TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO SAÚDE

Por:   •  28/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução 

A promoção da saúde segue em constante debate em diversos campos da saúde. A concepção da Carta de Ottawa de 1986, segue como principal norteador das políticas governamentais para a área de saúde. Tendo como definição ao qual prevalece, aquela que considera promoção de saúde como um processo de capacitação de indivíduos, comunidades e famílias, afim de aumentar o controle sobre pontos da saúde e atuar na melhoria da qualidade de vida e saúde da população. A promoção da saúde segue para além de estilo de vida saudável, segue também para um bem-estar global. (HEIDEMANN; WOSNY; BOEHS, 2014; ORGANIZATION, 1986)  

Impulsionado o movimento de promoção da saúde ao final do século XX, ocorreram mudanças nos paradigmas biomédicos a nível mundial, que influenciou a Reforma Sanitária brasileira, que resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1990. Com a criação do ESF (Estratégia de saúde da família), o governo em 2006 aprova através da Portaria nº 648 a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), caracterizando a atenção básica como um conjunto de ações de saúde no âmbito coletivo e também individual, que reuni a proteção e promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnósticos, reabilitação, tratamento e manutenção da saúde. A Politica Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) em 2006, reafirma as estratégias da Carta de Ottawa. Esta nova politica adota ações que ultrapassam a ideia de cura e reabilitação, implantando novas diretrizes e ações para a Promoção da Saúde em consonância com os princípios do SUS, como pacto pela vida, pela a saúde. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006)

O ministério da saúde em 2012 reafirma que a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), atualizando e conferindo conceitos na politica referente à atenção Básica na ordenação das Redes de Atenção. A promoção da saúde reforça o conceito de determinação social da saúde com o objetivo de impactar favoravelmente a qualidade de vida. As estratégias da promoção da saúde são as que proporcionam desenvolver autonomia e fortalecimento de processos políticos e sociais que permitam a transformação dos determinantes estruturais que reafirmem o principio do SUS. Consolida então a Estratégia da Saúde da Família reforçando os princípios do SUS, especialmente o da integralidade na atenção à Saúde e o da participação social. (DURAND; SCH; HEIDEMANN, 2013)

Assim, este estudo tem como objetivo apresentar o território da CF MEDALHISTA OLIMPICO ARTHUR ZANETTI, localizada na Av. Marechal Dantas Barreto, s/n, Campo Grande, ao qual atuam 5 grupos de saúde, com uma abrangência de atendimento de 1.293.607 m², totalizando 9.576 usuários beneficiados. Possui acolhimento, visita domiciliar e atividades em grupo.

Ação de empoderamento

Tema: Diabetes

Público Alvo (Quantidade): Todos os alunos, em especial os diabéticos. Quantidade (70).

Local: Clinica da Família – Centro de Cultura e Ideias

Objetivo: 

Informar os malefícios da doença diabetes, os tipos e como conviver com padrão de vida “normal” e os benefícios da atividade física como forma de prevenção e manutenção.

Duração: 40 minutos à 1 hora.

Recursos Materiais: 

Datashow (disponibilidade na unidade), Som (disponibilizado pelo o profissional de Educação Física), Balão (disponibilizado pelo o profissional de Educação Física), Coffebreak (disponibilizado através de parcerias).

Descrição das atividades:

          Os alunos serão conduzidos para o auditório (Centro de cultura e ideias), o Educador Físico irá se apresentar e iniciar a palestra explicando a doença diabetes, seus tipos e causas e seus malefícios. Posteriormente irá explicar que independente de ter a doença é possível ter uma vida normal, explicar os benefícios da atividade física.

         Posteriormente será realizada uma dinâmica da seguinte forma: Um aluno receberá um balão contendo uma pergunta abordada na palestra, e enquanto tocar uma música (a escolha do educador físico), a bola deverá ser repassada entre eles, quando a música parar, o aluno que estiver com a bola, deverá estourá-la e responder a pergunta contida no balão. As bolas serão financiadas pelo o educador físico, e a impressão das perguntas será feita na unidade. Respondida a pergunta, outro aluno escolhido de forma aleatória receberá um novo balão com uma nova pergunta, e novamente irá tocar a música e ao parar deverão responder novamente. Lembrando que cada balão irá conter perguntas distintas, e todas serão relacionadas ao tema abordado na palestra. Para finalizar um coffebreak que será realizado através de parcerias, demonstrando a importância da alimentação na manutenção de uma vida “normal”.

Avaliação da atividade: A avaliação será realizada através de um questionário (a impressão será feita na unidade).

Atividade de intervenção

Segundo as entrevistas realizadas, a atividade que obteve o maior número de praticantes foram as atividades aquáticas (Natação e Hidroginástica) 20% (n=4), conforme mostra o gráfico 8, natação 15% (n=3) e hidroginástica 5% (n=1). A Segunda mais praticada é a Caminhada 10% (n=2), entretanto a opção que teve maior número de resposta, foram as que não praticam nenhuma atividade física 50% (n=10). Inicialmente a ação de intervenção que iremos realizar para o grupo, será a caminhada, devido a falta de recursos, visto que as atividades aquáticas, é necessária a piscina, que no momento não disponibilizamos. Entretanto posteriormente tentaremos parcerias para a realização de tal intervenção.

Atividade física: Caminhada

Frequência: 3x na semana

Duração: 40 minutos à 1 hora

Recursos materiais: Aparelho de pressão

Estratégias de implantação: Cartazes e faixas na clínica (Que será feito através de parcerias), divulgação através das redes sociais (Facebook, Instagram, blog da clínica).

Avaliação Física: Anamnese, SF 36 (preenchimento), PAR-Q, peso e estatura.

Cuidados para a prática: 

Ressaltar a importância da hidratação; como se trata em especial dos diabéticos, lembrar da importância de estar bem alimentado; verificar a pressão antes e depois da atividade; ressaltar a importância da utilização de roupas leves e por se tratar de diabéticos, solicitar o uso de meias brancas para facilitar a identificação de algum corte (caso aconteça).

Avaliação da intervenção: Questionário (a impressão será feita na unidade) e perguntas no decorrer da aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com