discriminatórias. Alguns aspectos culturais podem ser trabalhados dentro das práticas corporais, seja através da dança, das brincadeiras, dos esportes, da ginástica, das lutas; contextualizando cada uma destas manifestações.

Uma das formas de introduzir, abordar os aspectos da educação étnico-racial nas aulas de educação física, é com a realização de projetos voltados para as danças, na qual pode trabalhar os ritmos brasileiros e resgata a cultura do nosso país nas escolas, fazendo um recorte racial. As danças corporais podem ser introduzidas na prática da educação física, como a exemplo a capoeira, cultura deixada pelos negros, focando a identidade, movimentos corporais e sua história. Aplicar Jogos, brincadeiras de origem africana, que trazem a criança negra como protagonista, ao mesmo tempo trabalhando a diversidade e o respeito entre as raças e culturas, gerando rodas de conversas ao final das brincadeiras para debater as dificuldades e aprendizagens. Abordar temáticas relacionadas a cultura negra para que os alunos possam ter um olhar mais sensível, atento, empático de aproveitar as oportunidades para incluir a questão étnico-racial, plantando o respeito e igualdade, com o objetivo de minimizar o preconceito e o racismo existente com o próximo.

É na atividade física, que é possível identificar detalhes, que por muitas vezes dentro da sala de aula, sentados um atrás do outro, o corpo do aluno está tão condensado que não consegui expressar situações que estão passando. A educação física enquanto base de transformação, é preciso ensinar a diversidade de dentro para fora. As vezes não adianta um professor ter bastante material ou referências teóricas se a vontade e necessidade de ser um agente transformador não estiver dentro deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com