TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DE FORÇA ATRAVÉS DO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO NO ATLETISMO: UMA REVISÃO

Por:   •  18/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 9

ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DE FORÇA ATRAVÉS DO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO NO ATLETISMO: UMA REVISÃO

Leonardo da Conceição Pereira – Acadêmico de Educação Física

Marcos Paulo Huber – Mestre em Ciências da Saúde e professor do curso de Educação Física da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - SC

Apoio: bolsa de pesquisa art 170.

Resumo

        Um profissional de Educação Física que trabalha com atletismo, nas suas provas de velocidade e saltos verticais e horizontais necessita de estudos que favoreçam a escolha do método de treinamento adequado para o seu público ou seus atletas. O presente estudo elenca os benefícios do treinamento pliométrico, mostrando a possibilidade de ganho de potência muscular, como também os cuidados necessários na sua utilização. Demonstra a importância do aquecimento e do alongamento para a obtenção de resultados positivos ao atleta. O método utilizado para a obtensão de dados foi, a revisão de artigos que buscaram responder os mesmos questionamentos do estudo.  Foi possível concluir que os benefícios são existentes e demonstrados por diversos autores assim como os cuidados que devem ser tomados na aplicação do treinamento pliométrico. Ainda foi sugerida a realização de novos estudos focados no treinamento pliométrico no atletismo.

 Unitermos: Atletismo. Pliometria. Treinamento da Força e Potencia Muscular.

Introdução

        

        Na maioria dos esportes a capacidade física chamada de força principalmente no que diz respeito a potência é um fator primordial. Estas qualidades físicas são muito importantes para os atletas da modalidade de atletismo, especialmente os saltadores e arremessadores, bem como os velocistas, podendo ser um fator dominante no desempenho. Apesar de a força máxima ser um elemento importante de progressão, exercícios usando baixas cargas e executadas com extrema rapidez também devem fazer parte de um programa de treinamento (BOMPA, T.O.2002).        

        Entender os aspectos que envolvem as capacidades físicas, neste caso a força é de suma importância para o desenvolvimento de qualquer modalidade, no atletismo onde se trabalha basicamente com as valências físicas esta importância se torna exponencialmente interessante. Em uma modalidade individual o atleta depende exclusivamente de seu esforço e de seu desempenho, assim aquele que utiliza um método que possa aperfeiçoar os resultados pode fazer a grande diferença entre aquele que é o grande vencedor e aquele que apenas participa das competições.

        Desta forma, na busca de informações importantes quanto ao treinamento de força no atletismo surge uma questão importante: Quais aspectos envolvem o treinamento pliométrico como método para o treinamento de força segundo a literatura?

Metodologia

        O estudo foi uma pesquisa bibliográfica, buscando respostas ao problema em fontes exclusivamente bibliográficas. O seu produto final foi este artigo de revisão.

        Critérios de inclusão dos artigos: qualificação Qualis/Capes de no mínimo periódicos com classificação B5; ano de publicação inferior a 15 anos; ensaios clínicos randomizados com critérios de seleção de amostra bem definidos; estudos observacionais: transversal, caso-controle e coorte.

        Critérios de exclusão dos artigos: relatos de caso, estudos com animais, resumo de eventos, ensaio clínico em laboratório, consensos, editorias, guias de correspondência serão excluídos.

        Foram utilizadas as bases de dados (medline / Scielo / Pubmed / Scopus / LILACS / Science Direct) para a seleção dos artigos. Os termos utilizados primeiramente serão (“strong” and “jump”). Após a leitura dos artigos selecionados de acordo com os critérios de inclusão foram anotados os resultados e conclusões mais importantes encontrados nos estudos, para que se possa promover a discussão acerca do problema da pesquisa.

Revisão bibliográfica

O que é pliometria

        O termo pliometria vem do grego plethyeien, que significa obtenção de maiores amplitudes no salto (Sousa 2002, citado por Almeida e Rogatto, 2007). Tem como base principal o alongamento e encurtamento muscular. O método de treinamento foi criado para desenvolver e aprimorar a capacidade máxima de exercer energia num ato de explosão. O treinamento pliométrico consiste em exercícios que envolvam a contração excêntrica seguidas da contração concêntrica explosiva os quais também requerem o controle total na execução do movimento. São exercícios que recrutam maior número de fibras musculares em um curto período de tempo, no qual não somente contribui para aumentar a força muscular, a potência muscular, assim como a tonificação, músculos mais flexíveis além de promover a capacidade de resposta do sistema neuromuscular (Maffiuletti et al., 2002; Komi, 1984).

        De acordo com Maffiuletti e Komi, para a execução de movimentos o corpo executa inúmeras contrações e relaxamentos musculares e quando se trata de desempenho esportivo esses movimentos envolvem estiramentos rápidos dos músculos que compõe a fase excêntrica antes de ocorrer uma contração explosiva em uma fase concêntrica. Como exemplo, pode-se citar o movimento de bloqueio de um jogador de voleibol, que, antes de realizar o salto visando interceptar a bola do atacante adversário, realiza um semi-flexão (contração excêntrica do quadríceps) com o intuito de obter uma melhor impulsão (contração concêntrica). O que se postula é que o alongamento ativo, ou fase excêntrica, aumenta a potência da contração subsequente (fase concêntrica) do ciclo excêntrico-concêntrico.

        A potência observada no ciclo excêntrico-concêntrico se deve ao reflexo de estiramento ou reflexo miotático seguido da liberação de energia elástica dos músculos envolvidos no movimento, a desempenho de movimentos esportivos que envolvem potência explosiva depende da ação máxima destes dois mecanismos. Regimes de treinamento pliométrico e do ciclo excêntrico-concêntrico são utilizados com grande sucesso por possibilitarem estratégias metodológicas de desenvolvimento de força e velocidade (potência = força x velocidade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (187 Kb)   docx (750.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com